A XPENG apresentou em Lisboa a nova geração dos G6 e G9, ambos desenvolvidos com foco em carregamento ultrarrápido. Os dois SUV marcam um novo marco na velocidade de carregamento.
Neste artigo:
G6: o SUV Coupé promete 12 minutos de carregamento
O XPENG G6, que chega a Portugal no início de dezembro de 2025, entra no mercado como um SUV Coupé de nova geração assente na Plataforma Integral de 800V em Carboneto de Silício (SiC). A marca afirma que este será o veículo elétrico com o carregamento mais rápido do segmento. Segundo a XPENG, o modelo é capaz de carregar dos 10% aos 80% em apenas 12 minutos, atingindo uma potência máxima de 451 kW e uma autonomia até 535 km WLTP.

O G6 vem equipado com uma nova bateria LFP de 80,8 kWh, disponível nas versões RWD Long Range e AWD Performance. Esta bateria substitui a anterior, de 87,5 kWh, oferecendo uma alternativa mais sustentável e resistente.
Arquitetura de proteção 4-3-4
O modelo Xpeng G6 integra uma arquitetura de proteção 4-3-4, capaz de resistir a temperaturas de 1.000º C e a pressões laterais de 80 toneladas. Segundo a marca, esta solução aumentou em 30% a durabilidade da bateria.
Interior mais avançado e enfoque no conforto
O habitáculo apresenta o novo conceito Super Star-Ring, com materiais premium, volante redesenhado, colunas renovadas, iluminação ambiente modernizada e um painel digital de 10,25”, acompanhado por um ecrã central ultra-HD de 15,6” XPENG.
Os bancos dianteiros incluem aquecimento, ventilação e massagem, ajustáveis em 12 posições, enquanto os traseiros são reclináveis. A bagageira chega aos 571 litros, podendo atingir 1.374 litros com os bancos rebatidos.
Preço e chegada ao mercado
O XPENG G6 estará disponível a partir de 46.678 euros para a versão Standard Range e está disponível em Portugal a partir do início de dezembro.
G9: o SUV de topo consegue 450 km de autonomia me 10 minutos
A nova geração do XPENG G9, apresentado também ontem, posiciona-se como o SUV de referência da marca, destacando-se por incorporar uma das arquiteturas elétricas mais avançadas do mercado.

A nova bateria LFP está disponível em duas capacidades: 79 kWh (RWD Standard Range) e 93,1 kWh (RWD Long Range e AWD Performance), ambas suportadas por tecnologia 5C Supercharging e pela mesma plataforma de 800V SiC utilizada no G6. O carregamento dos 10% aos 80% é igualmente realizado em 12 minutos, mas com uma potência superior, até 525 kW, a mais elevada do setor nesta categoria.
Em apenas 10 minutos, o G9 pode recuperar mais de 450 km de autonomia, alcançando até 585 km WLTP consoante a versão.
Design europeu e habitáculo de luxo
O G9 apresenta um design exterior mais esculpido, com uma nova grelha geométrica e radar 3D integrado. No interior, destaca-se a utilização de materiais suaves em 95% das superfícies e bancos em pele Nappa (pack opcional), com espuma de recuperação lenta e massagem Shiatsu.
As funcionalidades incluem:
- dois ecrãs de entretenimento de 14,96”,
- teto panorâmico triplo,
- bancos traseiros com aquecimento, ventilação e massagem,
- bagageira de 660 litros (1.576 litros com bancos rebatidos)
- frunk com 71 litros Novo XPENG G9 líder em velocida….
Assistência à condução e tecnologia inteligente
O G9 inclui estacionamento totalmente automatizado, manobras autónomas de marcha-atrás e função “summon”, controlável por smartphone ou chave inteligente.
A versão Black Edition traz acabamentos exteriores negros, jantes de 21” escurecidas e pinças de travão em laranja, destacando um perfil mais dinâmico.
Preço e disponibilidade
O XPENG G9 está disponível em Portugal com entrega imediata, com preços a partir de 62.484 euro para a versão RWD Standard Range.
