As vendas de automóveis 100% elétricos (BEV) cresceram 28% na Europa nos dois primeiros meses do ano, afirma a ACEA. A quota de mercado dos BEV na União Europeia é agora de 15,2%.
Neste artigo:
Registados 255.489 automóveis elétricos
Os dados de fevereiro da Associação Europeia dos Construtores Automóvel (ACEA), revelam um crescimento significativo das vendas de automóveis elétricos em janeiro e fevereiro. Quando comparado com o ano passado, o aumento de vendas de BEV é de 28,4%, atingindo as 255 489 unidades.
Em fevereiro, diz ainda a associação, a quota de mercado conquistada pelos 100% elétricos é de 15,2%, quando comparado com o período janeiro-fevereiro de 2024.
Vendas de automóveis elétricos crescem nos principais mercados
Três dos quatro maiores mercados da EU tiveram ganhos robustos na venda de automóveis 100% elétricos novos. Os valores alcançados na Alemanha (+41%), Bélgica (+38%) e Países Baixos (+25%).
Subscreva a Newsletter
Estes países representam 64% de todos os registos de automóveis elétricos a bateria e os valores que alcançaram contrastam com França, que apresentou um ligeiro declínio de 1,3%.
Híbridos plug-in com quebra de vendas
Em sentido contrário, os veículos híbridos plug-in (PHEV) tiveram um decréscimo de vendas de 5% no período de janeiro-fevereiro de 2025, com um total de 124 947 unidades.
Uma diminuição explicada fundamentalmente por reduções significativas em mercados-chave como a Bélgica (-65,3%) e a França (-49,3%). Os híbridos plug-in representam agora 7,4% do total de registos de automóveis na UE.
Híbridos simples são os preferidos
Os veículos híbridos simples (HEV) têm 35,2 % do mercado e continuam a ser a escolha preferida dos consumidores da UE. Entretanto, a quota de mercado combinada dos automóveis a gasolina e a gasóleo caiu para 38,8 %, contra 48,5 % no mesmo período de 2024.
Além disso, a variação homóloga de fevereiro de 2025 revelou um aumento de 23,7% para os automóveis elétricos a bateria e de 19% para os automóveis híbridos, enquanto os automóveis híbridos plug-in registaram uma ligeira descida de 1,4%.
Entretanto, a quota de mercado combinada dos automóveis a gasolina e a gasóleo caiu para 38,8 %, contra 48,5 % no mesmo período de 2024, afirma a ACEA.
Mercado automóvel europeu em contração
Estes valores são atingidos num mês em que o mercado automóvel voltou a decrescer na União Europeia. Os registos de automóveis novos diminuíram 3%, arrastados pela queda nos principais mercados, com Itália (-6%), Alemanha (-4,6%) e França (-3,3%), no acumulado do ano.
Leia também:
A tendência é contrariada por Espanha, que teve um forte aumento de registos de automóveis novos em fevereiro, quando comparado com fevereiro de 2024. O mercado espanhol registou um aumento de 8,4%, de acordo com os dados da Associação Europeia dos Construtores Automóvel (ACEA).