O Xiaomi YU7, o SUV 100% elétrico que é o segundo automóvel lançado pela marca, foi um sucesso instantâneo e ameaça ser um caso sério de popularidade na China.
Neste artigo:
Lançamento-relâmpago com números recorde
A Xiaomi acaba de lançar o YU7, o seu segundo automóvel 100% elétrico — e o sucesso foi instantâneo. Apenas três minutos após a abertura oficial das pré-encomendas, foram registadas 200 mil unidades reservadas. Ao fim de uma hora, o número ultrapassava as 289 mil, superando o desempenho inicial do SU7, lançado em 2024.
A Xiaomi apenas comercializa os seus modelos na China, estando a tomar medidas para uma futura internacionalização. Mas os números de vendas e de encomendas obrigam o construtor a criar condições para dar resposta ao mercado interno antes de se aventurar no estrangeiro.
Autonomia de até 830 km
O Xiaomi YU7 é o segundo modelo elétrico do gigante chinês de eletrónica de consumo, tem uma autonomia de até 830 km, potência máxima de 681 cv e carregamento ultrarrápido.
Com preços a partir dos 253.500 yuan (cerca de 35 mil euros), o YU7 posiciona-se como um forte concorrente do Tesla Model Y, que foi o SUV elétrico mais vendido na China em 2024.
Melhor do que as expetativas
Lei Jun, CEO da Xiaomi, tinha antecipado que a procura pelo YU7 seria cerca de três vezes superior à do primeiro modelo da empresa, o SU7 sedan, lançado no ano passado. Na China, a proporção de vendas de SUV em comparação com as berlinas é de cerca de 3:1.
Contudo, as pré-encomendas registadas na primeira hora de comercialização do Xiaomi YU7 ultrapassam esse rácio. 18 horas depois do lançamento, as encomendas confirmadas atingem já as 240.000.
Quando o SU7 foi lançado a 28 de março de 2024, recebeu 50.000 pré-encomendas em 27 minutos e quase 90.000 pré-encomendas nas primeiras 24 horas, esgotando essencialmente o carro para o resto do ano devido à capacidade limitada na fábrica da Xiaomi em Pequim. Desde o seu lançamento (março de 2024 – maio de 2025), o SU7 entregou mais de 272.000 unidades.
Três versões, uma plataforma
O Xiaomi YU7 é um SUV de cinco portas e cinco lugares assente na plataforma Modena, com dimensões de 4.999 mm de comprimento, 1.996 mm de largura, 1.608 mm de altura e uma distância entre eixos de 3.000 mm.
Está disponível em três versões: a Standard, a Pro e a topo de gama Max.
O Xiaomi YU7 Standard tem um motor traseiro de 235 kW (315 cv) com binário máximo de 528 Nm e acelera dos 0–100 km/h em 5,88 segundos. Está equipado com bateria LFP de 96,3 kWh que proporciona uma autonomia de 830 km (CLTC, mais generoso que o padrão europeu WLTP) e custa 253.500 yuan (cerca de 30.200 euros ao câmbio atual).
O YU7 Pro tem tração integral com dois motores (235 kW traseiro + 130 kW dianteiro) com uma potência combinada de 365 kW (489 cv) e autonomia de até 770 km (CLTC). A bateria igual à versão Standard e tem o preço de 279.900 yuan (33.400€)
O YU7 Max é uma versão com tração integral com dois motores (220 kW dianteiro + 338 kW traseiro), com potência total de 508 kW (681 cv) e um binário máximo de 866 Nm, e acelera dos 0–100 km/h em 3,23 segundos. A versão topo de gama está equipada com uma bateria NMC de 101,7 kWh que proporciona uma autonomia de até 760 km (CLTC). O preço é de 329.900 yuan (39.300€).
Carregamento e tecnologia
Todas as versões utilizam uma arquitetura elétrica de 800 V com motores Xiaomi V6S Plus que rodam até às 22.000 rpm. O sistema de carregamento rápido (528 kW máx.) permite o carregamento de 10% a 80% em apenas 12 minutos e até 620 km de autonomia com 15 minutos de carga.
No interior, o YU7 oferece um habitáculo tecnológico com destaque para a integração com o ecossistema Xiaomi Home.
Excesso de procura e vendas paralelas
A procura explosiva levou ao surgimento de revendedores não autorizados a tentar lucrar com as reservas iniciais, de acordo com o Car News China. A Xiaomi já confirmou que os pedidos são intransmissíveis, exigindo transferência formal de propriedade para revenda. Ainda assim, as tentativas de reverter a revenda proliferam em plataformas digitais.
Para responder ao entusiasmo, a marca criou um canal de entrega rápida para unidades “quase prontas” — embora a produção limitada nas fábricas atuais possa comprometer prazos.
Candidato à liderança elétrica na China?
A entrada da Xiaomi no segmento SUV reforça a sua ambição em consolidar presença no setor automóvel. Com argumentos de desempenho, autonomia e preço, o YU7 posiciona-se como rival direto do Model Y e de propostas como o BYD Sealion 07, Zeekr 7X ou Xpeng G7.
Caso as entregas acompanhem o ritmo das encomendas, o YU7 poderá mesmo tornar-se o modelo de maior sucesso da Xiaomi — e mais uma ameaça real à hegemonia do Tesla Model Y, que foi o modelo elétrico mais vendido na China em 2024, mas que tem visto as suas vendas diminuírem 24% este ano.