A produção em série do BMW iX3 começa já no final de outubro na primeira fábrica criada sob o conceito iFACTORY: digital, eficiente e “fóssil free”. Localizada em Debrecen, na Hungria, a nova unidade marca o arranque de uma nova era para a marca bávara.
Neste artigo:
Fábrica de Debrecen pensada para o futuro
“Este arranque de produção do iX3 marca uma nova era na produção automóvel. A nossa nova fábrica em Debrecen foi concebida desde o início sob o prisma iFACTORY – digital, eficiente e sem dependência de combustíveis fósseis”, sublinha Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção.
A visão da iFACTORY combina processos ágeis, gestão responsável dos recursos, digitalização inteligente e aposta nas pessoas. Segundo Hans-Peter Kemser, responsável pela fábrica de Debrecen, o segredo esteve em “reduzir a complexidade, simplificar operações, validar digitalmente cada etapa e aproveitar toda a experiência global do grupo”.
“Gémeo digital” afinou processos
A fábrica de Debrecen foi integralmente planeada em ambiente digital. O modelo começou a operar virtualmente em março de 2023.
Este “gémeo digital”, como lhe chama a BMW, permitiu afinar todos os processos antes da abertura física da iFACTORY de Debrecen e do começo da produção em série do BMW iX3.
Grande redução de emissões
A fábrica de Debrecen é a primeira “fossil free” do grupo. Só na área da pintura, que é uma das que mais necessita de energia, a operação será 100% alimentada por eletricidade renovável, permitindo reduzir até 90% das emissões de CO₂ face a outras fábricas do grupo. No total, só nesta secção prevê-se uma poupança anual de 12.000 toneladas de CO₂.
A fábrica conta ainda com um campo solar de 50 hectares, capaz de fornecer um quarto da energia necessária, e um reservatório térmico de 1.800 m³ para armazenar até 130 MWh.
iFACTORY: Robôs, IA e logística inteligente
Mais de 1.000 robôs foram colocados em operação após simulações digitais, reduzindo métodos de união e aumentando a eficiência.
A plataforma AIQX recorre a sensores e câmaras para automatizar o controlo de qualidade, fornecendo feedback em tempo real aos operadores. Além disso, o ecossistema de IoT industrial (Internet of Things) permite que veículos, ferramentas e componentes comuniquem entre si, otimizando a logística.
A fábrica iFACTORY foi desenhada com uma estrutura “finger”. Esta organização que parte de um ponto central para a distribuição em vários canais, garante que 80% das peças chegam diretamente ao ponto certo da linha de montagem. Toda a logística interna é 100% elétrica, com veículos autónomos a transportar baterias e robôs inteligentes a gerir peças menores.
Baterias de nova geração
Debrecen será também a primeira fábrica do grupo a produzir em série as baterias Gen6 de alta tensão, que estreiam na Neue Klasse.
Subscreva a Newsletter
A montagem é, assim, feita localmente, seguindo o princípio “local para local”, reforçando a independência da unidade e a sustentabilidade de todo o processo de fabrico, contribuindo para a redução significativa da pegada de carbono do BMW iX3.