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China adota política “sem fogo, sem explosão” para baterias

O governo chinês anunciou novas normas de segurança para baterias que evitam incêndios mesmo após uma fuga térmica. A China torna-se assim o primeiro país do mundo com uma norma “sem fogo, sem explosão” para as baterias dos veículos elétricos.

Primeira norma a nível mundial

As normas anunciadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China entram em vigor a 1 de julgo de 2026. Os construtores de baterias para veículos elétricos têm assim mais de um ano para se adaptarem às novas normas de segurança.

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Uma norma pioneira a nível mundial @pt.lovepick.com

O regulamento atualizado GB38031-2025 “Requisitos de segurança para baterias de veículos elétricos” é a primeira norma a nível mundial a exigir que as baterias evitem incêndios e explosões mesmo após a ocorrência de fuga térmica interna.

A alteração mais significativa na nova norma é o requisito do teste de difusão térmica.

Baterias “sem fogo, sem explosão”

O regulamento anterior apenas exigia um sinal de aviso cinco minutos antes do incêndio ou da explosão.

Mas a norma agora anunciada pelo MIIT chinês exige que as baterias não se incendeiem ou explodam, mesmo durante eventos de fuga térmica. Além disso, qualquer fumo gerado não deve prejudicar os ocupantes do veículo.

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De acordo com diversos estudos, os automóveis 100% elétricos têm um risco de incêndio muito mais baixo do que os carros com motor a combustão.

Novos testes obrigatórios

Pequim exige que sejam introduzidos novos testes, nomeadamente ensaios de impacto na parte inferior, para avaliar as capacidades de proteção da bateria quando a parte inferior sofre uma colisão, e teste de segurança do ciclo de carregamento rápido, que exige que resistam a 300 ciclos de carregamento rápido sem incêndio ou explosão durante os testes de curto-circuito subsequentes.

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A China tem a primeira norma “sem fogo, sem explosão” do mundo @FreePick

Os especialistas do sector acreditam que a nova norma nacional salvaguarda a segurança das baterias através de protocolos de ensaio rigorosos, atenuando significativamente as preocupações do público quanto aos riscos de combustão espontânea nos veículos elétricos.

Estes requisitos rigorosos agora exigidos pelo governo chinês irão aumentar significativamente a segurança dos consumidores, acelerando simultaneamente a consolidação do sector, de acordo com os especialistas.

Fabricantes dizem estar preparados

Os principais fabricantes de baterias para veículos elétricos afirmam que já desenvolveram tecnologias que cumprem as novas normas. A CATL afirma que produz desde 2020 baterias com tecnologia No Thermal Propagation (NP) de primeira geração. A fabricante lembra que não houve incêndio ou explosão durante um ensaio de colisão de pilar central a alta velocidade a 120 km/h.

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A CATL, maior fabricante mundial de baterias para automóvel, saúda a nova norma, mas diz que exige colaboração @CATL

“A nova norma reduzirá efetivamente o risco de incêndios nas baterias após colisões em veículos de energia nova, protegendo melhor a vida dos consumidores”, afirmou um representante da CATL, sublinhando que o cumprimento destes requisitos exige a colaboração entre os fabricantes de automóveis e os fabricantes de baterias.

Reação a acidente

De acordo com a Reuters, a norma de segurança de baterias já tinha sido aprovada em março, mas apenas agora foi divulgada. Também no princípio da semana, o MIIT publicou normas muito restritivas para a condução autónoma.

A publicação destas normas de segurança mais apertadas surge após um acidente com grande repercussão mediática na China, em que um Xioami SU7 com o autopiloto ligado se despistou, incendiando-se e matando os três ocupantes da viatura.

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