O novo Audi Q6 e-tron é a nova aposta da marca. O SUV 100% elétrico começará a ser entregue no terceiro trimestre deste ano.
As encomendas do novo modelo da Audi começam ainda em março e o preço de entrada é de 74.700 euros para o Audi Q6 e-tron quattro, e de 93.800 para o topo de gama SQ6 e-tron.
Neste artigo:
Avanço através da tecnologia
Desempenho de condução e carregamento, maior eficiência e longa autonomia são as caraterísticas que sobressaem no novo modelo, que marca “o próximo passo na transformação da empresa num fornecedor de mobilidade eléctrica premium”.
A marca define o Audi Q6 e-tron como sendo sinónimo de Vorsprung durch Technik, frase alemã que pode ser traduzida como “um avanço através da tecnologia”.
Audi aposta em tração integral no lançamento
Nesta primeira fase de lançamento, o Audi Q6 e-tron estará disponível com duas variantes de modelos com tração integral.
A marca prevê evoluir para outras motorizações e poderá avançar, dependendo do mercado, por modelos particularmente eficientes com tração traseira concebidos para a autonomia, que também marcarão a entrada na série Q6 e-tron.
Se a Audi optar pela configuração RWD, o Audi Q6 e-tron poderá ter uma versão abaixo dos 74.700 euros de entrada atuais, uma vez que os de lançamento têm tração integral e são, consequentemente, dual motor.
O desempenho do Audi Q6 e-tron
Graças à nova arquitetura eletrónica E3 1.2, a série de modelos Q6 e-tron representa a ponta de lança tecnológica do portfólio Audi.
O automóvel vem equipado com motores eléctricos potentes, compactos e altamente eficientes, bem como uma bateria de iões de lítio, composta por doze módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 líquidos). Estas caraterísticas da bateria garantem uma autonomia de até 625 km.
O novo Audi Q6 e-tron tem uma uma potência de 285 kW e um consumo de energia de 19,4-17,0 kW/h (WLTP). Já o SQ6 e-tron tem uma potência de sistema de até 380 kW, quando a função extra é activada, e um consumo de energia em kWh/100 km combinado de18,4-17,5 (WLTP).
O sistema de recuperação avançado do Audi Q6 e-tron1 faz com que 95 por cento de todos os processos de travagem do dia a dia sejam aproveitados, recuperando-se assim até até 220 kW.
Primeiro modelo da plataforma PPE
O Audi Q6 e-tron é o primeiro modelo a ser construído com a nova Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvida em conjunto com a Porsche.
“Construído sobre a nova plataforma PPE, o Audi Q6 e-tron é o próximo salto tecnológico na mobilidade eléctrica premium para os nossos clientes”, afirmou Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, no decorrer da estreia mundial do modelo, realizada na fábrica principal em Ingolstadt.
“O PPE mostra como estamos a reunir conhecimentos especializados dentro do Grupo Volkswagen, tornando assim a mobilidade eléctrica escalável. Graças ao PPE, somos capazes de lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos e, assim, eletrificar ainda mais o nosso portfólio”, acrescentou o CEO da Audi.
A Audi, recorde-se, tem o objetivo de ter modelos 100% elétricos em todos os principais segmentos até 2027, o que será possíbel graças à flexibilidade do PPE.
Acelaração e velocidade
O Q6 e-tron estabelece padrões em termos de desempenho elétrico, autonomia e carregamento para a marca. Graças à nova arquitetura eletrónica E3 1.2, a série de modelos Q6 e-tron representa a ponta de lança tecnológica do portfólio Audi.
O Q6 e-tron quattro acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Já o SQ 6 e-tron demora apenas 4,3 segundos a atingir a mesma velocidade.
255 Km em 10 minutos
O Audi Q6 e-tron permite fazer 255 km em 10 minutos. Não estamos a falar de quilómetros em estrada, como é evidente, mas no tempo de carga necessário para que a bateria tenha carga suficiente para fazer mais 255 km.
Graças à tecnologia de 800 volts e a uma capacidade máxima de carregamento de 270 kW de série, A Audi afirma que até 255 km podem ser recarregados em apenas dez minutos numa estação de carregamento apropriada (High Power Charging, HPC).
O estado de carga (SoC) aumenta de dez para 80 por cento em cerca de 21 minutos. A gestão térmica inteligente, de alto desempenho e preditiva é um componente chave deste desempenho de carregamento.
Carregamento também em paralelo
Equipado com o Plug & Charge, o Audi Q6 e-tron autoriza-se a entrar em estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é ligado e inicia o processo de carregamento.
A automatização do carregamento permite que, se uma estação de carregamento funcionar com tecnologia de 400 volts, o Audi Q6 e-tron ative o carregamento em banco.
A bateria de 800 volts é então automaticamente dividida em duas baterias com a mesma tensão, que podem então ser carregadas em paralelo com até 135 kW.
Dependendo do estado de carga, ambas as metades da bateria são primeiro equalizadas e depois carregadas simultaneamente. O carregamento AC até 11 kW é possível em carregadores domésticos normais.
Um SUV bem dimensionado
O Audi Q6 e-tron1 está posicionado no segmento médio premium e tem um design exterior que o identifica imediatamente com a marca.
O novo SUV da marca dos quatro aros tem um comprimento de 4,7 metros , uma largura de 1,9 metros e uma altura de 1,6 metros , oferecendo o máximo de espaço, conforto e adequação para o uso diário.
A distância entre eixos de 2,9 metros permite bastante espaço para as pernas na segunda fila de bancos.
Com estas dimensões, o Audi Q6 e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros e bagagem e oferece um elevado valor utilitário.
Design não engana: é um Audi
A relação entre uma longa distância entre eixos e balanços muito curtos forma a base para o pacote poderoso e dinâmico visto no exterior dos modelos Q da Audi. O Audi Q6 e-tron também incorpora a linguagem de design específica do e-tron.
A frente vertical apresenta um Singleframe completamente fechado e uma máscara em prata selenito ou preto brilhante, que envolve o Singleframe de forma tridimensional e as entradas de ar laterais.
As luzes diurnas digitais posicionadas em posição elevada conferem ao Q6 e-tron1 um aspeto muito distinto e independente.
A estufa é baixa e esticada sobre a potente carroçaria. É ligeiramente afunilada em direção à traseira e os pilares D, suavemente inclinados, fluem elegantemente para os ombros musculados da carroçaria.
A abertura entre o pilar D e o tejadilho confere ao veículo um aspeto mais dinâmico e faz com que o habitáculo pareça mais esticado e comprido.
Uma linha proeminente que vai das luzes traseiras até às portas traseiras enfatiza a secção superior das “bolhas quattro” – os contornos da carroçaria nos quais se apoiam os pilares D suavemente inclinados.
A Audi chama a este princípio central de design “tornar a tecnologia visível”. A traseira dinamicamente apertada cria uma “mistura de elegância desportiva e poder masculino”, de acordo com a nota de imprensa da marca.
A arquitetura traseira limpa e ampla, com a sua faixa de luz contínua, confere ao Q6 e-tron quattro a clareza e a desenvoltura típicas da Audi.
Primeiro no mundo com luz digital ativa
O Q6 e-tron está equipado com uma assinatura de luz digital ativa que a Audi diz ser uma estreia mundial e que é possível graças a um módulo de software num dos cinco computadores de domínio.
No caso das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, os seis painéis OLED com um total de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido.
“Graças à simbiose perfeita entre o design de iluminação e a nova tecnologia, a luz no novo Audi Q6 e-tron1 parece mais viva e mais inteligente do que nunca. A assinatura de luz digital ativa também aponta o caminho para o futuro da tecnologia de iluminação da Audi”.
Na frente, a assinatura de luz digital ativa é criada pela interação do algoritmo com doze segmentos que aumentam e diminuem a intensidade da luz. Na traseira, todos os segmentos OLED digitais são utilizados para este fim e podem comunicar com o ambiente circundante do veículo de uma forma direcionada (Car-to-X).
Para além dos gráficos normais das luzes traseiras, a luz de comunicação apresenta uma assinatura estática específica das luzes traseiras com símbolos de aviso integrados na luz traseira combinada digital OLED em situações críticas de condução ou de trânsito.
A tecnologia, que está a estrear no Audi Q6 e-tron, também estabelece novos padrões em termos de individualização: Com um total de até oito assinaturas digitais de luz nas redesenhadas luzes diurnas dos faróis Matrix LED e nas luzes traseiras digitais OLED 2.0, os condutores podem individualizar o seu Q6 e-tron1 de uma forma completamente nova.
Interior focado na necessidade do utilizador
Os designers da Audi trabalharam com o intuito de entregar um produto onde o essencil se destacasse do acessório.
O design tridimensional e de alto contraste do interior coloca deliberadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial que é adaptada aos ocupantes em termos de design e ergonomia.
As áreas orientadas para o conforto são concebidas com superfícies generosas e materiais macios. Em contraste, as áreas de controlo de design preciso em preto brilhante de alta qualidade realçam a clareza da interação com o veículo.
