A Longbow é o primeiro fabricante britânico de automóveis desportivos elétricos, recuperando assim uma longa tradição de construtores de automóveis leves e velozes.
Speedster e Roadster são os primeiros desportivos elétricos a sair das oficinas da Lonbow e já podem ser encomendados. Os dois veículos são feitos à mão, com o descapotável Speedster a ter os primeiros automóveis a serem entregues aos clientes em 2026.
Neste artigo:
150 exemplares para “público entusiasta”
Tanto o Speedster como o Roadster terão a sua produção limitada a 150 exemplares, mas nem por isso são automóveis excessivamente caros, nenhum ultrapassando as 100.000 libras, já com os impostos incluídos.
Os desportivos da Longbow destinam-se a um público purista e entusiasta. O lema do fabricante britânico é Celeritas Levitas” – “a velocidade da leveza” – e constitui-se como “um grito de guerra para os entusiastas”, diz a marca em comunicado.
Trio fundador mete respeito
A Longbow é o último projeto dos engenheiros que deram corpo ao Tesla Roadster, um veículo que ajudou a redefinir a indústria automóvel.
Depois da Tesla, Daniel Davy e Mark Tapscott ocuparam cargos sénior na Lucid Motors e na BYD. Agora, juntaram-se a Jenny Keisu, com uma vasta experiência comercial e de investimento, para lançar a Longbow.
Sucessores “espirituais”
Os primeiros dois automóveis da marca britânica de automóveis elétricos desportivos já podem ser encomendados. A Longbow afirma estar a criar uma categoria de automóveis desportivos: os Featherweght Electric Vehicle (FEV) ou automóveis elétricos leves, que retomam a tradição britânica e se centram no desempenho em estrada real com uma experiência de condução “sem paralelo”.
A marca sublinha que o Speedster e o Roadster são os “sucessores espirituais” de ícones britânicos como o Lotus Elise e o Jaguar E-Type. São automóveis com um “enfoque na beleza, construção leve, engenharia impecável e acabamentos manuais meticulosos”.
Os dois automóveis partilham uma nova plataforma personalizada e um sistema de tração totalmente elétrico, pesando menos de 995 kg.
Speedster descapotável é mais caro
O Speedster é um automóvel descapotável que já pode ser encomendado, tendo a Longbow já anunciado que vai apenas construir 150 exemplares à mão.
O Speedster atinge os 100 km/h em 3,5 segundos. Tem uma autonomia de 506 km (WLTP) e um preço inicial de ₤84.995 (109.000 euros), com IVA incluído. Os clientes podem também reservar os modelos Luminary 1st Edition e Autograph Edition, limitados a 10 e 25 exemplares, respetivamente.
Roadster é o segundo da Longbow
Depois de fabricado o Speedster e entregues as 150 unidades do modelo, a oficina da Longbow dedicar-se-á então ao Roadster, para o qual as reservas também já estão disponíveis. O Roadster, de cockpit fechado, terá apenas 995 kg e atingirá os 100 km/h em 3,6 segundos.
O preço inicial para o Roadster é de 64.995$00 (77.580 euros) com IVA incluído. A e as reservas estão já disponíveis, tanto para um dos 50 modelos Luminary 1st Edition ou para os 100 exemplares Autograph Edition.
Longbow com filosofia “singular”
“UMA FLECHA DISPARADA ATRAVÉS DAS COLINAS VERDES E ONDULANTES
Não há nada como a Inglaterra – uma terra que inspira, desafia e aperfeiçoa.
Concebidos, aperfeiçoados e fabricados à mão nestas paragens, os Speedster & Roadster são dedicados ao puro prazer de conduzir e não apenas à tirania do cronómetro.
Não existimos para prescrever ou restringir. Existimos para criar algo infinitamente melhor – a expressão mais pura da liberdade de condução.”
