Mercedes VISION EQXX Mercedes VISION EQXX

Mercedes VISION EQXX ultrapassa 1.000 km no deserto

O Mercedes VISION EQXX percorreu mais de 1.000 quilómetros no deserto com uma só carga.

Mercedes VISION EQXX
O Mercedes VISION EQXX fez mais de 1.000 quilómetros no deserto @Mercedes-Benz

Percuros desafiante

Nesta que é a sua terceira viagem de longa distância, o veículo de teste da marca alemã suportou temperaturas de 34 graus Celsius e conseguiu bater o seu próprio recorde.

O teste a que se submeteu o Mercedes VISION EQXX teve um perfil que a marca considera “desafiante”, com um percurso que o levou das movimentadas ruas citadinas de Riade e do Dubai ao calor do deserto aberto.

Mercedes VISION EQXX com consumo “excecional”

No final, o consumo de energia foi de 7,4kWh/100k, com temperaturas ambientes que chegaram aos 34 graus Celsius. A Mercedes faz as contas e diz que o consumo equivale a 0,9l/100 km para um veículo a gasolna.

Mercedes
Um percurso “desafiante” @Mercedes-Benz

“Com um consumo excecional de apenas 7,4 kWh/100 km1, o VISION EQXX continua a fornecer dados valiosos para o desenvolvimento contínuo de tecnologias avançadas de eficiência eléctrica” afirmou Markus Schäfer, Membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Diretor de Tecnologia.

Prontos para o mercado global

teste mercedes
condução elétrica “pronta para o mercado global” @Mercedes-Benz

O diretor de Tecnologia da Mercedes-Benz sublinha que, “como esperado, todos os sistemas funcionaram na perfeição nas condições do deserto, enfrentando com facilidade desafios como o acabamento e a temperatura da superfície da estrada, bem como o pó”.

Esta é, garante Markus Schäfer, “mais uma prova de que a condução eléctrica está pronta para os mercados globais”.

De Riade a Dubai

O Centro Mercedes-Benz em Riade, na Arábia Saudita, foi o ponto de partida para esta viagem que tinha como propósito testar a eficiência da tecnologia. O destino foi o recentemente inaugurado Mercedes-Benz Brand Center no Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos.

O percurso de 1.010 km foi completado num tempo total de condução de 14 horas e 42 minutos. O Mercedes VISION EQXX saiu de Riade às 4:15 da manhã com a bateria cheia.

Quando chegou ao Dubai, ainda tinha 309 quilómetros de autonomia quando chegou ao Dubai às 19:57. O percurso incluiu secções urbanas e suburbanas em Riade e no Dubai com tráfego intenso, bem como longas secções de autoestrada no deserto aberto.

Qual a reação ao calor do deserto?

O VISION EQXX já tinha provado por duas vezes a sua capacidade de percorrer mais de 1.000 quilómetros com um único carregamento (Sindelfingen – Cassis e Untertürkheim – Silverstone).

O objetivo desta terceira viagem era maximizar a eficiência em todas as áreas e examinar o desempenho do sistema em condições extremas no deserto.

Mercedes VISION EQXX  no deserto
O Mercedes VISION EQXX reagiu bem ao calor do deserto @Mercedes-Benz

De acordo com a Mercedes, “de particular interesse no calor seco do deserto, que pode atingir os 34 graus Celsius, foi a gestão térmica avançada do automóvel. O sistema inteligente a pedido manteve a unidade de tração eléctrica e o habitáculo frescos”.

O Mercedes VISION EQXX chegou ao destino com bateria que lhe daria para percorrer ainda mais de 300 quilómetros e, contudo, o sistema de ar condicionado esteve operacional durante a viagem.

O “impacto negativo mínimo na eficiência energética” revelado pelo ar condicionado, deveu-se, em parte, à bomba de calor multi-fonte.

“Uma versão mais desenvolvida desta bomba de calor está integrada no Concept CLA Class apresentado no IAA Mobility 2023. Este conceito de produção aproximada antecipa a família de modelos baseada na Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA) e beneficia de uma ampla transferência de tecnologia do VISION EQXX”, afirma a marca em nota de imprensa.

Teto solar reduz consumo

Neste teste, os engenheiros da Mercedes poderam ver que teto solar do VISION EQXX permitiu aumentar a autonomia.

“As 117 células solares são utilizadas para alimentar muitos dos dispositivos auxiliares, reduzindo o consumo de energia do sistema de alta tensão e melhorando ainda mais a eficiência global”.

Nesta viagem entre Riade e o Dubai, o teto solar recolheu 1,8 kWh de energia solar, acrescentando cerca de 24 km à autonomia total. A Mercedes está ainda a estudar se terá vantagens na utilização desta tecnologia na sua produção em série.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *