Peugeot E-208 GTi Peugeot E-208 GTi

Peugeot E-208 GTi: a revolução elétrica do ícone GTi

A Peugeot traz de volta a assinatura GTi com um modelo 100% elétrico, revelado em Le Mans. Quarenta anos após o lançamento do icónico 205 GTi, a Peugeot apresenta o E-208 GTi, o primeiro modelo totalmente elétrico a ostentar esta emblemática sigla.

GTi: herança e evolução

Desde a estreia do 205 GTi em 1984, a Peugeot tem mantido a filosofia GTi viva ao longo de décadas, trazendo para a estrada modelos desportivos que equilibram desempenho e versatilidade. O E-208 GTi marca o início de uma nova era, reinterpretando o ADN da marca com tecnologia de vanguarda e um compromisso com a eletrificação.

E-208 GTi
O E-208 GTi reinterpreta uma linhagem que começou em 1984 com o 205 GTi@Stellantis

A revelação aconteceu no Circuito das 24 Horas de Le Mans, numa cerimónia que contou com a presença de Alain Favey, CEO da Peugeot, Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport, e Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot, além de Paul Di Resta, piloto oficial do Team Peugeot TotalEnergies.

Alain Favey, CEO da Peugeot, destacou a importância deste momento para a marca: “Estamos entusiasmados por apresentar o novo Peugeot E-208 GTi, um capítulo inovador na história icónica do GTi. Este modelo representa a fusão da nossa herança rica com tecnologia de vanguarda, e oferece um desempenho e sensações de condução inigualáveis, porque na Peugeot levamos a sério o prazer de conduzir.”

Performance e engenharia Peugeot Sport

Desenvolvido em parceria com a Peugeot Sport, o novo E-208 GTi oferece características que o destacam no segmento dos hot hatch elétricos. Equipado com um motor elétrico de 280 cv, o modelo garante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.

O chassis foi refinado para proporcionar uma experiência de condução envolvente. A carroçaria rebaixada em 30 mm, as vias alargadas (56 mm à frente e 27 mm atrás) e o sistema de diferencial autoblocante garantem estabilidade e precisão nas curvas. Os travões de 355 mm com pinças de quatro pistões, desenvolvidos pela Peugeot Sport, reforçam a capacidade de travagem em situações de alta performance.

Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport, comentou: “O novo Peugeot E-208 GTi personifica o nosso compromisso com o desempenho e a inovação, inspirando-se no nosso extenso historial de competição. Tendo estado envolvido na criação do 205 GTi original há 40 anos, esta nova era de inovação com o E-208 GTi é especialmente significativa para mim, e estou feliz por reencontrar a agilidade e a sensação de condução típicas do Peugeot GTi.”

Design: elegância e funcionalidade

O design exterior mantém a identidade GTi, com detalhes icónicos como as jantes de 18” com estrutura perfurada, inspiradas no 205 GTi e projetadas para otimizar o arrefecimento dos travões. Os arcos das rodas alargados, com uma linha vermelha, são outra homenagem ao histórico modelo.

No interior, elementos como os cintos de segurança vermelhos, os bancos desportivos com encosto integrado e o volante compacto em Alcantara reforçam o caráter desportivo. A iluminação ambiente pode ser ajustada, mas, por padrão, é vermelha, tal como nos modelos GTi originais.

Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot, sublinhou a evolução estética do modelo: “O E-208 GTi realça a elegância do E-208 original, mas leva o conceito GTi ainda mais longe. A postura agressiva, os detalhes aerodinâmicos e a interação entre forma e função fazem deste um verdadeiro ícone moderno.”

E-208 GTi: o GTi na era elétrica

Ao combinar performance, tecnologia e um legado de 40 anos, o Peugeot E-208 GTi inaugura um novo capítulo na história dos hot hatch da marca. Com a promessa de oferecer sensações de condução inconfundíveis, a Peugeot reafirma que o prazer de conduzir continua a ser a sua prioridade.

Subscreva a Newsletter

O E-208 GTi é uma aposta ambiciosa da Peugeot para os entusiastas da condução desportiva, provando que a revolução elétrica pode coexistir com a paixão automóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *