A fábrica de baterias de lítio para automóveis da chinesa CALB recebeu a Declaração de Impacto Ambiental favorável e poderá ser construída em Sines.
Neste artigo:
Declaração de Impacto Ambiental
A Declaração de Impacto Ambiental, sendo favorável, está condicionada a uma série de ações que o promotor deverá promover. Em causa, nomeadamente, as compensações pelo abate de cerca de 700 sobreiros na área que as instalações vão ocupar.
A Declaração de Impacto Ambiental que o EV Mag consultou no portal Participa, é positiva.
“Ponderados os impactes negativos identificados, na generalidade suscetíveis de
minimização, e os impactes positivos perspetivados, emite-se decisão favorável, condicionada ao cumprimento dos termos e condições impostas no presente documento”, pode ler-se na declaração.
Fábrica de baterias de lítio cria 1.800 postos de trabalho
A fábrica de baterias de lítio ocupará um terreno de 45 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines e representará um investimento de 2.000 milhões de euros a cargo do grupo CALB, devendo criar 1.800 postos de trabalho diretos.
O projeto foi reconhecido em novembro de 2022 como sendo um Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) e, com a Declaração de Impacto Ambiental agora emitida, poderá arrancar a construção da fábrica, desde que sejam respeitadas as condicionantes decretadas.
Leia também:
Capacidade para 38 milhões de células
De acordo com o OJE, a CALB (China Aviation Lithium Battery Technology) pretende que a fábrica de baterias de lítio de Sines entre em produção no final do próximo ano. Numa primeira fase, terá capacidade para 15 gigawatts-hora (GWh), o equivalente a 38,6 milhões de células por ano.
Se o mercado se mostrar consistente, a CALB prevê aumentar as instalações quatro anos depois do começo da produção, passando a sua capacidade de 15 para 45 GWh.