Honda 0 Honda 0

Série Honda 0 foi apresentada e chega ao mercado em 2026

A Honda escolheu o CES2025 para fazer a estreia mundial de dois protótipos 100% elétricos. O Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV são dois modelos da série Honda 0 que serão introduzidos nos mercados globais a partir de 2026.

Série Honda 0 com dois automóveis

A marca nipónica já o ano passado tinha escolhido Las Vegas para apresentar os seus modelos concetuais que, entretanto, foram desenvolvidos para darem lugar aos dois protótipos da série Honda 0.

Honda 0
A Honda apresentou uma berlina e um SUV elétricos que chegam em 2026 @Honda

No CES2025, a marca nipónica apresentou dois protótipos 100% elétricos. A berlina Honda 0 Saloon e o Honda 0 SUV. Os dois chegarão ao mercado no próximo ano.

Honda 0 Saloon

O concept propunha um novo valor dos automóveis elétricos como “espaço para as pessoas”. Este conceito foi desenvolvido até chegar ao protótipo do Honda 0 SUV, de tamanho médio, que será o primeiro modelo da série Honda 0.

O Honda 0 Saloon mantém o mesmo design do modelo concetual, com um perfil baixo e um estilo desportivo que o distingue das outras berlinas elétricas, e com um interior com um espaço que a própria marca afirma ser mais espaçoso do que as pessoas esperariam com base nas dimensões exteriores.

Honda 0 Saloon
O Honda 0 Saloon tem uma silhueta diferente @Honda

O construtor pretende que Honda 0 Saloon seja introduzido em primeiro lugar no mercado norte-americano em 2026, chegando depois ao Japão e Europa.

Honda 0 SUV

O Honda 0 SUV foi desenvolvido a partir do concept Space-Hub, pela primeira vez mostrado o ano passado, também no CES, a principal feira de eletrónica para o consumo a nível mundial.

Honda 0 SUV
O Honda 0 SUV chega aos EUA nos próximos 6 meses @Honda

O Honda 0 SUV viu o seu espaço aumentado, tendo os designers conseguido “um habitáculo espaçoso com um campo de visão excecionalmente claro e sem restrições, com grande flexibilidade.”

O modelo terá uma estimativa de atitude de alta precisão e controlo de estabilização baseados em sensores giroscópicos 3D, tecnologia que a Honda acumulou através do desenvolvimento das suas tecnologias de robótica originais, para permitir uma dinâmica à vontade do condutor em várias superfícies de estrada.

Sistema operacional ASIMO

Os modelos da série 0 da Honda serão equipados com o ASIMO OS, um sistema operacional de veículo original desenvolvido pela Honda, que será a tecnologia central para alcançar o valor “Wise” da série EV global e que também foi apresentado agora no CES 2025.

O sistema operativo tem o nome do robô humanoide capaz de andar de forma autónoma, desenvolvido como parte da investigação tecnológica fundamental da Honda, com o objetivo de ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, coexistir com as pessoas da sociedade.

Do robô aos automóveis

A Honda iniciou a investigação e o desenvolvimento da robótica em 1986 e apresentou o ASIMO em 2000, tornando-se um ícone no domínio da robótica entre os anos 2000 e 2010.

Honda ASIMO
o robô humanoide ASIMO @Honda

A Honda tem continuado a desenvolver as suas tecnologias de robótica, “incluindo as que reconhecem ambientes externos e o controlo autónomo do comportamento, permitindo ao ASIMO compreender as intenções das pessoas à sua volta”.

Os automóveis da série Honda 0 combinam essas tecnologias robóticas com tecnologias de inteligência avançadas, oferecendo um valor único para veículos definidos por software (SDV).

Controlo elétrico dos sistemas

Como plataforma de software, o ASIMO OS aplicará o controlo integrado de unidades de controlo eletrónico (ECU) para sistemas de veículos como a condução automatizada/sistemas avançados de assistência ao condutor (AD/ADAS) e o sistema de infoentretenimento no veículo (IVI).

Honda ASIMO OS
O ASIMO OS foi apresentado em Las Vegas @Honda

As funções e os serviços sujeitos a atualizações constantes over the air (OTA) incluem os que aumentam o valor do “espaço” e a experiência de utilização digital. Também o controlo integrado de dinâmica exclusivo da Honda, que determina o prazer de condução, permitindo ao condutor sentir-se em sintonia com o veículo, será constantemente utilizado.

Condução automatizada de Nível 3

Os dois automóveis da série Honda 0 deverão estar equipados com condução automatizada de Nível 3 (eyes-off), de que o construtor nipónico foi pioneiro mundial no Japão em 2021.

Numa primeira fase, a condução automatizada de Nível 3 estará disponível nos automóveis Honda 0 apenas em situações de congestionamento de tráfego nas autoestradas, ganhando funções com atualizações OTA.

AI expande condução automatizada

Para este fim, a Honda aplicou uma tecnologia de AI de que é proprietária e que combina a tecnologia de aprendizagem não supervisionada do Helm.ai e os modelos de comportamento de condutores experientes, “que permitem à AI aprender com quantidades menores de dados e expandir eficientemente a gama de situações em que a condução automatizada e a assistência ao condutor podem estar disponíveis”.

Honda 0
Os dois Honda 0 terão condução autónoma de Nível 3 @

Além disso, a Honda aplicará a sua AI cooperativa original desenvolvida através da investigação sobre pessoas e mobilidade para melhorar ainda mais a precisão do comportamento cooperativo, tal como ceder o direito de passagem a outros na estrada, o que é difícil mesmo para um condutor humano.

Subscreva a Newsletter

“Ao aplicar estas tecnologias avançadas, a Honda irá criar um sistema de assistência ao condutor altamente fiável, capaz de responder rápida e adequadamente a situações inesperadas, como um animal que entra na faixa de rodagem ou um objeto que cai na estrada”.

Condutor poderá realizar segunda tarefa

Com a condução automatizada de Nível 3, o veículo será responsável pela condução, o que permitirá a um condutor humano efetuar uma “segunda tarefa” enquanto se dirige para o seu destino, quer seja ver um filme ou participar remotamente numa reunião.

“A Honda irá avançar ainda mais com as suas tecnologias e tornar-se-á o primeiro fabricante de automóveis a alargar a aplicação das funções de “olhos desligados” a todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade”, promete a marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *