O smart #5, o primeiro SUV de tamanho médio da smart a ser lançado nos mercados europeus começa a ficar disponível para encomenda no final de abril.
De acordo com a marca, o smart #5 chega primeiro à Alemanha, seguindo-se outros mercados europeus pouco depois. Ainda não há data firmada a o começo das encomendas em Portugal.
Neste artigo:
Smart 5# é o mais versátil da marca
O smart #5 é veículo totalmente elétrico mais espaçoso e versátil da marca até à data.
“Estamos orgulhosos de lançar o smart #5 como o nosso primeiro SUV familiar de tamanho médio na Europa, construído sobre uma plataforma avançada de 800 Volts para uma eficiência e desempenho superiores. Sendo o nosso modelo mais versátil até à data, o smart #5 combina autonomia, facilidade de utilização e tecnologia de vanguarda. Este marco, que coincide com o quinto aniversário da smart Europa, demonstra a inovação e a experiência de engenharia da nossa equipa internacional”, afirma Dirk Adelmann, Diretor Geral da smart Europa.
Plataforma de 800 volts
Com o lançamento do smart #5, a marca aumenta o seu portfolio de modelos totalmente elétricos com três modelos. Na sequência do sucesso dos smart #1 e #3, o smart #5 é o primeiro SUV de tamanho médio da marca, sendo alimentado por uma plataforma de 800 volts.
A plataforma de 800 volts permite uma autonomia significativamente alargada e capacidades de carregamento ultrarrápidas. Está também equipado com uma tomada elétrica Vehicle-to-Load com 230 Volt integrada na porta de carregamento.
Cinco linhas de modelos
O smart #5 chega com cinco linhas distintas de modelos disponíveis – e uma versão adicional de alto desempenho a ser lançada posteriormente.
O modelo de entrada de gama, o smart #5 Pro, com uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 76 kWh, dispõe de elementos de conforto avançados, como um teto panorâmico, conetividade e sistemas de assistência ao condutor.
A partir do smart #5 Pro+, todos os modelos dispõem de uma bateria de lítio de óxido de níquel manganês cobalto (NCM) de 100 kWh e são construídos sobre a avançada plataforma 800-Volt, proporcionando uma autonomia de até 590 quilómetros (de acordo com o WLTP) e um elevado desempenho de carregamento que permite, em condições ótimas, carregar dos 10% aos 80% da bateria em apenas 18 minutos.
Tração integral e espírito de aventura
O smart #5 Pulse tem tração integral inteligente com dois motores, um ecrã central OLED duplo extralargo e uma bomba de calor energeticamente eficiente.
Concebido para a aventura, o smart #5 Summit Edition também possui tração integral, mas com melhorias off-road, tais como um engate de reboque elétrico, bem como uma plataforma de tejadilho e uma escada lateral como acessórios.
Um design smart
O smart #5 incorpora a linguagem de design smart “Love, Pure, Unexpected”, combinando sofisticação com uma estética moderna, com elementos caraterísticos como o teto panorâmico em forma de auréola, portas sem moldura e saliências curtas.
Os destaques do design incluem faróis dianteiros e traseiros caraterísticos e oblongos, espelhos retrovisores de duas cores.
No smart #5 mantém-se as caraterísticas específicas da linha, como as tampas flutuantes das rodas com o logótipo central que se mantém na vertical durante a condução.
O novo automóvel da marca tem uma distância entre eixos de 2.900 mm e um comprimento total de 4.695 mm.
Muito espaço no interior
No interior, o novo da marca tem acabamentos em madeira de carvalho, e estofos em pele premium.
As soluções de arrumação incluem 34 compartimentos, uma bagageira dianteira (frunk) iluminada de 72 litros e uma capacidade de carga traseira de até 1.530 litros com os bancos traseiros rebaixados.
Todos os bancos podem ser ajustados para transformar o cockpit numa área de descanso e de dormir. Os bancos , incluindo os traseiros, são aquecidos e os encostos eletricamente ajustáveis. Destaques adicionais, como um para-sol elétrico, luzes de leitura LED tipo avião e iluminação ambiente de 256 cores, criam uma atmosfera sofisticada e convidativa para cada viagem.
Realidade Aumentada e IA
No coração do ecossistema digital do smart #5 está o chipset AMD V2000 de última geração, que alimenta uma interface homem-máquina (HMI) intuitiva. Este sistema avançado inclui um head-up display de Realidade Aumentada de 25,6 polegadas, um painel de instrumentos digital Full HD de 10,25 polegadas e dois ecrãs OLED de 13 polegadas para o centro e para os passageiros.
O controlo por voz melhorado com suporte de IA, associado a um novo avatar de leão da neve, fornece orientação e controlo mãos-livres de inúmeras funções do veículo. Além disso, o smart OS 2.0 oferece um planeador de rota para veículo elétrico e um novo centro de vídeo, que permite a transmissão de vídeo no veículo. Graças ao motor 3D da Unreal, os gráficos do ecrã são muito fluentes, detalhados e permitem uma utilização fácil de todas as funcionalidades das interfaces digitais do utilizador.
O novo smart #5 está equipado com o Sennheiser Signature Sound System, com uma potência máxima de 1.190 Watts e altifalantes integrados concebidos para se alinharem com vários formatos de entrada, desde estéreo e surround a uma configuração Dolby Atmos 7.1.4 completa.
Dispositivos de segurança avançados
O smart #5 está equipado com avançados dispositivos de segurança, tais como airbags de cortina em V, airbags de almofada e cintos de segurança integrados nos bancos.
Subscreva a Newsletter
A configuração do hardware ADAS foi melhorada, e tem agora o smart Pilot Assist e o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go e Highway Assist (HWA).
Preços na Alemanha
A smart afirma-se “empenhada no desenvolvimento específico das versões europeias dos seus veículos”. Todos os modelos smart #5 foram submetidos a rigorosos testes em toda a Europa, abrangendo diversas condições climatéricas e uma vasta gama de cenários de tráfego, “com a equipa europeia de Investigação & Desenvolvimento a efetuar, para além dos testes obrigatórios, avaliações adicionais extensivas para otimizar a qualidade, segurança e desempenho de condução”.
Leia também:
Na Alemanha, o smart #5 estará disponível por 45.900 euros na linha Pro, 50.900 euros na linha Pro+, 55.400 euros na linha Premium e Pulse e 56.900 euros na edição Summit.