Portugal é o segundo mais barato Portugal é o segundo mais barato

Portugal é o 2º mais barato para carregar automóveis elétricos

Portugal é o segundo país da Europa onde é mais barato carregar um automóvel elétrico. O mais caro é a Noruega.

Portugal com custo de 3,2 euros

Dados do Observatório Europeu de Combustíveis Alternativos (EAFO) revelam que o custo mínimo de carregamento para se fazer 100 quilómetros (€/100km) é em Portugal de 3,2 euros.

Com este valor, apenas a Islândia tem um custo de carregamento inferior a Portugal, com o custo por 100 km a cifrar-se em 2,9 euros.

Como são feitos os cálculos

Os cálculos foram feitos para uma sessão típica de carregamento rápido DC para um Tesla Model 3 em pontos de carregamento público.

carregamento mais barato
Cálculos foram feitos com base no carregamento de um Tesla Model 3@Frolopiaton Palm/FreePick

A EAFO disponibiliza uma calculadora que permite encontrar o valor para uma sessão e de 25 minutos para gerar carga de bateria, sendo os dados de preços obtidos diretamente dos operadores de pontos de carregamento.

Diz a EAFO: “os preços baseados na energia ou no kWh são a componente predominante e, por vezes, mesmo a única componente de preço aplicada pelos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) e pelos Fornecedores de Serviços de Mobilidade Eletrónica (PSM) na Europa, em particular nos carregadores rápidos de corrente contínua. A nossa calculadora do custo de uma sessão de carregamento simula, portanto, o preço do kWh para uma sessão de carregamento num posto de carregamento de corrente contínua num país à escolha. A nossa calculadora simula uma sessão de carregamento de 10% a 80% do SoC da bateria para os modelos BEV mais populares dos diferentes segmentos de automóveis”.

A calculadora do preço mensal do carregamento “tem em consideração os preços médios do carregamento privado e público no país selecionado e calcula um custo mensal estimado. Enquanto que para o carregamento privado assumimos o preço médio da eletricidade, para o carregamento público aplicamos um preço ponderado que tem em conta a medida em que os CPO e os MSP locais aplicam, em média, uma componente de preço da energia (taxa kWh), uma componente baseada no tempo (EUR/min ou hora) ou uma componente de sessão fixa (EUR/sessão).”

Islândia é o país mais barato

De acordo com os dados, Islândia, Portugal e Finlândia são os países onde é mais barato carregar um automóvel elétrico. Em contrapartida, Eslovénia e Noruega são aqueles onde é mais caro o carregamento.

Na Islândia, a penetração dos automóveis elétricos também é grande, fundamentalmente na sua capital, Reiquiavique. O facto de ter o preço mais barato de carregamento na Europa explica-se com os abundantes recursos de energias renováveis, nomeadamnte geotérmicas.

As disparidades nos custos de carregamento de um automóvel elétrico na Europa podem ser vistos no gráfico que publicamos e que é da autoria do coletivo Visual Capitalist.

Noruega tem o carregamento mais caro

onde é mais barato carregar
@Visual Capitalists

Para se ter uma ideia, se em Portugal o custo de carregamento para 100 km está nos 3,2 euros, na Noruega os consumidores têm de pagar 18,9€/100km.

Este é um dado curioso, uma vez que a Noruega é o país do mundo onde a penetração dos veículos elétricos é maior, com os 100% elétricos a representarem, em agosto, 96% das vendas de automóveis novos.

De acordo com os dados do Observatório Europeu de Combustíveis Alternativos, a França e a Alemanha, duas das maiores economias do continente, estão entre os países cujas taxas públicas de carregamento de EV se situam em torno da média europeia. Estes dois países estão acompanhados por Croácia, Itália, Dinamarca e Suécia.

Fonte de eletricidade e impostos

As disparidades nos custos de carregamento em toda a Europa podem ser atribuídas a vários factores, incluindo a fonte de eletricidade, os impostos e as políticas governamentais, sendo que os países com recursos renováveis abundantes tendem a ter custos mais baratos porque são menos dependentes de combustíveis fósseis importados.

Por outro lado, os países com impostos elevados, taxas de rede ou dependência de importações dispendiosas, como a Dinamarca e a Alemanha, registam preços mais elevados.

Mais pontos de carregamento públicos do que nunca

Os Países Baixos lideram a Europa com mais de 154.000 pontos de carregamento públicos de veículos elétricos.

A Alemanha e a França têm extensas redes públicas de carregamento de EV, com ambos os países a ostentarem mais de 125.000 pontos de carregamento públicos. A Alemanha está apenas atrás dos Países Baixos com 130.828, enquanto a França está em terceiro lugar com 127.530, de acordo com dados da EAFO.

Em Portugal, a Mobi.E contabilizava 9.357 pontos de carregamento no país em setembro, com uma média de 81 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia.

“Quanto ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, de janeiro a setembro, foram poupadas cerca de 70 mil toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 1.200.000 árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono”, afirma a entidade gestora de rede de mobilidade elétrica.

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