Os carros elétricos lideram as vendas em Portugal, ultrapassando em muito as compras de automóveis a gasolina. Os números de setembro são históricos para a mobilidade elétrica no nosso país.
Neste artigo:
Vendidos 5.333 carros elétricos
De acordo com os números da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, os carros elétricos (BEV) foram os mais vendidos em Portugal durante o mês de setembro.
Os dados revelam que no último mês foram vendidos 5.333 carros elétricos no nosso país. O número, por si só já era interessante, mas ganha outra dimensão quando comparado com as vendas de carros com outro tipo de motorizações.
BEV representam 27,1% do total
Em setembro, venderam-se 19.706 veículos ligeiros, de passageiros e de mercadorias. Deste total, 5.333 foram carros elétricos, dos quais 4.984 ligeiros de passageiros. Os BEV representam 27,1% do total das vendas do mês, um valor que está acima do acumulado dos três primeiros trimestres do ano, que foi de 20,1%. Se tivermos em conta apenas os ligeiros de passageiros, o peso dos automóveis 100% elétricos aproxima-se dos 30%, com 29,3%.
A venda de carros elétricos suplanta em muito a dos ligeiros a gasolina, que venderam 2.990 unidades, e a dos ligeiros a diesel, com 3.447 automóveis vendidos. Recorde-se que estes números referem-se a todos os veículos ligeiros, independentemente de serem de passageiros ou comerciais, o que explica um número tão grande de vendas de ligeiros a gasóleo.
Ligeiros movidos a novas energias são 67,3%
O número de carros elétricos vendidos é sempre mais elevado, seja com que tipo de motorização se compare. Mesmo os HEV, os híbridos simples, foram largamente ultrapassados pelos BEV. Em setembro, foram matriculadas 3.443 unidades de HEV.
Os números de setembro revelam uma alteração da composição das vendas de automóveis movidos a novas energias em Portugal, uma vez que, no acumulado do ano, os híbridos simples ainda representam 23,3% das vendas deste total, com os BEV a terem 21,4% de percentagem.
Subscreva a Newsletter
Os híbridos plug-in venderam um total de 3.128 unidades em setembro, encurtando a distância para os HEV. No total, os automóveis ligeiros movidos a energias alternativas representaram 67,3% das vendas de setembro em Portugal, de acordo com a ACAP.