Autopilot da Tesla Autopilot da Tesla

O Autopilot da Tesla não vê uma parede disfarçada na estrada

O conhecido Youtuber Mark Rober resolveu testar a fiabilidade do AutoPilot da Tesla e a verdade é que o veículo não teve positiva. Passou por uma parede disfarçada como uma fotografia que simulava a estrada e o horizonte.

Autopilot da Tesla contra sistema Lidar

Rober, um youtuber com mais de 60 milhões de seguidores, comparou o Autopilot do seu próprio Model 3 com um automóvel comparado com um sistema Lidar. Fez uma série de testes, simulando várias condições de visibilidade.

O Autopilot da Tesla é baseado na informação recolhida pelas câmaras e que é analisada pelos computadores para que o automóvel reaja em conformidade. O Lidar, por sua vez, é um sistema de laser, que lê para além dos obstáculos e que é utilizado por várias marcas automóveis. O Lidar já permitiu, por exemplo, descobrir cidades perdidas na Amazónia.

Um teste cada vez mais difícil

Concretamente, Mark Rober foi dificultando o teste a que colocou os dois sistemas: o Lidar e o Autopilot da Tesla. Num primeiro momento tinham de reconhecer e reagir a um boneco parado no meio da estrada.

Autopilot da Tesla
O Autopilot da Tesla provou não ser tão eficaz como o sistema que utiliza o Lidar @Youtube/Mark Rober

Depois, o problema é mais difícil, com o boneco a aparecer como que a correr atrás de uma bola; depois com o boneco parado sob nevoeiro intenso e posteriormente com chuva. Finalmente, parado no meio da estrada com o condutor a ser encandeado por luzes fortes.

Autopilot da Tesla falha no grande teste

Autopilot da Tesla
O Autopilot da Tesla não viu o muro disfarçado e não abrandou o carro @Youtube/Mark Rober

Por último, o grande teste. Na estrada, foi colocada uma parede de esferovite (não esqueçamos que Mark Rober utilizou o seu próprio carro) com um telão que era uma fotografia exata da estrada.

O automóvel equipado com o Lidar vê o obstáculo e para automaticamente, enquanto as câmaras do Autopilot do Tesla nada vêm e o automóvel entra pela parece dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *