A Peugeot voltou a liderar em fevereiro as matrículas de automóveis 100% elétricos em Portugal, depois de a Tesla continuar a tendência de queda acentuada.
A marca norte-americana tem uma queda de -52,6% em fevereiro, com uma quebra acumulada nas vendas em janeiro e fevereiro de -45,1% relativamente a 2024. Mas só os números de março poderão ser considerados definitivos e levar a ilações mais informadas.
Neste artigo:
Peugeot vê vendas subirem exponencialmente
Em contraciclo, a Peugeot viu os seus números subirem exponencialmente em fevereiro.
A marca francesa foi a que mais automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos vendeu, com 630 unidades matriculadas, o que dá um aumento de 697,5% relativo ao mesmo período homólogo.
Os dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, indicam que os veículos 100% elétricos (BEV) têm uma oscilação de quota relativamente a janeiro. No total do mercado automóvel português, os veículos elétricos representam agora 20,3% dos veículos de passageiros novos, quando no primeiro mês do ano esse valor era de 22,5%.
Gasolina continua a liderar
Diz a ACAP – Associação Automóvel de Portugal que “de janeiro a fevereiro de 2025, 65,8 por cento dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos”.
“Em particular, continua a associação, verifica-se que 21,2 por cento dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos. Reportando-nos apenas ao mês de fevereiro, o peso dos elétricos foi de a 20,3 por cento do mercado.
No global, a compra de ligeiros de combustão novos continua a perder importância, mas os automóveis ligeiros de passageiros a gasolina continuam a ser os mais procurados, com 28% do total das novas matrículas registadas. No outro extremo, estão os motores a gasóleo, que representaram apenas 1,4%.
Híbridos plug-in com pouca procura
Nos veículos movidos a novas energias (NEV), que incluem híbridos plug-in e híbridos simples, destaque-se o facto de apenas 11,9% dos vendidos em Portugal tenham sido híbridos plugin (PHEV), seja com motores a gasolina ou a gasóleo.
Aliás, a venda de automóveis ligeiros 100% elétricos superou a dos híbridos plug-in. Com 3.843 unidades vendidas, os BEV representavam 20,3% dos ligeiros de passageiros vendidos em fevereiro, enquanto os PHEV foram 11,9% das vendas.
Quem não está preparado para o veículo 100% elétrico opta pelos híbridos simples (HEV), em que o motor de combustão tem uma pequena ajuda de um motor elétrico. Os HEV representaram 24,4 por cento das vendas em fevereiro.
O Top dos 100% elétricos
No top das marcas mais vendidas no segmento dos automóveis elétricos, o destaque – já se disse – vai para mais uma queda da Tesla, que perdeu a liderança do mercado português.
No mês, a Peugeot é a marca mais vendida, com 630 unidades. Diz a Stellantis que o Peugeot 208 foi o carro mais vendido. Segue-se a Tesla com 547 unidades matriculadas e a BMW com 413.
Destaque ainda para a BYD (291 automóveis/136,6% de crescimento homólogo), e para a Mercedes-Benz (218/14,7%). A Volvo está a registar uma quebra de vendas, mantendo-se, no entanto, como uma das marcas mais vendidas (187/-3,6%). Já a Renault navega à boleia do seu R5 com 185 unidades vendidas em fevereiro e um incremento de vendas de 79,6%).
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Em termos acumulados, de janeiro a fevereiro de 2025, o mercado registou um decréscimo de 5,4 por cento. Já relativamente ao mês de fevereiro, com um total de 22.989 veículos matriculados, registou-se uma retração de 2% no mercado automóvel português.