A Jaguar Land Rover (JLR) adiou o lançamento da segunda vaga de modelos 100% elétricos, numa fase que inclui os novos Range Rover Electric, Defender Sport EV e dois modelos Jaguar reconfigurados. A construtora quer realizar testes adicionais em condições reais.
Neste artigo:
60.000 reservas
A decisão surge após uma revisão estratégica motivada pelo abrandamento da procura por veículos elétricos de topo e pela necessidade de realizar testes adicionais em condições reais. A segunda fase será retomada apenas em 2026, com entregas dos novos modelos a partir de 2027, confirmou a marca ao jornal britânico The Guardian.
Com mais de 60.000 reservas acumuladas para o Range Rover Electric, a JLR sublinha que prefere “não acelerar o processo” e que irá “acertar na transição, em vez de precipitar um lançamento,” segundo palavras do CEO Adrian Mardell durante o Investor Day de 16 de junho. A marca promete priorizar a qualidade e a validação técnica — mesmo que isso implique atrasos adicionais.
Modelos elétricos da Jaguar Land Rover em 2026
A nova geração de modelos elétricos começa com a estreia do Jaguar Type 00 em agosto de 2026 — o primeiro veículo da marca a incorporar a reconfiguração total da identidade Jaguar, com design e tecnologia completamente renovados. Este modelo será seguido por um novo Range Rover compacto 100% elétrico, previsto para abril de 2026, que deverá substituir o atual Velar com uma proposta mais eficiente, aerodinâmica e tecnologicamente avançada.
Ambos os modelos estão em fase final de testes, incluindo validação em desertos e climas extremos, como revelou o protótipo do Range Rover Electric em circulação nos Emirados Árabes Unidos. A JLR afirma que os dados recolhidos são cruciais para garantir resistência, fiabilidade térmica e autonomia real — elementos considerados essenciais para o segmento premium.
Defender Sport elétrico e segundo Jaguar só em 2027
A segunda parte desta vaga chegará apenas em 2027, com dois lançamentos adicionais, nomeadamente o Defender Sport elétrico – uma versão compacta e urbana do icónico modelo off-road, adaptado para tração elétrica com maior foco em condução citadina e funcionalidades digitais – que tem estreia prevista para o 1.º trimestre de 2027, e o segundo modelo Jaguar elétrico, inspirado no Type 00, com linguagem visual semelhante, mas posicionamento mais executivo e cuja chegada está prevista para dezembro de 2027.
Segundo fontes citadas pela imprensa britânica, esta estrutura em dois tempos permitirá à JLR acompanhar a evolução da procura e dos mercados, ajustando volumes de produção, campanhas comerciais e fornecimento de baterias conforme a realidade de cada região.
Freelander volta com base elétrica chinesa
Paralelamente aos modelos de luxo, a JLR confirma que a nova geração do Freelander, desenvolvida em parceria com a chinesa Chery, será lançada na segunda metade de 2026 com uma base eletrificada adaptada ao segmento médio global. Este modelo será produzido e comercializado inicialmente na China, com possível expansão para outros mercados emergentes.
Subscreva a Newsletter
Este regresso do nome Freelander marca a entrada da marca em segmentos elétricos mais acessíveis, combinando design europeu e produção asiática com foco na sustentabilidade, digitalização e controlo de custos.