O Alfa Romeo Milano é a nova aposta da histórica marca italiana. Com um coração desportivo e um design compacto, o Milano chega para conquistar uma nova geração.
Neste artigo:
O primeiro Alfa Romeo elétrico
Pela primeira vez, a marca de Milão aposta num automóvel 100% elétrico. O Alfa Romeo Milano Elletrica tem duas variantes de potência com 156 cv e uma autonomia até 410 km, bem como o mais desportivo VELOCE de 240 cv.
O novo Alfa Romeo estará disponível para encomendas em Portugal a partir do mês de maio, altura em que se conhecerão os preços.
Para quem procura “emoções autênticas”
Um Alfa Romeo sempre foi direcionado “para quem procura um automóvel não apenas como ‘meio de transporte'”‘, mas sim como uma simbiose, uma ligação que pode fazer emergir ‘”‘emoções autênticas'”, diz a marca em comunidado..
A apresentação do novo Alfa Romeo Milano à imprensa internacional decorreu na histórica sede do Automóvel Clube de Milão. Num segmento que é marcado por versões desportivas derivadas de modelos generalistas, o Alfa Romeo Milano propõe-se como “um objeto moderno e único, combinando um estilo cativante com a tecnologia mais avançada em termos de conforto, conetividade e dinâmica de condução”.
Desportivo e compacto
Com uma bagageira premium com capacidade para 400 litros, o Alfa Romeo Milano tem pouco mais de 4 metros de comprimento. A marca afirma que o espírito desportivo que é seu timbre continua presente e “vai para além das performances”.
O Milano é apresentado como “uma espécie de ‘manual’ de uma marca italiana dedicada à satisfação das faculdades sensoriais, porque o automóvel é e continua a ser um produto excitante que deve ser vivido com paixão e envolvimento”.
O Alfa Romeo Milano é um automóvel compacto, com 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura, e um estilo singular e facilmente identificavel.
o design “sinuoso” do Alfa Romeo Milano
Produto do Alfa Romeo Centro Stile, o Milano aposta no equilíbrio das proporções, na pureza das linhas e na atenção à qualidade das superfícies.
De acordo com a marca, o design sinuoso do Alfa Romeo Milano é propositado.
Os estilistas da Alfa Romeo desligaram-se “completamente dos conceitos de racionalidade fria em voga na classe, para dar vida a um design sinuoso e excitante que capta o olhar à primeira vista”.
O objetivo foi criar uma verdadeira ligação emocional entre o condutor e o automóvel. As proporções são definidas com “características estilísticas relacionadas com a tradição”.
Exemplo dessa aposta de design são os vãos reduzidos, as cavas das rodas musculadas e a icónica “cauda truncada”, uma referência ao lendário Giulia TZ. Contribui para a sua personalidade o visual arrojado da frente, com faróis “3+3” Full LED Matrix adaptativos.
Por fim, o estilo Alfa Romeo é caracterizado pela qualidade das superfícies, as quais criam reflexos ricos e harmoniosos através de contrastes volumétricos distintos.
Interior com assinatura desportiva
Também no interior, os estilistas da marca de Milão apostaram em dar ao Alfa Romeo Milano um cunho marcadamente desportivo.
A atenção a rodos os pormenores pode ver-se, por exemplo, pela colocação de todos os comandos ao alcance do condutor. O voltante é compacto e adapta-se a todos os estilos de condução.
O painel de instrumentos e o seu histórico design “telescópico” criam essa ligação visual direta e permitem “uma experiência de condução única”.
No centro do painel de instrumentos, o destaque é um ecrã TFT de 10,25″ totalmente digital, para aceder aos dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução.
Painel personalizado voltado para o condutor
No centro do tablier e orientado para o condutor, está um sistema de ecrã tátil de 10,25″ desenvolvido para trabalhar com widgets, com componentes gráficos concebidos para uma interação intuitiva com todas as funcionalidades, que podem ser personalizados através de um simples e rápido movimento de arrastar e largar.
Cada utilizador pode criar a sua própria página inicial, onde cada uma das funcionalidades do automóvel é uma aplicação em si.
Para embelezar ainda mais o interior, as saídas do ar condicionado têm a forma de um Quadrifoglio (trevo de quatro folhas), o símbolo por excelência da desportividade da Alfa Romeo.
O Alfa Romeo Milano vem equipado com bancos desportivos Sabelt com encosto envolvente que combina elevada resistência mecânica, ergonomia perfeita e leveza estrutural.
A bagageira é acessível através da tecnologia mãos-livres e o Milano inclui ainda uma Frunk situada sob o capot, como um local prático para guardar o cabo de carregamento.
Condução autónoma de nível 2
O Alfa Romeo Milano oferece uma série de funcionalidades de assistência ao condutor, para ajudar no controlo longitudinal e lateral do veículo (condução autónoma de nível 2).
Além do mais, em conjunto com os sensores de estacionamento de 360°, a câmara traseira de 180° monitoriza a área circundante, para proporcionar um sistema de estacionamento semiautónomo prático.
Por fim, o Alfa Romeo Milano pode, também, incluir a tecnologia de acesso de proximidade, para abrir e fechar o automóvel de forma rápida e simples, aproximando-se ou afastando-se do veículo, sem que o cliente tenha de efetuar qualquer ação.
