O Volvo EX30 possui a menor pegada de carbono de todos os automóveis Volvo totalmente eléctricos até à data, conclui um estudo interno.
A avaliação do ciclo de vida (LCA) permite dizer que o Volvo EX30 tem menor pegada de carbono da marca, com um total de 23 toneladas por 200.000 km. Este número é aproximadamente menos 60 por cento do que o XC40 ICE (gasolina).
Neste artigo:
Todo o ciclo de vida analizado
O relatório centra-se apenas nas emissões de gases com efeito estufa e debruça-se sobre todo o ciclo de vida do automóvel.
Quer isto dizer que para chegar às conclusões, foram recolhidos dados sobre a pegada de carbono deste a extração e refinação de matérias-primas, até ao fim de vida do automóvel.
“É necessária uma maior transparência sobre os seus desafios para reduzir ainda mais as suas emissões”
Jonas Otterheim, diretor de ação climática da Volvo Cars
Eletricidade de origem eólica potencia BEV
Quando o carregamento é feito com eletricidade de origem eólica, a pegada de carbono do EX30 é ainda menor, quando comparada com as misturas de eletricidade globais ou europeias, em cerca de 42% e 22%, respectivamente.
Em nota de imprensa, a Volvo sublinha a necessidade de acelerar os investimentos em infra-estruturas de energias renováveis a nível mundial para que os automóveis eléctricos atinjam todo o seu potencial climático.
Estudo fornece “informações valiosas”
“A transição para os automóveis eléctricos é fundamental para limitar as alterações climáticas, mas é necessária uma maior transparência sobre os seus desafios para reduzir ainda mais as suas emissões”, afirma Jonas Otterheim, diretor de ação climática da Volvo Cars.
“Ao estudar a pegada de carbono do EX30 e identificar os seus principais materiais e processos, pretendemos fornecer informações valiosas que podem ajudar a orientar as decisões na nossa empresa no sentido de se tornar mais sustentável, bem como na indústria em geral.”
As últimas Avaliações de Ciclo de Vida abrangentes da pegada de carbono feitas pela construtora sueca incidiram sobre três dos modelos 100% eléctricos lançados desde 2019: o Volvo EX40, o EC40 e, agora, o EX30.
Utilização de materiais reciclados
A proporção de materiais reciclados no EX30 é a mais elevada de todos os automóveis Volvo até à data.
Cerca de um quarto do alumínio e quase um quinto do aço são materiais reciclados. Para além disso, 17% de todos os plásticos do automóvel, desde os componentes interiores aos para-choques exteriores, são feitos de material reciclado.
O Volvo EX30 equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) tem um impacto cradle-to-gate (em todo o seu ciclo de vida) de cerca de 14,8 toneladas, o que corresponde a pouco mais de 60 por cento da pegada de carbono total do modelo, afirma o estudo.
Este número inclui as emissões geradas durante a produção de materiais e do automóvel, mas exclui as emissões das fases de utilização e de fim de vida do EX30.
Volvo quer ainda menor pegada de carbono
A construtora sueca planeia conseguir uma ainda menor pegada de carbono no EX30, conseguindo-o com ações tomadas com os fornecedores em toda a cadeia de valor.
Na nota de imprensa, a marca afirma que os seus fornecedores de mercadorias estão a trabalhar para reduzir, até 2025, as emissões do fabrico da bateria LFP em 20% e em 46% no caso da bateria NMC (níquel, cobalto e manganês).
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Uma diminuição que leve a uma menor pegada de carbono, substituindo a utilização de eletricidade durante o fabrico de células por fontes de energia renováveis, aumentando ainda a percentagem de conteúdo reciclado nos seus materiais, bem como reduzir as emissões da sua cadeia de fornecimento.
Com o Volvo EX30, afirma a empresa, “estamos a dar um passo importante em direção ao nosso objetivo de nos tornarmos uma empresa de automóveis totalmente eléctricos até 2030 e ao nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040”.