O forte desempenho no último trimestre e um grande volume de encomendas leva os executivos da Polestar a olhar para 2025 com otimismo. A marca quer lucros já este ano.
Neste artigo:
Um final de ano positivo
Olhando para o total do ano, os números do fabricante sueco de automóveis elétricos foram inferiores a 2023. vendeu 44.851 veículos ao longo do ano; uma diminuição de 15% em relação aos 52.796 em 2023.
Mas estes números não contam a história toda. No último trimestre de 2024, a marca entregou um total de 12.256 carros a nível global, o que corresponde a um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior em comparação com as 11.640 unidades vendidas em 2023.
Polestar otimista também em Portugal
A performance da marca em Portugal acompanhou a tendência a nível global. Com 311 unidades vendidas em 2024, a marca sueca teve um incremento de 5,4% no total do ano. Em Dezembro, porém, foram vendidas 50 unidades em Portugal, o que representa um aumento de 163% em relação ao período homólogo.
A marca sueca aposta também num bom ano de 2025, tanto mais que o primeiro Polestar Space em Lisboa abre portas no início do ano. Até agora, a marca apenas dispunha de um espaço em Portugal, em Vila do Conde.
Bom desempenho reflete mudança de estratégia
O bom desempenho no último trimestre reflete uma mudança de estratégia da marca, colocada em marcha pelo novo CEO, Michael Loscheller, e que aposta no retalho e no cliente final.
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Mas mais do que as vendas da parte final do ano, o que leva a marca sueca a olhar para 2025 com confiança são as encomendas, que no quarto trimestre aumentaram 37,2% em relação ao período homólogo.
Mais espaços, mais mercados, mais vendas
Para o final deste ano, a marca sueca espera ter resultados EBITDA ajustados positivos. A nova estratégia aponta para um crescimento anual composto de vendas no mercado de 30-35% para 2025-2027.
Esse crescimento de vendas será possível com o aumento de 75% nos espaços de venda até 2026, com início das vendas em França este ano.
“Estamos a acelerar a expansão do nosso modelo de vendas e a transformação comercial, ajustando a nossa gama de futuros modelos e reduzindo substancialmente a nossa base de custos. Tanto em termos de volume quanto financeiros, esperamos que 2025 seja o ano mais forte na história da Polestar”, afirma Michael Lohscheller, CEO da marca.
Uma gama completa
2024 marca ainda a transformação de marca de um só modelo para um fabricante com uma gama de automóveis elétricos de performance, com o SUV Coupé Polestar 4 e o SUV Polestar 3 a juntarem-se ao fastback Polestar 2.
O Polestar 3 e o Polestar 4 representam 56% de todas as encomendas registadas no quarto trimestre de 2024. O Polestar 2, que ganhou uma atualização significativa o ano passado com uma nova unidade de tração e uma dianteira atualizada, continua a representar quase metade das encomendas.
Alterações com “impacto positivo”
Para Michael Loscheller, “as alterações introduzidas nas nossas operações comerciais estão claramente a ter um impacto positivo, uma vez que registámos um aumento de 5,3% nas vendas a retalho e um aumento de 37,2% na entrada de encomendas em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, criando uma forte dinâmica à medida que entramos em 2025”.
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