Samuelsson Samuelsson

Volvo chama veterano Håkan Samuelsson para CEO e presidente

A Volvo chamou o veterano Håkan Samuelsson para assumir as rédeas da companhia, com o objetivo de garantir estabilidade e preparar uma sucessão a longo prazo.

Håkan Samuelsson liderou a Volvo durante uma década

Håkan Samuelsson, de 74 anos, vai assumir os cargos de diretor executivo (CEO) e presidente da Volvo Cars a 1 de abril, e chega num ano que a própria empresa definiu coo sendo difícil.

Samuelson foi CEO da Volvo Cars de 2012 a 2022, ano em que foi substituído por Jim Rowan, que agora abandona o cargo. Håkan Samuelsson foi depois presidente da Polestar até ao ano passado.

Mudança em “momento crucial”

Em comunicado, a Volvo Cars afirma que esta transição de liderança ocorre num “momento crucial” para a empresa e para a indústria automóvel em geral.

A decisão do conselho de administração teve por base as rápidas mudanças tecnológicas, a crescente complexidade geopolítica e a intensificação da concorrência entre regiões.

Samuelsson
Håkan Samuelsson , aqui em 2021, volta a estar à frente da Volvo Cars @Volvo

Ao nomear Håkan Samuelsson, o Conselho de Administração da Volvo acredita que “a empresa é melhor servida por uma liderança com uma profunda experiência industrial, um profundo conhecimento do nosso grupo e uma capacidade comprovada de execução em ambientes desafiantes”.

“Experiência e pulso firme”

“Estamos muito satisfeitos por receber Håkan Samuelsson de volta como Diretor Executivo”, afirmou Eric Li, Presidente do Conselho de Administração. “Håkan liderou a Volvo Cars durante uma das suas décadas mais transformadoras e criadoras de valor – revitalizando a marca, expandindo-se para novos mercados e executando com sucesso a sua IPO. Ele traz uma rara combinação de profundidade industrial, clareza estratégica e liderança comprovada e Håkan tem um amplo conhecimento do nosso grupo”.

“À medida que a indústria entra numa fase ainda mais complexa, acreditamos que a sua experiência e pulso firme são exatamente o que é necessário para reforçar a posição global da Volvo Cars e desbloquear a sua próxima onda de potencial,” sublinha.

Por sua vez, Håkan Samuelsson afirmou ter um “profundo respeito pelos desafios” que vai enfrentar enquanto líder da Volvo. “Estou ansioso por trabalhar com a nossa talentosa equipa para aumentar a nossa competitividade, satisfazer as exigências dos principais mercados, acelerar a execução estratégica e concentrar-me no desenvolvimento da liderança”, afirmou.

Jim Rowan sai de cena

Jim Rowan, que desempenha o cargo de CEO desde 2022, deixará o cargo a 31 de março de 2025 e sairá do Conselho de Administração da Volvo Cars na mesma data.

“Ao mesmo tempo, queremos agradecer a Jim Rowan pelas suas importantes contribuições”, disse Li. “A sua liderança ao longo dos últimos três anos acelerou a transição da Volvo Cars para uma empresa de automóveis conectados e orientada para o software. O seu empenho e energia construíram uma base sólida em termos de capacidades digitais, e estamos gratos pelos seus esforços durante um período de mudanças significativas. Estamos ansiosos por construir sobre esta base com um foco renovado e um impulso industrial.”

Jim Rowan despede-se, sublinhando os “progressos significativos na construção de uma marca de confiança e de rápido crescimento”, bem como o lançamento de “alguns dos produtos mais avançados e orientados para a segurança da indústria – beneficiando os nossos clientes e a comunidade em geral”.

Håkan Samuelsson será proposto como novo membro do Conselho de Administração da Volvo Cars na próxima Assembleia Geral Anual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *