O novo Ford Explorer 100 por cento elétrico já pode ser encomendado. Este que é o primeiro EV de passageiros da marca a ser desenvolvido e construído na Europa, está com preço de campanha de 49.066 euros.
Neste artigo:
O Ford Explorer começará a ser entregue dentro de aproximadamente meio ano, mas já é possível fazer a encomenda do veículo que permite até 602 quilómetros de autonomia e tem a opção de tração às quatro rodas.
Ao apresentar o Ford Explorer, a marca sublinha que é o primeiro modelo da Ford “combinando a engenharia alemã, o estilo americano e uma especificação de série superior”.
Ford Explorer com tração integral
O Ford Explorer tem a opção de motorização com tração traseira (RWD) ou tração integral (AWD). Ambas utilizam uma bateria de iões de lítio, níquel-manganês-cobalto (NMC) de longo alcance.
O single motor de tração traseira tem uma potência de 210 kW (286cv) e o de tração integral debita uma potência de 250 kW (340cv).
O carregamento de 10 a 80 por cento demora entre os 26 minutos e os 28 minutos (consoante a versão), utilizando um carregamento rápido de até 185 kW DC para a versão AWD.
O Ford Explorer provou a sua versatilidade e resistência ao tornar-se o primeiro veículo elétrico a dar a volta ao mundo.
Carregamento em toda a Europa
Os condutores do Ford Explorer de toda a Europa poderão, também, aceder e pagar facilmente o carregamento em mais de 600.000 pontos de carregamento da BlueOval Charge Network disponíveis em 36 países europeus, utilizando para o efeito a aplicação FordPass ou a tecnologia Plug & Charge.
Esta rede inclui postos de carregamento de alta potência da IONITY – um consórcio do qual a Ford é membro fundador – e da Allego, com quem a Ford anuncia agora uma parceria para a introdução de carregadores ultrarrápidos nos concessionários Ford.
As marcas continuam a dar grande ênfase à capacidade de aceleração dos modelos elétricos, e a Ford não é exceção.
Em nota de imprensa, a marca afirma que “o Explorer pode acelerar mais depressa do que um Focus ST da Ford Performance, com 340 cv, o que significa que os 100 km/h podem ser atingidos em 5,3 segundos pela versão AWD”.
Arrumação e cofre
O novo 100% elétrico da Ford tem uma capacidade de cerca de 470 litros de arrumação combinada. Este volume inclui a MegaConsole de 17 litros e o seguro My Private Locker.
A porta da bagageira do Ford Explorer tem sistema de abertura automática que é acionado pelo movimento do pé, o que permite que o condutor o abra, mesmo estando carregado.
Equipamento de série de alto nível
O Ford Explorer vai chegar às estradas europeias com duas versões de equipamento, a standart ou premium, cada uma delas com as duas motorizações disponíveis.
Em qualquer das versões, o Ford Explorer tem um equipamento de série de alto nível que inclui, por exemplo, banco do condutor com função de massagem e faróis LED com máximos automáticos.
O sistema de infotentretenimento SYNC Move, com um ecrã tátil central ajustável de 14,6 polegadas, que pode ser levantado e baixado num arco superior a 30 graus, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Também de série são o volante e os bancos dianteiros aquecidos, o banco do condutor com função massagem e o carregamento de telemóvel sem fios. O design interior inclui bancos desportivos com apoios de cabeça integrados e uma barra de som elegante
Versão Premium com atualização dos faróis
A todo o equipamento de série presente nas duas versões, a especificação Explorer Premium vem equipada com uma atualização aos faróis para um sistema Dynamic Matrix LED, igualmente sem encandeamento, tal como os que equipam o modelo standart.
O Ford Explorer Premium tem teto panorâmico de série e um sistema de som B&O com 10 altifalantes e iluminação interior ambiente.
Um teto panorâmico e um pack de assistência
A Ford optou por reduzir os opcionais ao mínimo, dando o máximo nas especificações de série.
Assim é que a marca afirma que os extras opcionais estão limitados a um teto panorâmico, com mais de 1 metro quadrado de superfície de vidro (de série na versão Premium), e um Pack de Assistência ao Condutor.
Este pack incluia porta traseira de abertura em modo mãos-livres, permitindo aceder aos até 450 litros de espaço da bagageira, um head-up display, uma câmara de 360 graus e a tecnologia de Mudança Assistida de Faixa.
Estas características do pack opcional tornam ainda mais eficazes as tecnologias de assistência ao condutor de série.
O Ford Explorer vem equipado em qualquer das versões com 15 tecnologias de apoio à condução, com destaque para o Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop and Go e para o Aviso de Saída em Marcha, concebido para ajudar a evitar acidentes com ciclistas.
Leia também:
O novo Explorer 100 por cento elétrico será o primeiro veículo a ser montado no Centro de Veículos Elétricos da Ford, em Colónia, na sequência de um investimento no valor de 2 mil milhões de dólares.
O preço da versão com autonomia alargada começa nos 53.000 euros (preço com campanha de lançamento). A Ford sublinha que, mais tarde, ficará disponível uma versão com bateria de autonomia standard, cujos preços serão confirmados oportunamente.