Do site da Longbow motors
A marca diz que “o desenvolvimento do Speedster e do Roadster seguiu uma filosofia singular: simplificar, concentrar-se na beleza e no envolvimento e, em seguida, adicionar incansavelmente leveza, até que tudo o que resta é a pura intoxicação automóvel”.
Para a Longbow, e “contrariando as noções convencionais do que pode ser um veículo elétrico a bateria (BEV), o Speedster e o Roadster são impressionantes, leves, ágeis, equilibrados e concebidos para uma experiência de condução sem paralelo”.
A condução como ela é
A Longbow afirma que o design exterior dos seus automóveis “reflete uma mistura de nostalgia e fascínio intemporal, enquanto o interior celebra elementos artesanais”.
Não se espere aqui grande tecnologia de apoio ao condutor. A Longbow representa a condução “como se costumava sentir”, com um trabalho artesanal que não distrai nem prejudica a experiência imediata. “Inspirados por uma rica história automóvel, o Speedster e o Roadster apresentam um cockpit tátil que desafia o tempo para se tornar intemporal.”
Chassis feito à medida
Os dois carros utilizam um chassis de alumínio Longbow feito à medida, “concebido para um peso mínimo e uma rigidez máxima”. A sua proporção é objetiva, moldada para a velocidade e aperfeiçoada para proporcionar uma experiência de condução que se sente viva nas suas mãos.
Um veículo leve também significa motores e baterias mais leves e compactos, permitindo o primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico “adequado” do mundo para o entusiasta moderno. “Com uma excitante relação peso-potência e fundindo na perfeição uma arquitetura de peso pluma com um coração elétrico moderno, o Speedster e o Roadster são ágeis por natureza”, sublinha em comunicado a marca.
Construídos à mão no UK
Todos os modelos Longbow são concebidos, projetados e serão construídos à mão no Reino Unido. Como tal, a Longbow terá acesso a capacidades de engenharia de classe mundial para o desenvolvimento do grupo motopropulsor, integração de sistemas, NVH e dinâmica do chassis.
Subscreva a Newsletter
Terá também à sua porta alguns dos melhores fornecedores de componentes de alto desempenho do mundo, com muitas equipas de Fórmula 1 e Fórmula E nas proximidades, bem como empresas de automóveis de alto desempenho.
Daniel Davey: “perdemos algo”
Daniel Davey, cofundador e diretor executivo da Longbow, afirma que, “no meio da revolução da mobilidade elétrica, perdemos algo importante. Muitos “carros desportivos” modernos pesam 1.500 kg e os BEV podem atingir quase o dobro. Há necessidade de um carro desportivo elétrico mais orientado para o condutor e mais leve – um que seja atingível e acessível, para aqueles que gostam de conduzir e dos locais onde isso os leva”.
“Foi por isso que criámos o Longbow. Os nossos dois primeiros automóveis, o Speedster e o Roadster, incorporam tudo o que um automóvel de condutor moderno deve ser: ágil, equilibrado, elétrico e emocionante. Estamos a reavivar um ícone, o carro desportivo britânico leve”, salienta.
Equipa de engenharia de ponta
O Longbow é a concretização de anos de planeamento e preparação para os seus fundadores Daniel Davey, Jenny Keisu e Mark Tapscott. Desde que iniciaram esta viagem, o trio expandiu a equipa e fez progressos significativos. A empresa beneficia dos conhecimentos de alto desempenho da sua equipa de engenharia, que recorre a décadas de experiência na estrada e nos desportos motorizados, incluindo a Fórmula E, Lotus, Aston Martin, Ariel e Tesla, para citar apenas alguns.
Leia também:
Mark Tapscott, cofundador, explica: “há poucos lugares no mundo onde se pode construir um carro desportivo à mão. Aqui no Reino Unido, a engenharia e o artesanato automóvel britânicos têm uma longa história de desenvolvimento de carros desportivos leves com grande sucesso comercial e competitivo. O Longbow é o próximo capítulo dessa história, aproveitando essas mesmas ideias para criar os melhores carros de condução da era moderna”.