O novo Mazda 6e é a berlina 100% elétrica com que o fabricante japonês pretende conquistar o coração dos consumidores europeus.
Com duas opções de motorização, o Mazda 6e tem uma autonomia de até 552 quilómetros e acrescenta 235 quilómetros de autonomia com um carregamento de apenas 10 minutos.
Neste artigo:
Duas opções de motorização
Com uma bateria de 68,8 kWh, o Mazda 6e tem uma autonomia de até 479 km, carregando de 10% a 80% em apenas 22 elétricos, e um motor elétrico de 190 kW (258 cv).
Já a versão Long Range está equipada com uma bateria de 80 kWh, com uma autonomia de até 552 km, e um motor elétrico que debita 180 kW (245 cv).
Ambas as configurações debitam 320 Nm de binário, asseguram uma aceleração suave e um desempenho de tração traseira reativo, cumprindo-se os 0 aos 100 km/h em menos de 8 segundos e atingindo-se uma velocidade máxima de 175 km/h.
As duas versões de motorização prometem consumos de energia da ordem dos 16,5 kWh/100km (16,6 kWh/100km na versão Long Range).
A alma do movimento
O Mazda 6e é um automóvel de linhas suaves e fluídas, que lhe conferem uma presença forte, mas requintada, e que espelha a próxima evolução da filosofia de design da Mazda, “Kodo: Alma do Movimento”.
A linha de tejadilho baixa e a silhueta coupé de plataforma curta conferem-lhe um visual desportivo, mantendo a funcionalidade de um hatchback de 5 portas.
Os pormenores de design distintivos do modelo incluem uma arrojada assinatura luminosa, portas sem moldura e puxadores integrados. Na traseira, o icónico design de quatro cilindros dos faróis e um spoiler elétrico dão um toque de dinamismo.
Dois níveis de equipamento
O interior do Mazda 6e é inspirado no conceito japonês “ma”, que enfatiza a simplicidade e o espaço aberto.
Tanto os passageiros da frente como os da segunda fila têm um espaço generoso para as pernas, sob um teto de abrir panorâmico que permite a entrada de luz natural. Os materiais utilizados criam uma atmosfera calma e concentrada, enquanto a consola central flutuante e o painel de instrumentos reforçam a sensação de leveza.
O Mazda 6e está disponível em dois níveis de acabamento. O patamar Takumi apresenta interiores em pele artificial em Bege Quente ou Preto, enquanto o Takumi Plus oferece pele premium Tan Nappa e Camurça, acrescentando uma cortina elétrica no tejadilho.
Cockpit focado no condutor
O cockpit do Mazda 6e está focado no condutor, contando com um ecrã tátil personalizável de 14,6 polegadas, um contador digital de 10,2 polegadas e um Head-Up Display de Realidade Aumentada de 50 polegadas, que projeta informações importantes, como a navegação e a velocidade, diretamente na linha de visão do condutor.
Subscreva a Newsletter
Os sistemas de climatização, navegação e multimédia podem ser controlados por voz ou por gestos. O mazda 6e está equipado com um sistema SonyPRO, de 14 altifalantes.
Mazda 6e tem segurança como prioridade
No Mazda 6e, nove airbags protegem os ocupantes e o Advanced Driving Assistance System da Mazda com Travagem de Emergência Autónoma, Aviso de Saída de Faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e muitas outras funções ajuda os condutores a evitar potenciais perigos.
O novo Sistema de Monitorização de Ocupação utiliza uma câmara interior para detetar crianças nos bancos traseiros, projetando-as no ecrã central. Ao sair do automóvel, um som de aviso assegura que as crianças pequenas não ficam acidentalmente no automóvel, sem vigilância.
Leia também:
Combinando o artesanato japonês, o design cuidado e tecnologias de ponta, o novo Mazda6e chegará aos concessionários europeus no Verão de 2025.