volta ao mundo volta ao mundo

Ford Explorer é o primeiro 100% elétrico a dar a volta ao mundo

Lexie Alford tornou-se ontem na primeira pessoa a dar a volta ao mundo num veículo elétrico. O companheiro da jovem aventureira foi o novo Ford Explorer 100 por cento elétrico.

volta ao mundo
Ford Explorer completou primeira volta ao mundo num veículo elétrico @Ford

Uma aventura de seis meses

Lexie e o novo Ford Explorer lideraram um comboio de veículos icónicos da Ford, cruzando a linha de chegada em Nice, França, de onde a jovem tinha partido 6 meses antes para dar a volta ao mundo.

A jovem aventureira partiu do mesmo local de Aloha Wanderwell, que há 100 anos – e também ao volante de um Ford – se tornou a primeira mulher a dar a volta ao mundo de automóvel.

“Nesta aventura épica pude conhecer pessoas incríveis dos vários cantos do mundo e atravessei 27 países maravilhosos, ao volante. Mas esta viagem trouxe um conjunto único de desafios”, afirmou Lexie, que também detém o recorde mundial de ser a pessoa mais jovem a visitar todos os países do mundo.

Volta ao mundo para ultrapassar limites

“Foi a honra de uma vida inteira ter sido escolhida pela Ford para circum-navegar o globo no Explorer 100% elétrico, modelo que tem sido como que a minha casa nos últimos seis meses. O meu objetivo era ultrapassar os limites do que é possível fazer num veículo elétrico e tenho orgulho em dizer que o consegui!, rejubila Leslie Alford, após concluir o desafio de dar a volta ao mundo ao volante de um veículo elétrico.

“A Ford quer trazer paixão e emoção aos veículos elétricos na Europa. Há muitos automóveis e SUVs aborrecidos por aí. O novo Explorer representa o carácter único da Ford, que está intrínseco a todos os modelos deste fantástico comboio”, disse Jim Farley, CEO da Ford, que esteve presente na celebração.

Ford Explorer fez 30.000 quilómetros

“Estamos orgulhosos por lançar este novo veículo de passageiros 100 por cento elétrico, concebido especificamente para as estradas e clientes da Europa e, obviamente, capaz de os levar a qualquer parte do mundo”, sublinhou.

A volta ao mundo do Ford Explorer atravessou seis continentes, passou por 27 países e percorreu mais de 30.000 quilómetros, tudo apenas com recurso a energia elétrica.

A viagem foi feita por etapas, com dois troços na Europa, um em África, Oceania e Ásia e dois na América, cobrindo a América do Sul e as estradas dos Estados Unidos.

“A jornada da Lexie representou o derradeiro ensaio ao nosso novo Ford Explorer, enfrentando todo o tipo de condições climatéricas e de estradas, lidando com praticamente todos os cenários de carregamento”

Martin Sander, Diretor-Geral da Ford Model e na Europa

Veículo 100% elétrico supera desafios

“Enfrentando cortes de energia em África, falta de infraestruturas de carregamento no deserto de Atacama, no Chile, estradas não pavimentadas, passagens de montanha e condições de gelo, o feito provou o que é possível fazer com um veículo elétrico”, afirma a Ford em nota de imprensa sobre a volta ao mundo do Ford Explorer.

“A jornada da Lexie representou o derradeiro ensaio ao nosso novo Ford Explorer, enfrentando todo o tipo de condições climatéricas e de estradas, lidando com praticamente todos os cenários de carregamento”, disse Martin Sander, Diretor-Geral da Ford Model e, Europa.

Ford Explorer aventura
No deserto do Yucatan @Ford

“O modelo incorpora o verdadeiro espírito de ‘poder fazer’ desta empresa, aproveitando esta grande oportunidade para nos testar a nós próprios, mas também às infraestruturas de carregamento do mundo. A travessia da linha de chegada de hoje prova o que se pode fazer no novo Ford Explorer 100 por cento elétrico, e estamos muito satisfeitos por os clientes poderem, muito em breve, descobrir por si próprios” sublinha.

Preço na Europa

O Ford Explorer chega à Europa com um preço a partir de 53.000 euros (preço com campanha de lançamento) para as versões de autonomia alargada.

A unidade que Lexie utilizou para dar a volta ao mundo foi uma versão de pré-produção do Ford Explorer, modelo que passa agora a estar disponível para encomenda. Ao longo da viagem, utilizou uma variedade de soluções de carregamento, de tomadas de parede de 2,2 kw AC, a carregadores rápidos DC, ou a um pack de carregamento portátil.

Ao longo dos 30.000 quilómetros do desafio “Charge Around The Globe”, Leslie contou com o conforto disponibilizado pelo Ford Explorer, nomeadamente da MegaConsole, solução de arrumação presente no habitáculo que pode receber três garrafas de bebida de 1,5 litros, com espaço de sobra, banco do condutor aquecido e com função massagem e o sistema de infoentretenimento SYNC Move  ativado por voz, com um ecrã tátil ajustável, características que são de série nas versões Ford Explorer e Ford Explorer Premium.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *