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Tecnologia V2G: condutor ganha 100 dólares em 2 horas

Graças à tecnologia V2G, condutor de um Nissan Leaf ganhou 100 dólares australianos em 2 horas ao injetar na rede elétrica parte da energia da bateria do automóvel.

Nissan Leaf tecnologia V2G
Os 100% elétricos da Nissan têm a tecnologia V2G @Nissan

Australiano aproveita a tecnologia V2G

A tecnologia V2G (Vehicle to Grid, ou do veículo à rede) é a tecnologia que permite que os automóveis elétricos devolvam energia à rede quando tal for necessário. O australiano Stuart White fez isso quando a rede registava um pico de procura numa onda de calor e ganhou 100 dólares australianos em duas horas, “enquanto nadava e bebia umas cervejas.”

Stuart White, o condutor, é diretor do Instituto para o Futuro Sustentável da Universidade de Tecnologia de Sydney e utiliza todos os recursos disponíveis para deixar uma menor pegada ecológica.

Devolver energia à rede

Assim é que carregou a bateria do seu Nissan Leaf durante o dia e sem custos, com recurso aos painéis solares instalados no telhado, até atingir o limite de 62 kWh.

V2G na austrália
A wallbox di-direcional da casa de Stuart White é uma das poucas existentes na Austrália @Stuart White/The Driven

Num artigo que escreveu para o The Driven, White conta que a 29 de fevereiro, o preço de energia em Nova Gales do Sul atingiu valores muitos elevados por causa da onda de calor que se fazia sentir.

Durante as duas horas, a sua bateria desceu para 75% da capacidade, mas o australiano viu 100 dólares serem depositados na sua conta.

Tecnologia V2G com potencial enorme

“O preço de venda na minha aplicação Amber subiu para 17 dólares/kWh, por isso aproveitei a oportunidade para ajudar a rede descarregando o nosso Nissan Leaf através do carregador bidirecional Wallbox Quasar, naquela que é uma das poucas instalações residenciais deste tipo atualmente existentes na Austrália”, escreve Stuart White.

O potencial da tecnologia V2G”é enorme”, afiança Stuart White, que cita um relatório da EnX para a ARENA onde se afirma que “até 2050, o armazenamento utilizável na frota de veículos eléctricos na Austrália será quase quatro vezes superior aos requisitos de armazenamento da Austrália e representará uma das opções de armazenamento de custo mais baixo”.

Capacidade superior já em 2030

No início da década de 2030, afirma o relatório, “a capacidade será superior a todas as outras formas de armazenamento no mercado energético australiano. Mesmo com a atual frota de veículos eléctricos, a capacidade de armazenamento equivalente é de cerca de 13,5 GWh ou 70 vezes a capacidade da reserva de energia de Hornsdale“, a grande reserva de eletricidade do sul da Austrália que usa as Powerbank da Tesla para armazenar eletricidade.

Stuart White não tem dúvidas quanto ao papel do seu país: “a Austrália, de todos os países, é o que está em melhor posição para aproveitar esta oportunidade de integrar o rápido crescimento dos EV em benefício dos consumidores e da transição energética”.

Tecnologia já experimentada em Portugal

A tecnologia V2G foi experimentada em Portugal, num projeto que envolveu a Nissan, a Galp e a EDA e que se realizou na ilha de São Miguel, nos Açores, durante 90 semanas.

O projeto V2G em São Miguel
O projeto em São Miguel durou 90 semanas @Nissan

O objetivo deste projeto foi o de “estudar o impacto que a integração de 10 LEAF e e-NV200 teria na eficiência daquela rede, nos próprios automóveis e nas emissões de gases de estufa”.

Os dados permitiram concluir que as baterias de uma frota de 10 Nissan LEAF e e-NV200 permitiram injetar na rede elétrica da ilha de São Miguel, nos Açores, energia suficiente para alimentar diariamente 32 residências açorianas.

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