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Range Rover Electric enfrenta 50 graus no deserto

O Range Rover Electric está a ser posto à prova no inclemente deserto dos Emirados Árabes Unidos.

Os testes mais intensivos

O primeiro todo-o-terreno 100% elétrico da Range Rover está a ser submetido aos mais intensivos testes jamais feitos pela marca no deserto, depois de já ter passado a prova do frio nórdico.

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O Range Rover Electric está a ser testado no deserto @JLR

Os protótipos do Range Rover Electric estão a ser testados nos Emirados Árabes Unidos, debaixo de temperaturas que alcançam os 50 graus celsius com humidade de 90%, não só nas areias do deserto, mas também na cidade. Os todo-o-terreno estão também a rolar em circuitos urbanos com as mesmas condições atmosféricas.

De acordo com a marca, “a distribuição de peso bem equilibrada e um sistema de suspensão avançado mantêm o controlo e a estabilidade sem esforço através da areia, funcionando com a máxima compostura. Os sistemas de tração sem compromissos proporcionam binário instantâneo, permitindo uma aceleração rápida, capacidade de resposta e uma condução refinada, mesmo ao navegar por diversas formações de dunas”.

Testar conforto e performance

O objetivo dos testes por que estão a passar os protótipos do Range Rover é provar que o futuro Range Rover de luxo mantém o conforto no habitáculo sem comprometer a sua performance mesmo nas condições mais desafiantes.

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Em simultâneo, está a ser testado o novo sistema de Gestão Inteligente do Binário. Este sistema distribui a tarefa de gestão da patinagem das rodas diretamente para cada unidade de controlo individual da tração eléctrica, reduzindo o tempo de reação do binário em cada roda de cerca de 100 milissegundos para apenas 1 milissegundo, proporcionando um melhor controlo da tração durante a condução em areia fina.

Um dos desafios superados com êxito foi a escalada do “Big Red”, a mais imponente elevação do deserto de Al Badayer, em Sharjah, que se ergue a 100 metros de altura. Os Range Rover Elétricos tiveram que superar essa subida cinco vezes consecutivas sem qualquer perda de desempenho, antes de prosseguirem para o próximo teste.

Um dos maiores desafios

O diretor-executivo de engenharia de produto da Range Rover não hesita em afirmar que os testes no deserto são essenciais:

“Um clima quente é um dos maiores desafios para qualquer veículo elétrico a bateria, devido à necessidade de arrefecer o habitáculo e otimizar o desempenho da bateria ao mesmo tempo.

“O desafio adicional de conduzir na areia exige um binário controlado a baixa velocidade, pelo que os nossos sistemas de controlo da tração e de gestão térmica especialmente desenvolvidos trabalham em harmonia para garantir que o fornecimento de potência não é afetado”.

Range Rover Electric passa com distinção

Thomas Müller conclui que o Range Rover Electric passou os testes com distinção: “os nossos testes demonstraram que, neste clima, conduzindo repetidamente o equivalente a 100 metros de subida em areia fina, o Range Rover Electric iguala a performance dos seus equivalentes a combustão interna; em alguns casos, ultrapassando-os mesmo – graças à introdução destas novas funcionalidades.”

A marca diz mesmo, em nota de imprensa, que “o Range Rover Electric proporciona uma eficiência impressionante, ultrapassando o desempenho dos testes térmicos registados em qualquer Range Rover na areia. Desafiando todas as limitações, o desempenho térmico exemplar foi mantido continuamente durante a condução intensiva e prolongada no deserto”.

Desde dezembro do ano passado que a marca criou uma lista de espera para o Range Rover Electric. O todo-o-terreno 100% elétrico de luxo ficará disponível para encomendas a partir de 2025.

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