Os carros elétricos da Xiaomi na Europa vão ser uma realidade já em 2027, revelou o seu presidente, Lu Weibing, à margem do World Mobile Congress (WMC2025)
Neste artigo:
Xiaomi na Europa em 2027 e périplo começa agora
Lu Weibing não apenas disse querer os carros elétricos da Xiaomi na Europa já a partir de 2027, como disse que vai fazer um périplo pela Europa logo a seguir ao MWC2025, para ver como é que os construtores chineses se estão a sair em termos de vendas.
Desde que apresentou o seu primeiro automóvel 100% elétrico, o Xiaomi SU7, que a gigante chinesa da eletrónica de consumo não escondeu a sua ambição de vir a ser um dos cinco principais construtores automóveis do mundo.
A saída do mercado doméstico para o mercado global é o passo lógico para que tal ambição seja prosseguida.
Palavras claras
Em resposta a uma entrevista feita à margem do WMC2025, Lu Weibing foi claro nas palavras e à chegada da Xiaomi à Europa:
Depois do MWC, visitarei vários países europeus para investigar o mercado e ver os nossos dados globais no estrangeiro. Tenho um objetivo: espero que possamos ir oficialmente para o estrangeiro em 2027”, confessou o presidente da Xiaomi em entrevista ao Jiemian.
As palavras não deixam margem para interpretações. A Xiaomi quer vender automóveis nos mercados internacionais, nomeadamente na Europa, já em 2027.
Lu Weibing, 50 anos, químico de formação com MBA, é sócio do Grupo Xiaomi, para onde entrou em 2019.
Entrou para o grupo em 2019 e, desde então, é responsável pelo suporte de vendas na região da China e no Departamento Internacional, bem como pela marca, planeamento de produtos, fabrico, vendas e marketing da Redmi.
Apesar de ser esta a ambição de sempre da marca e do seu fundador, a entrada no mercado europeu dos automóveis elétricos da Xiaomi começou a ser preparada já no ano passado. No final de dezembro, CNEVPost noticiou que a Xiaomi EV estava já à procura de pessoas para trabalhar no estrangeiro em postos como pesquisa de mercado, gestão de projetos e também de engenheiros de pós-venda de automóveis elétricos.
Olhados com desconfiança
A Xiaomi anunciou a sua intenção de fabricar um automóvel 100% elétrico há pouco mais de 3 anos. Na entrevista, Lu Weibing lembra como foram olhados com desconfiança, até pelos próprios acionistas:
“Após cada conferência de resultados, comunicávamos com os investidores e todos tendiam a pensar que a Xiaomi estava atrasada, que tinha perdido a melhor oportunidade, etc. E se o negócio dos automóveis for difícil, o negócio dos telemóveis também será muito prejudicado. Esta é a pressão particularmente grande que temos enfrentado no mercado de capitais nos últimos anos”, lembrou o presidente e sócio da Xiaomi.
28 de março mudou tudo
Mas, depois, aconteceu o dia 28 de março de 2024. Essa foi a data escolhida por Lei Jun, o fundador da Xiaomi para lançar o 100% elétrico SU7. O sucesso foi imediato e em apenas 20 minutos, os consumidores fizeram 50.000 encomendas firmes do automóvel.
No final do ano, as encomendas já ultrapassavam as 200.000 e a marca conseguiu entregar mais de 135 mil unidades. No final de dezembro, a marca anuncia que quer entregar 300.000 unidades durante 2025.
Ainda apenas com um modelo nas estradas chinesas, a Xiaomi lançou agora a versão performance SU7 Ultra e deverá lançar no verão o Xiaomy Y7 SUV.
Primeiro, temos de “ter bons resultados na China”
Lu Weibing foi claro quanto ao calendário para lançar os automóveis 100% elétricos da Xiaomi no estrangeiro:
“Quanto ao momento de ir para o estrangeiro, a nossa estratégia geral é ter bons resultados na China, porque se uma empresa automóvel chinesa não tiver uma posição muito boa no seu mercado nacional, será difícil fazer negócios no estrangeiro.
Depois do MWC, visitarei vários países europeus para investigar o mercado e ver os nossos dados globais no estrangeiro. Tenho um objetivo: espero que possamos ir oficialmente para o estrangeiro em 2027”, confessou o sócio e presidente da Xiaomi.
Uma base “muito boa”
No entanto, o mercado mudou muito desde que o SU7 foi lançado em março passado, disse o presidente da marca. “Do SU7 ao SU7 Ultra, estabelecemos uma base muito boa através dessas duas batalhas e quebramos o ceticismo de que a Xiaomi entrou tarde no mercado de fabricação de automóveis. Por isso, penso que o nosso negócio automóvel está basicamente a manter-se firme no mercado chinês”.
Um pouco de história
A Xiaomi anunciou oficialmente, a 30 de março de 2021, que se tinha decidido fabricar automóveis. A 28 de dezembro de 2023, apenas 2 anos depois, fez a estreia do seu primeiro modelo, o SU7.
Tal como agora com o SU7 Ultra, a Xiaomi apresentou o SU7 no evento MWC, no final de fevereiro do ano passado, marcando a primeira aparição do modelo no palco internacional.
O SU7 foi lançado oficialmente em 28 de março de 2024, com um preço inicial equivalente a 28.000 euros na versão base e 38.500€ na versão Max.
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Ao longo de 2024, o SU7 recebeu mais de 248.000 pedidos bloqueados e mais de 135.000 unidades foram entregues, de acordo com dados divulgados pela Xiaomi no mês passado.
No dia 27 de fevereiro, a Xiaomi lançou o SU7 Ultra na China com um preço inicial de 106.000 euros. O SU7 Ultra é um sedan elétrico de ultra-desempenho baseado no SU7 normal, com três motores que fornecem 1.548 Ps de potência máxima.
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A Xiaomi iniciou as entregas do SU7 Ultra a 2 de março, altura em que afirmou que as encomendas firmes para o modelo atingiram as 19.000 unidades e as encomendas bloqueadas excederam as 10.000 unidades, ultrapassando o seu objetivo de 10.000 unidades para o ano.
O dia 3 de março entrará também para a história da marca como sendo a primeira vez que assume que a sua ambição de ter automóveis 100% elétricos da Xiaomi na Europa.