“Novo padrão“
A XPENG reforça que estes dois lançamentos representam “um novo padrão para veículos elétricos inteligentes na Europa”, sustentados por tecnologia desenvolvida internamente: desde o sistema avançado de assistência ao condutor até à arquitetura eletrónica centralizada.
Segundo a marca, o objetivo passa por “moldar a experiência de mobilidade do futuro”, recorrendo à inteligência artificial, a carregamento ultrarrápido e a um modelo de atualização remota contínua (OTA), que garante que veículos como o G6 e G9 continuam a evoluir após a entrega.
Subscreva a Newsletter
Dos mais avançados
A nova geração dos SUV elétricos G6 e G9, com a combinação de plataformas de 800V, carregamento ultrarrápido, baterias LFP de nova geração e um conjunto alargado de funcionalidades inteligentes, coloca a marca chinesa como uma das mais tecnicamente avançadas do setor.
Destaques técnicos: XPENG G6 vs XPENG G9
Comparativo técnico entre os dois SUV elétricos da XPENG já disponíveis em Portugal, destacando arquitetura elétrica, bateria, carregamento, espaço, conforto e preço.
| Categoria | XPENG G6 | XPENG G9 |
|---|---|---|
| Arquitetura elétrica | Plataforma Integral 800V em Carboneto de Silício (SiC) | Plataforma Integral 800V em Carboneto de Silício (SiC) |
| Tipo de bateria | Bateria LFP de 80,8 kWh (versões RWD Long Range e AWD Performance) | Bateria LFP de 79 kWh (RWD Standard Range) ou 93,1 kWh (RWD Long Range e AWD Performance) |
| Potência máxima de carregamento | Até 451 kW | Até 525 kW |
| Tempo de carregamento (10–80%) | Aproximadamente 12 minutos | Aproximadamente 12 minutos |
| Autonomia WLTP | Até 535 km | Até 585 km |
| Consumo energético | N.D | 18,4 kWh/100 km |
| Segurança / Estrutura | Estrutura 4-3-4; bateria com proteção de nível balístico; objetivo de 5 estrelas Euro NCAP | Baterias LFP livres de cobalto, manganês e níquel; foco em desempenho, eficiência e segurança |
| Dimensões (C/L/A) | 4.758 / 1.920 / 1.650 mm | 4.891 / 1.937 / 1.680 mm |
| Distância entre eixos | 2.890 mm | 2.998 mm |
| Bagageira | 571 L (1.374 L com bancos traseiros rebatidos) | 660 L (1.576 L com bancos traseiros rebatidos) + frunk de 71 L |
| Conforto interior | Bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e massagem; 12 vias de ajuste; bancos traseiros reclináveis | Bancos com pele Nappa (opcional), espuma de recuperação lenta, massagem Shiatsu, aquecimento e ventilação; reclinação elétrica traseira |
| Ecrãs e interface | Ecrã tátil central ultra-HD de 15,6” + painel de instrumentos digital de 10,25” | Dois ecrãs de entretenimento de 14,96”; painel digital; teto panorâmico triplo em vidro prateado com bloqueio de 99,99% da radiação UV |
| Suspensão e dinâmica | Calibração com mais de 20.000 ciclos de testes em chassis, suspensão, direção, NVH e sistemas de assistência | Suspensão pneumática ajustável (versão Performance); travagem de 33,9 m (100–0 km/h); enfoque em conforto e estabilidade |
| Funções inteligentes | Ecossistema de cabine Super Star-Ring; atualizações OTA; estacionamento remoto; desbloqueio via NFC | Pacote avançado de assistência à condução; estacionamento totalmente automatizado; marcha-atrás autónoma; função “summon” via smartphone ou smartkey |
| Versões especiais | Versão Black Edition com acabamentos exteriores em preto e jantes de 20” | Versão Black Edition com jantes de 21” escurecidas, pinças laranja e logótipos escurecidos |
| Preço em Portugal | Desde 37.950 € (+ IVA) para o G6 Standard Range | Desde 50.800 € (+ IVA) para o G9 RWD Standard Range |



