O Ford apresentou ontem o novo Ford Capri. “A lenda está de volta” 40 anos depois e é 100% elétrica.
O Ford Capri versão 2024 é um SUV desportivo 100% elétrico com até 627 quilómetros de autonomia e uma aceleração dos 0 aos 100 km em 5,3 segundos.
Neste artigo:
Modelo baseado na plataforma Volkswagen
A Ford apresentou oficialmente o Ford Capri EV ontem e este é o seu segundo veículo totalmente elétrico baseado na plataforma MEB da Volkswagen.
O Ford Capri EV é a nova aposta da marca, depois do Explorer, que começou a sair da linha de montagem no mês passado na sua fábrica de veículos elétricos de Colónia. Estes dois modelos são já o resutado da parcedia que a Ford fez em 2020 com a VW para utilizar a sua plataforma para liderar a sua estratégia de veículos eléctricos na Europa.
O Ford Capri é cool
O Ford Capri é um SUV crossover desportivo e é apresentado 38 anos depois de o icónico Capri a gasolina ter sido retirado do mercado. A primeira geração do Capri marcou uma era, sendo um desportivo “familiar” que conquistou as estradas entre 1968 e 1986.
Ao lançar o novo Ford Capri, a marca transforma o nome num acrónimo. C.A.P.R.I significa fixe (Cool), Atlético, Passado encontra o futuro, Rebelde até à medula, tecnologias Inteligentes.
Concretizando, a marca diz que o Ford Capri é Cool, por ser “o carro desportivo para a família que vai injetar alguma alma no mundo dos veículos elétricos”.
O Ford Capri tem um desempenho atlético, com a celeração de um automóvel desportivo, mais de 620 km de autonomia, carregamento rápido… e mais de 570 litros de espaço de bagageira.
Um exercício de imaginação
O passado encontra o futuro. A Ford diz para fazermos um exercício de imaginação. Imaginemos que o Ford Capri não tinha sido descontinuado em 1986 e que teria tido várias gerações.
“O novo Capri totalmente elétrico é o carro em que o icónico coupé desportivo estava destinado a tornar-se. Nenhum outro EV familiar tem uma herança como esta”, diz a marca.
Uma rebeldia que “rasga o livro”
Rebelde até ao âmago, a começar pela cor da carroçaria. A marca diz ser necessária “coragem” para usar o Vivid Yellow, mas será mesmo assim? Lembremos o novo Renault 5, também ele amarelo. Esta parece ser uma tendência para o renascer de modelos icónicos.
A rebeldia vê-se ainda – afirma a Ford – nas soluções que rasgam o livro de regras. É o caso do banco do condutor com função de massagem que é de série ou a arrumação secreta que se descobre quando o ecrã tátil desliza.
Finalmente, as tecnologias inteligentes que ajudam a que o Capri dê o seu melhor, seja na cidade como na estrada. É o caso das mudanças de faixa automatizadas com um simples toque no interrutor até à atenção aos ciclistas quando abre as portas.
A Ford incluiu 12 sensores ultra-sónicos, cinco câmaras e três radares para apoiar funções de assistência ao condutor.
627 quilómetros de autonomia
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O renascido Ford Capri tem uma autonomia de até 627 km WLTP. Alimentado por uma unidade de tração AWD de 335 cv, o Capri 100% elétrico pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos.
O carregamento de 10% aos 80% da bateria consegue ser feito, em postos rápidos, em apenas 26 minutos.
Desportivo, mas familiar
O novo Capri é desportivo, mas também familiar, como acontecia com o modelo original. A vocação familiar pode-se ver no tamanho da bagageira, que tem um piso rebatível e que consegue 527 litros de espaço para bagagem.
À bagageira junta-se o espaço entre os bancos dianteiros, com 17 litros, que acomoda um laptop de 15 polegadas, ou “cofre” escondido pelo ecrã tátil.
Inspirado no modelo original
No exterior do novo Capri vemos elementos de design que foram inspirados no modelo original, como é o caso dos quatro faróis, que regressam, mas agora com a tecnologia de ponta Dynamic Matrix LED e Glare-Free Highbeam.
Os faróis estão ligados por uma interpretação ultra-moderna da “grelha” fina, de costa a costa. Também a linha do tejadilho vai desaguar numa traseira esculpida com os faróis traseiros de quatro peças característicos.
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O Capri elétrico é mais aerodinâmico, com uma linha de tejadilho elegante em forma de coupé. Foram adicionados pilares pretos nas janelas para lhe dar uma sensação de carro desportivo.
Interior minimalista
No interior, o veículo de cinco lugares apresenta um design minimalista que está equipado com a mais recente tecnologia e conetividade da Ford.
O interior inclui um ecrã de infoentretenimento ajustável de 14,6″, suporte para Android Auto e Apple CarPlay, um cockpit envolvente e bancos desportivos esculpidos.
Versões e preço
O novo 100% da Ford estará disponível em duas versões: Capri e Capri Premium. Com tração quatro às rodas, é alimentado por uma bateria de 77 kWh, tem uma autonomia WLTP de até 627 km e 282 cv.
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Embora a Ford ainda não tenha revelado oficialmente os preços, os especialistas afirmam que deverá ser mais caro do que o Explorer elétrico, começando em cerca 47.000 euros na Europa.