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Tesla prepara entrada do Tesla Semi no mercado europeu

Tesla está a intensificar os preparativos para lançar o Tesla Semi no mercado europeu. O camião deverá entrar em produção em larga escala no final do ano.

A empresa anunciou a contratação de Usuf Schermo como Head of Business Development EMEA (Europa, Médio Oriente e África) para o Tesla Semi, num movimento estratégico para desenvolver a presença do camião elétrico de classe 8 no continente.

Produção do Tesla Semi avança nos EUA

O Tesla Semi foi revelado em 2017 com previsão inicial de produção para 2019, mas sofreu sucessivos adiamentos. Em 2022, foi apresentada uma versão de produção, embora as unidades fossem limitadas.

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Apenas algumas dezenas de Tesla Semi circulam nos Estados Unidos @Tesla, Inc

Até ao momento, apenas algumas dezenas de unidades foram entregues a clientes selecionados e utilizadas internamente pela Tesla.

Planos alterados

Em janeiro de 2023, a empresa anunciou uma expansão da Gigafactory Nevada para a produção em larga escala do modelo. No entanto, o plano foi reformulado e atrasado, levando à construção de uma nova fábrica adjacente à instalação original.

A produção foi novamente adiada e agora está prevista para final de 2025, com um volume estimado de 50.000 unidades por ano.

Homologação na Europa é desafio

Com os primeiros passos dados para a entrada do Tesla Semi no mercado europeu com a contratação de um responsável pela operação, a empresa deverá enfrentar desafios regulatórios antes de poder comercializar o modelo no continente. A homologação do camião para as normas europeias não é esperada antes de 2026, atrasando a sua chegada efetiva às estradas da região.

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O construtor norte-americano tem grandes desafios antes de entrar no mercado europeu @Tesla, Inc

O setor de camiões elétricos na Europa já conta com concorrência consolidada, incluindo modelos como Volvo FH Electric, Mercedes-Benz eActros 600 e MAN eTGX, entre outros. A Volvo destaca-se neste segmento, tendo mais de 3.000 camiões elétricos em circulação no continente.

Desafios operacionais para o Tesla Semi na Europa

Além das barreiras de homologação, a Tesla enfrenta desafios operacionais significativos para a entrada do Tesla Semi na Europa.

Apesar do crescimento dos pontos de carregamento para veículos comerciais elétricos, a Europa ainda carece de uma rede robusta capaz de suportar camiões de longo curso. Os sistemas de carregamento de alta potência, como o Megacharger da Tesla, terão de ser adaptados às especificações europeias e integrados nas rotas de transporte.

A legislação e a concorrência

Ao contrário dos Estados Unidos, onde a autonomia é um fator crítico para operações de longo curso, na Europa a legislação de descanso dos motoristas exige que os condutores façam pausas regulares. Os camiões devem conseguir operar durante 4,5 horas antes de uma paragem obrigatória de 45 minutos, e os motoristas devem descansar 11 horas a cada 24 horas. Assim, a autonomia extrema pode não ser um diferencial tão decisivo, mas a rapidez no carregamento será fundamental.

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O posto de condução do Tesla Semi é central @Tesla, Inc

Fabricantes como Volvo, Mercedes-Benz e MAN já estabeleceram uma presença forte no setor dos camiões elétricos. A Tesla precisa de demonstrar a viabilidade operacional do Semi, incluindo fiabilidade, custos de manutenção e disponibilidade de assistência técnica, para competir eficazmente com marcas que têm décadas de experiência no transporte pesado.

Ajustes no design

A Tesla deverá ajustar o design do Semi para cumprir as normas europeias, incluindo requisitos de tamanho da cabine e segurança. Além disso, o preço do camião será um fator determinante na sua aceitação, especialmente num contexto em que os operadores de transporte buscam alternativas elétricas com boa relação custo-benefício.

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Com produção prevista apenas para 2025 nos EUA e a homologação europeia a avançar lentamente, o Tesla Semi poderá enfrentar desafios na logística, confiança do mercado e adaptação à infraestrutura existente.

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