A Xiaomi, gigante chinesa de tecnologia, estreou-se no mercado de veículos elétricos com estrondo, recebendo 50.000 “encomendas firmes” do SU7 nos primeiros 27 minutos.
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SU7 com preço abaixo dos 28 mil euros
O lançamento oficial do SU7 decorreu ontem em Pequim. No evento, Lei Ju, fundador e CEO da Xiaomi, revelou que o preço de entrada da versão standard será de 215.800 yuan, o equivalente, ao câmbio atual, a 27.667 euros, enquanto o modelo topo de gama, o Max, custará 299.900 yuan (38.432 euros).
Lei Ju não se comprometeu com qualquer data para a entrada do SU7 nos mercados internacionais. Para já, o foco está totalmente centrado na China, mas a Xiaomi já afirmou a sua ambição de se tornar num dos cinco maiores construtores mundiais dentro de 15 a 20 anos.
Os preços altamente competitivos do automóvel da Xiaomi, não significam um automóvel de gama baixa. Pelo contrário, o SU7 impressiona pelas suas caraterísticas e equipamento.
Autonomia de 700 quilómetros
O novo automóvel tem autonomia de 700 km na versão base, podendo chegar aos 810 km na versão Max.
Na versão topo de gama, o SU7 tem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,78 segundos e uma velocidade máxima de 265 km/h.
O SU7 está disponível em três versões – Standard, Pro e Max – e será vendido em nove cores.
A versão standard está equipada de série com o sistema de condução inteligente da marca, o Xiaomi Pilot Pro, enquanto as outras duas têm uma versão mais avançada, o Xiaomi Pilot Max equipado com Lidar.
5,4 milhões de quilómetros
Três anos depois de anunciar o envolvimento da marca na produção automóvel, a Xiaomi apresenta oficialmente o SU7. O rápido desenvolvimento do produto explica-se com as parcerias que a empresa fez. Na apresentação, foi dado destaque aos líderes de alguns dos principais construtores chineses, entre as quais a BYD ou a Li Auto.
“Não está na altura de os utilizadores do Tesla Model 3 fazerem um upgrade?”
Lei Ju, fundador e CEO da Xiaomi
Até chegar à apresentação, o Xiaomi SU7 fez 5,4 milhões de quilómetros de testes em todo o território chinês. “É tão difícil fazer um automóvel – confessou Lei Ju no início da apresentação – mas não esperava que a Apple desistisse”, brincou.
“Muitas pessoas perguntam-me para quem é que o Xiaomi SU7 foi concebido” – disse o fundador e CEO da Xiaomi na apresentação. “A minha resposta é: não está na altura de os utilizadores do Tesla Model 3 fazerem um upgrade?”
Dos 0 aos 100 em 2,78 segundos
As variantes Xiaomi SU7 Standard e Pro são de tração traseira com um único motor e tempos de 0-100 km/h de 5,28 segundos e 5,7 segundos, respetivamente. A versão Max é alimentada por motores duplos e pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,78 segundos.
As versões Xiaomi SU7 Standard e Pro são construídas na plataforma regular de 400 V, enquanto a versão Max é construída numa plataforma de 800 V.
15 minutos de carregamento dão para muito
A plataforma de tensão mais elevada resulta num carregamento mais rápido, com as versões Standard e Pro a obterem 350 quilómetros de autonomia com um carregamento de 15 minutos, enquanto a versão Max obtém 510 quilómetros de autonomia com um carregamento de 15 minutos.
A versão Standard do Xiaomi SU7 é alimentada pela bateria blade da BYD, de fosfato de ferro e lítio (LFP) com uma capacidade de 73,6 kWh e uma autonomia CLTC de 700 quilómetros.
A versão Pro é alimentada pela bateria Shenxing da CATL, com uma capacidade de 94,3 kWh e uma autonomia CLTC de 830 quilómetros.
O Xiaomi SU7 Max é alimentado pela Bateria Qilin da CATL, com uma capacidade de 101 kWh e uma autonomia CLTC de 800 quilómetros.
“Founder edition”
A funcionalidade de condução assistida por piloto urbano NOA do Xiaomi Pilot Max começará a ser testada pelos utilizadores em abril, disse Lei no lançamento.
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Os clientes que comprarem um SU7 até 31 de dezembro de 2024 receberão acesso vitalício gratuito ao Xiaomi Pilot Pro ou ao Xiaomi Pilot Max.
Os primeiros 5.000 a comprarem qualquer modelo do Xiaomi SU7 recebeberão a “founder edition”, que incluirá a assinatura na carroçaria e um certificado autenticado pelo CEO da Xiaomi, Lei Ju.