O projeto Ruas Elétricas já está na sua fase de instalação e 312 pontos de carregamento entrarão em funcionamento até ao início do segundo semestre.
Neste artigo:
Contratos assinados
A Mobi.E já assinou os contratos com os operadores que venceram os concursos para a instalação de 312 pontos de carregamento para veículos elétricos em 62 municípios portugueses.
EDP Comercial, Wowplug, Ecoinside, Mota-Engil Renewing, Galp e Wenea foram os operadores que venceram a primeira fase. A concurso, estiveram 66 lotes, variando cada um entre dois a seis postos de carregamento a serem instalados numa mesma rua.
Todos os lotes adjudicados
A Mobi.E informa que à EDP Comercial foram adjudicados 46 lotes, num total de 95 postos de carregamento (190 pontos que podem carregar em simultâneo). À Wowplug, foram atribuídos oito lotes (16 postos, o que corresponde a 32 pontos), à Ecoinside e à Mota-Engil Renewing quatro lotes cada (16 postos para cada Operador, o que equivale a 32 pontos), e à Galp e à Wenea dois lotes cada, estando responsáveis pela instalação de sete e seis postos respetivamente (que correspondem a 14 pontos para a Galp e 12 para a Wenea).
Cada posto terá duas tomadas com uma potência de 22 kW e deve aceitar um meio de pagamento eletrónico. No total, irão ser acrescentados à rede Mobi.E 6.864 kW de potência disponível.
2 milhões de euros para Ruas Elétricas
Com um orçamento de dois milhões de euros e cofinanciada pelo Fundo Ambiental, esta iniciativa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica visa dotar de postos de carregamento zonas urbanas, especialmente ruas onde predominam edifícios de habitação ou comerciais sem parqueamento próprio.
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Com o projeto Ruas Elétricas, os utilizadores sem estacionamento privado poderão passar a desfrutar de períodos de carregamento mais prolongados, “pensados para minimizar o impacto na rede elétrica e reduzir os custos”.
De norte a sul
Nos municípios de Coimbra, Guimarães, Odivelas e Oeiras, foram validados dois lotes enquanto nos restantes, apenas um. Os lotes encontram-se distribuídos por praticamente todo o Continente. “Destaque ainda para o município de Madalena, na ilha do Pico, Açores, que também manifestou o seu interesse nesta primeira fase”, sublinha a Mobi.E.
Recorde-se que esta iniciativa das “Ruas Elétricas” teve início em abril de 2024, quando a Mobi.E desafiou os municípios a apresentarem uma manifestação de interesse, sugerindo uma a duas ruas (no caso dos municípios de maior dimensão), onde pudessem ser instalados os postos de carregamento.
Verba não foi esgotada
“A Mobi.E pretende abrir uma nova frente de cobertura da rede, criando as condições experimentais de partida para dar ao crescente número de utilizadores de veículos elétricos soluções de carregamento na via pública, em zonas onde os espaços privados não são opção” destaca Luís Barroso.
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O presidente da Mobi.E, sublinha ainda que “a verba disponível não foi totalmente esgotada nesta primeira fase do projeto, abrindo caminho para uma segunda fase de candidaturas” no âmbito do projeto Ruas Elétricas.