A Volvo vai oferecer um ano de carregamento doméstico gratuito na Suécia a partir de fevereiro de 2026. A iniciativa vai depois estender-se a outros países.
Neste artigo:
Volvo dá energia para 25.000 km
A Volvo Cars anunciou hoje que vai oferecer um ano de eletricidade gratuita para carregamento doméstico a todos os que comprem um automóvel 100% elétrico na Suécia, a partir de fevereiro de 2026.
Com esta campanha, a marca garante o carregamento doméstico suficiente para até 25.000 quilómetros de condução elétrica a clientes particulares. Começando na Suécia, mas sendo posteriormente replicada na Europa, esta é uma das ações “mais ambiciosas” da marca na promoção da mobilidade elétrica acessível.
A iniciativa pretende tornar mais fácil e atrativa a migração para veículos totalmente elétricos, ao mesmo tempo que reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Energia limpa, carregamento inteligente
O benefício será gerido através de um contrato de eletricidade com a Vattenfall e da funcionalidade de carregamento inteligente na app Volvo Cars, assim que esta estiver disponível.
O sistema ajusta automaticamente o carregamento do veículo para períodos de menor procura — e, consequentemente, de menores custos e emissões de CO₂. O valor correspondente ao carregamento gratuito será deduzido da fatura mensal da Vattenfall, simplificando todo o processo para o utilizador.
Com a aplicação, os proprietários poderão ainda monitorizar o estado da bateria e o consumo energético em tempo real.
“Estamos a ouvir os nossos clientes. Com esta oferta, queremos criar valor real e acelerar a transição coletiva para uma sociedade mais inteligente e verde”
Alejandro Castro Pérez, Vice-Presidente de Soluções Energéticas da Volvo Cars
Da Suécia para o mundo
O projeto arrancará na Suécia, mas será progressivamente expandido a outros mercados internacionais, afirma a marca sueca em nota de imprensa.
A Volvo irá replicar o modelo em diferentes países europeus e, posteriormente, a uma escala global, através de novas parcerias com fornecedores de energia sustentável.
A marca quer também demonstrar como os automóveis podem desempenhar um papel ativo no ecossistema energético do futuro. Quando a tecnologia Vehicle-to-Everything (V2X) estiver disponível — prevista para 2026 — o programa será alargado a veículos com capacidade de carregamento bidirecional, como o Volvo EX90.
Esses automóveis poderão, por exemplo, fornecer energia à casa do proprietário ou devolver eletricidade à rede pública, transformando-se numa fonte de energia móvel.
Um percurso conjunto
A Volvo Cars e a Vattenfall colaboram à mais de uma década. Desenvolveram em conjunto o primeiro híbrido plug-in a gasóleo do mundo, o Volvo V60, lançado em 2012, e cooperam atualmente no fornecimento de energia 100% livre de combustíveis fósseis para a fábrica da Volvo em Torslanda, na Suécia.
“Aplaudimos esta iniciativa da Volvo Cars, que representa um passo sólido para um futuro de transporte sem emissões. Trabalhar lado a lado para promover o uso de energia limpa é algo verdadeiramente inspirador”
Branislav Slavic, responsável de Clientes e Soluções da Vattenfall nos países nórdicos
“A Volvo Cars, ao oferecer o carregamento gratuito ao domicílio pela Vattenfall na compra de um carro elétrico novo, dá um passo positivo e sustentável. Trabalhar em conjunto para incentivar a utilização de carros elétricos com eletricidade sem combustíveis fósseis, começando pela Suécia, é incrivelmente inspirador,” sublinha Branislav Slavic.