O Digital Stage do Q6 e-tron
O interior do Audi Q6 e-tron é baseado na nova arquitetura eletrónica da marca. o chamado Digital Stage é composto pelo ecrã panorâmico Audi MMI e pelo ecrã de passageiros MMI.
O ecrã panorâmico Audi MMI, fino e independente, tem um design curvo e tecnologia OLED e é composto pelo Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e pelo ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas.
A área do condutor foi concebida como uma curva e o ecrã, com a sua forma côncava, está orientado para o condutor. Especialmente para os passageiros da frente, a Audi complementa o palco digital com o ecrã MMI de 10,9 polegadas para o passageiro da frente com Active Privacy Mode, que impede que distraia o condutor em movimento.
Isto permite que o passageiro da frente faça streaming de filmes/conteúdos de vídeo, ajude na navegação ou até encontre uma estação de carregamento, por exemplo.
Bagageira generosa
O novo SUV da Audi tem uma bagageira com 526 litros de espaço de arrumação. Se o banco traseiro for rebatido, o que pode acontecer separadamente (40:20:40), o espaço de arrumação aumenta para 1.529 litros. Estão disponíveis mais 64 litros de arrumação no frunk debaixo do capot dianteiro.
Como resultado, o Audi Q6 e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros e a sua bagagem. Com o seu elevado valor utilitário, cumpre os requisitos que os clientes colocam a um SUV Audi.
A arquitetura eletrónica E3 1.2
O Audi Q6 e-tron é o primeiro veículo da marca alemã equipado com a recém-desenvolvida arquitetura eletrónica E3 1.2,
O nome E3 significa Arquitetura Eletrónica End-to-End. A arquitetura orientada para as funções baseia-se numa” nova estrutura de computadores de domínio com cinco computadores de elevado desempenho (High-Performance Computing Platform, HCP), que controlam todas as funções do veículo – desde as funções de infoentretenimento e de condução até à condução semiautomatizada em fases evolutivas posteriores”.
A arquitetura eletrónica mais potente até à data, em termos de capacidade de computação, estreia-se neste modelo e foi concebida para ser utilizada em todos os futuros automóveis da marca.
Head-Up Display é opcional
Quem quiser o Head-Up Display de Realidade Aumentada terá de o pagar, uma vez que este elemento é um opcional.
O Head-Up Display reflete um grande plano de imagem inclinado através do para-brisas em direção ao condutor e mostra informações relevantes, tais como velocidade, sinais de trânsito, assistência e símbolos de navegação.
O plano de imagem está inclinado para a frente para melhorar a impressão de realidade aumentada, permitindo que o foco do olho humano se mova com ele. Este processo e a grande distância virtual da imagem “criam a impressão de que os elementos apresentados estão a flutuar até 200 metros de distância. O conteúdo virtual é, assim, perfeitamente integrado na realidade.
O Assistente de voz que aprende
O Audi Assistant é o assistente de voz com suporte de Inteligência Artificial (IA), que aprende os comandos.
O novo assistente de voz compreende mais de 800 comandos de voz e aprende continuamente com base no comportamento do utilizador e, assim, fornece apoio à pessoa que conduz.
Este apoio pode ser agrupado em três categorias: sugestões proactivas (as informações de contexto são utilizadas para sugerir proactivamente funções para ativação com base nestes dados), rotinas inteligentes (reconhece automaticamente sequências de funcionamento recorrentes, como a utilização do controlo da climatização do banco a partir de determinadas temperaturas exteriores) e listas inteligentes (como listas de chamadas). Os comandos falados também são apresentados no ecrã (princípio “veja o que fala”). O assistente aprende constantemente com o comportamento do utilizador, apoiando assim o condutor.
Audi Q6 e-tron produzidos em Ingolstadt
O Audi Q6 e-tron, tanto o Quattro como o SQ6, é a primeira série de modelos totalmente elétricos produzidos na fábrica de Ingolstadt.
Chegarão no terceiro trimestre deste ano e, apesar de a marca afirmar que as encomendas começam em março, ainda não está disponível no site da Audi em Portugal.
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A empresa está gradualmente a reequipar todos os locais de produção para o fabrico de modelos totalmente eléctricos, em vez de construir novos. A sua força de trabalho tem recebido formação para enfrentar o novo desafio.
A marca integra “perfeitamente” a série de modelos nas linhas de montagem existentes, tais como a oficina de carroçaria para o PPE. As carroçarias para os modelos PPE são produzidas na fábrica de Ingolstadt, num edifício com cerca de 148.000 metros quadrados. Os componentes da carroçaria para a série Q6 e-tron são fabricados por 328 funcionários por turno e 1.150 robôs com um grau de automatização de 87 por cento, informa a Audi.