Em fevereiro foram registados mais de 398.000 carregamentos na rede Mobi.E, de acordo com dados da gestora da rede de mobilidade elétrica.
Neste artigo:
Consumos quase duplicam
Os 398.000 carregamentos registados representam uma subida de 73% face ao registado no mesmo mês de 2023.
Mas se o termo de comparação forem os consumos de energia, os dados apontam para um aumento de 93% em relação ao período homólogo. Em fevereiro, os consumos foram superiores a 7.890.000 kWh.
398.000 carregamentos em fevereiro e janeiro
Curiosamente, os dados da Mobi.E dão conta de que em fevereiro foram feitos praticamente os mesmos carregamentos na rede de carregamento público do que no primeiro mês do ano.
Ao todo, nos primeiros dois meses do ano, realizaram-se mais de 797.500 carregamentos na rede Mobi.E. No acumulado anual, tal representa um aumento de 65% face ao ano passado
A taxa de crescimento de carregamentos na rede Mobi.E reflete o grande aumento da venda de automóveis 100% elétricos (BEV), que pela primeira vez ultrapassou o total de híbridos plug-in em fevereiro.
Rede também cresce
De acordo com os dados agora publicados, a rede de carregamento continua a crescer, acompanhando o maior número de viaturas elétricas na estrada.
Em comunicado de imprensa, é revelado que em fevereiro, integravam a rede Mobi.E 4.570 postos com 8.130 pontos de carregamento de acesso público.
Potência da rede superior a objetivo europeu
A potência da rede é atualmente superior a 249.700 kW. Esta capacidade está 6% acima do objetivo proposto no regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure” Regulation” (AFIR).
No final de fevereiro, cerca de 1.650 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa 36% do total da rede, de acordo com os dados agora divulgados.
9 carregamentos por utilizador
Este ano, em fevereiro, a rede nacional de carregamento gerida pela Mobi.E foi utilizada por mais de 67.800 condutores.
Este número representa um grande incremento do número de condutores a utilizar a rede, representando um aumento de 66% face a 2023.
Em média, em fevereiro, cada utilizador efetuou 9 carregamentos na rede Mobi.E, o que também representa uma subida face ao mes anterior, uma vez que em janeiro cada condutor fez uma média de 6 carregamentos.
Impacto no ambiente
A utilização da rede Mobi.E, permitiu poupar mais de 12 mil toneladas de CO2 nos dois primeiros meses do ano. Seriam necessárias “mais de 210 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono”, afirma a Mobi.E na nota de imprensa.
Leia também:
Existem atualmente 70 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 95 tomadas, em média.