Agarrado à estrada
O Alfa Romeo Milano foi desenvolvido pela mesma equipa responsável pelo Giulia GTA. O objetivo foi uma vez mais claro. conseguir a melhor aderência à estrada da classe. Tal foi possível graças a soluções técnicas específicas na versão VELOCE: “tem a direção mais direta do segmento (14.6), especialmente calibrada para ser extremamente precisa, para reforçar as suas excecionais qualidades de aderência à estrada”
Além do mais, a suspensão desportiva foi rebaixada em 25 mm e as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras são extradesportivas para garantir curvas rápidas com um elevado nível de aderência. O sistema de travagem tem discos dianteiros com mais de 380 mm e pinças monobloco de quatro êmbolos e o diferencial Torsen oferece a melhor tração possível em todas as condições.
Os pneus de 20 polegadas de alto desempenho são também específicos para veículos elétricos e oferecem uma grande aderência. Tudo isto constitui a base de “um automóvel compacto único, com um carácter desportivo puro e reconhecível da Alfa Romeo“.
3 modos de condução
O Alfa Romeo Milano tem três modos de condução, que a marca batizou Alfa D.N.A, aproveitando as iniciais.
O automóvel pode ser conduzido no modo “Dynamic”, que – graças à calibração específica da direção e do acelerador – oferece a máxima performance e prazer de condução. O modo “Natural” foi concebido para uma utilização quotidiana, enquanto o modo “Advanced Efficiency” foi calibrado para obter a máxima eficiência energética, reduzindo o consumo sem afetar o prazer de condução.
EV ROUTING permite navegar com tranquilidade
A Alfa Romeo Milano está equipado com a mais avançada tecnologia conectada, para garantir o máximo conforto. O EV Routing é um sistema conectado incorporado no navegador que gere as necessidades de carregamento do cliente, de forma automática e sem complicações.
Tudo o que os clientes precisam de fazer é “definir o seu destino e, em seguida, o sistema de navegação calcula automaticamente quaisquer paragens de carregamento necessárias ao longo do percurso, com acesso a mais de 600.000 pontos de carregamento, a rede mais extensa da Europa.”, diz a marca em comunicado.
A monitorização em tempo real do tráfego, da bateria e do estilo de condução torna possível confiar no EV Routing para uma experiência de condução sem ansiedade de carregamento.
O Alfa Romeo Milano vem equipado com o assistente virtual Hey Alfa e com o ChatGPT. Os dois utilizam o reconhecimento de voz para responder a todas as necessidades do condutor e para serem um “copiloto” que pode dar informações, conselhos e responder às necessidades do condutor.
Bateria de 54 kW e 410 km de autonomia
O Alfa Romeo Milano tem por base a plataforma CMP, já utilizada por outros modelos de marcas da Stellantis. O automóvel dispõe de uma bateria de 54 kWh e o motor está disponível em duas versões de potência, 156 cv ou 240 cv.
Na versão de 156 cv, a bateria assegura 410 quilómetros de autonomia no ciclo WTPL, ou 590 quilómetros em ciclo urbano.
Nas estações de carregamento rápido DC de 100 kW, o Alfa Romeo Milano necessita de menos de 30 minutos para carregar a bateria de 10% a 80% da sua capacidade.
O Alfa Romeo Milano é também comercializado numa versão híbrida.
Lançamento tem versão especial
O Alfa Romeo Milano é comercializado em três packs, a que se junta um quarto mas apenas disponível durante a campanha de lançamento. O Milano Speciale “sintetiza desportivismo, tecnologia e conforto numa configuração única que inclui uma seleção orientada das melhores especificações oferecidas pela gama”.
No exterior desta versão especial de lançamento, destacam-se o emblema “Progresso”, os acabamentos desportivos mate com apontamentos no novo e já icónico vermelho Arese e as jantes de liga leve de 18″ “Petali”.
O interior é embelezado em vinil e tecido “Spiga”, o volante em pele e o banco do condutor com comando elétrico e função de massagem.A iluminação interior de oito cores assinala as saídas de ar, o túnel central e o icónico “Telescópio”.
O Milano Speciale oferece, de série, condução autónoma de nível 2, navegação conectada, câmara traseira de 180°, porta traseira elétrica mãos-livres e sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade. Este topo de gama especialmente pensado para o lançamento do modelo está também equipado com um carregador trifásico de bordo de 11 kW, para garantir o melhor desempenho de carregamento em todas as situações.
Três níveis de equipamento
O Alfa Romeo Milano é comercializado com três níveis de equipamento.
Leia também:
O Techno tem de série a condução autónoma de nível 2, a porta traseira elétrica com mãos livres, as luzes LED Matrix e a navegação conectada com assistente virtual;
A versão Premium inclui o interior em tecido vinílico, o banco do condutor com comando elétrico e função de massagem, bem iluminação ambiente interior e pedais e ao apoio de pé em alumínio.
Finalmente, o Sport, o qual, por definição, oferece o melhor da desportividade com bancos Sabelt, estofos em Alcantara e elementos exteriores desportivos.
Recorde-se que em Portugal as encomendas do Alfa Romeo Milano serão abertas durante o próximo mês de Maio, e que só então serão comunicados pela marca os preços da gama.