Um novo estudo afirma que a pegada ecológica dos veículos elétricos já é menor do que a dos automóveis a combustão. “Sem dúvida alguma”, afirmam os analistas da BloombergNEF.
Neste artigo:
Pegada ecológica menor
Os veículos elétricos estão a ganhar quota de mercado e as motivações para a sua compra podem ser muito diferentes. A questão que se coloca é a de saber se os 100% elétricos (BEV) já têm uma pegada ecológica menor do que a dos veículos com motores a combustão.
Um novo estudo da BloombergNEF (BNEF) responde a essa pergunta com um “sim”, concluindo que os veículos elétricos (EVs) têm emissões de ciclo de vida mais baixas do que os carros a gasolina em todos os casos analisados.
Mais emissões no início do ciclo de vida
O estudo revela que os EVs geram a maior parte das emissões de CO2 no início da sua vida útil, principalmente devido à produção das baterias. No entanto, após percorrerem uma certa distância, a pegada ecológica dos EVs torna-se menor do que a dos carros a combustão interna (ICE) em termos de emissões de CO2.
“No início da sua vida, os veículos eléctricos a bateria, ou BEV, são intensivos em emissões, graças, em grande parte, às necessidades de fabrico das baterias” sublinha Corey Cantor, Senior Associate da BloombergNEF no artigo em que divulga o estudo.
“No entanto, – conclui – uma vez na estrada, os veículos com motor de combustão interna (ICE) ultrapassam rapidamente os BEVS – pelo menos em termos de emissões de CO2 – devido às fortes emissões que os carros que consomem muita gasolina libertam.”
Ponto de equilíbrio varia
O ponto de equilíbrio, ou seja, a distância a partir da qual um EV é mais limpo do que um carro a gasolina, varia consoante o mercado.
Nos EUA, por exemplo, um condutor atingiria o ponto de equilíbrio aos 41.000 km, enquanto na China, esse valor aumentaria para 118.000 km.
Na Europa, esse valor é menor, devido às fontes de produção de eletricidade, nomeadamente com a incorporação na rede de eletricidade gerada por fontes renováveis, como a eólica e solar.
Para determinar o ponto de equilíbrio da pegada ecológica, o estudo da BloombergNEF debruçou-se sobre cinco regiões diferentes: os EUA, a China, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.
“Em qualquer um destes mercados, as emissões de CO2 durante o ciclo de vida de um BEV de tamanho médio fabricado atualmente e conduzido durante 250 000 quilómetros seriam 27-71% inferiores às de veículos ICE equivalentes”, afirma Corey Cantor.
Rede mais limpa, EVs mais limpos
A produção de energia renovável está a aumentar em todo o mundo, o que significa que o ponto de equilíbrio poderá chegar mais cedo no futuro.
A BloobergNEF estima que, em 2030, um condutor nos EUA só terá de percorrer cerca de 21.000 km para que um EV seja mais limpo do que um ICE. Na China, o ponto de equilíbrio seria de 53.000 km.
Carregamento diurno vs. noturno
A intensidade das emissões do carregamento de EVs também varia consoante a hora do dia. Carregar durante o dia, quando há mais energia solar disponível, produz menos CO2 do que carregar à noite e contribui para diminuir a pegada ecológica.
“Atualmente, as empresas de serviços públicos oferecem tarifas para incentivar o carregamento noturno, mas, no futuro, poderão obter uma melhor “rentabilidade ecológica” incentivando o carregamento nas horas de pico das energias renováveis”, sublinham os especialistas.
As melhorias no processo de fabrico dos EVs podem torná-los ainda mais ecológicos. A reciclagem de baterias e a deslocalização da produção podem ajudar a reduzir as emissões do ciclo de vida dos novos EVs e a melhorar a sua pegada ecológica.
EV serão ainda mais ecológicos
O estudo da BNEF conclui que os veículos elétricos são realmente mais limpos do que os carros a gasolina, especialmente quando se considera o ciclo de vida completo do veículo.
À medida que a produção de energia renovável aumenta e a produção de EVs se torna mais eficiente, os EVs verão ainda mais reduzida a sua pegada ecológica no futuro. Uma pegada que diminuirá quanto maior for a taxa de penetração dos veículos elétricos nos principais mercados.
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A BloombergNEF (BNEF) é uma empresa de pesquisa estratégica que cobre os mercados globais de matérias-primas e as tecnologias disruptivas que estão a impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono.