As autoridades não têm dúvidas de que o incêndio que esta madrugada destruiu 12 automóveis Tesla no parque de um concessionário do sul de França foi fogo posto.
O fogo começou de madrugada num concessionário de Plaisance-du-Touch, nos arredores de Toulouse, e causou prejuízos estimados em 700.000 euros, dizem as autoridades.
Neste artigo:
Stand tinha sofrido várias ameaças
Os automóveis estavam colocados num parque fechado, havendo vestígios de que o mesmo foi assaltado. Mas a polícia francesa tem mais provas de fogo posto. O concessionário em causa tem sido alvo de várias ameaças, tendo inclusivamente estado fechado por precaução. Além do mais, a polícia descobriu um buraco na cerca, por onde os criminosos terão entrado.
O caso acontece num momento em que os protestos anti-Musk se sucedem e extravasam as fronteiras dos Estados Unidos. Portugal tem um protesto marcado para este fim de semana, mas são as convocatórias das ações em solo francês que estão a deixar verdadeiramente preocupadas as autoridades.
Protestos contra a política de Musk
Os protestos anti-Musk irromperam nos Estados Unidos após o papel que o milionário tem tido na política da Administração Trump.
De uma forma geral, os protestos têm decorrido de forma pacífica, havendo notícia da participação, em vários, de proprietários de veículos Tesla.
Subscreva a Newsletter
Contudo, os meios de comunicação social norte-americanos noticiam a prisão na última noite de nove pessoas durante os protestos. Existem notícias, também, de vários Tesla vandalizados com cruzes suásticas, havendo vários proprietários que estão a proteger-se colocando autocolantes onde afirmam ter comprado o seu automóvel “antes do Musk ter enlouquecido”.
Apelos a fogo posto
A Tesla está a ser alvo de protestos que já passaram as fronteiras dos Estados Unidos por causa do envolvimento de Elon Musk no governo norte-americano. Em França, os bombeiros chegaram ao local por volta das 4 da manhã e contiveram o fogo nos veículos. Oito deles ficaram completamente destruídos e quatro ficaram muito danificados.
De acordo com o Electrek, extremistas estão mesmo a apelar ao fogo posto às lojas da Tesla em França, chegando mesmo a publicarem instruções online.
Os protestos já estão a decorrer desde o início do envolvimento de Musk com a administração Trump, sob a hashtag #Teslatakedouwn, e estão a assumir muitas formas, havendo inclusivamente proprietários de veículos da marca norte-americana que participam nas demonstrações.
Leia também:
A maioria dos protestos são pacíficos e ocorrem nos Estados Unidos. O fogo posto desta noite nos arredores de Toulouse, França, é o mais grave ocorrido até à data.