Numa reviravolta estratégica surpreendente, a Tesla terá cancelado o desenvolvimento do seu aguardado carro económico elétrico, que era visto como fundamental para a expansão da empresa para o mercado de massas. Elon Musk nega.
Neste artigo:
A decisão representa o abandono de um dos principais objetivos de Elon Musk, que frequentemente caracterizava o carro acessível como a sua “principal missão”.
Elon Musk nega notícia
A notícia é avançada pela Reuters, que cita três fontes diferentes e documentos internos a que teve acesso. Elon Musk, o dono da Tesla, reagiu na rede social X: “A Reuters está a mentir (outra vez)”.
Pouco depois de ter afirmado que a agência noticiosa estava a mentir, Musk voltou ao antigo Twitter para anunciar que o robotaxi da Tesla será apresentado a 8 de agosto.
O passo dado por Elon Musk de anunciar a data da apresentação do robôtaxi da Tesla reequilibrou as contas em termos de ações e pôs os analistas especializados a pensar.
Pedro Pacheco, vice-presidente da Gartner, afirma mesmo que depois da apresentação do robôtaxi, seguir-se-á a do Model 2.
Analistas acreditam no Model 2
Em publicação no Linkedin, Pedro Pacheco afirma que o robotáxi é “um modelo que deverá partilhar muito com o Model 2. A abordagem de apresentar o Robotaxi primeiro é correcta, uma vez que pode funcionar como um modelo chamariz para o Model 2 mais ‘convencional'”.
Para o analista, “isto significa que, apesar de 2024 poder vir a ser um ano difícil em termos de crescimento de vendas, o Model 2 poderá proporcionar um impulso de vendas em 2025”.
De um modo geral, trata-se de algo muito normal no sector automóvel: marcas de topo como a Audi, a BMW e a Mercedes (e muitas outras) só conseguiram impulsionar um grande crescimento das vendas aumentando substancialmente a sua gama de modelos e o mesmo se aplicará à Tesla.
Cancelamento do projeto do carro económico
O projeto do carro económico, conhecido internamente na Tesla como NV91 e externamente como H422, terá sido suspenso em definitivo, de acordo com a notícia agora veiculada.
Mensagens internas da empresa, a que a Reuters teve acesso, confirmam o fim do projeto, instruindo os fornecedores a suspenderem todas as atividades relacionadas com o H422/NV91. As reuniões sobre o projeto foram canceladas e alguns engenheiros foram transferidos para outras áreas da empresa. Um membro da equipa do programa do carro acessível agradeceu aos engenheiros pelos seus esforços e pediu-lhes que documentassem o que tinham aprendido.
Motivos para o cancelamento
As razões específicas para o cancelamento do projeto não foram divulgadas oficialmente pela Tesla. Algumas fontes sugerem que a decisão foi tomada devido à concorrência feroz no mercado de veículos elétricos de baixo custo, especialmente por parte de fabricantes chineses como a BYD.
Outras fontes apontam para o foco de Elon Musk no desenvolvimento de robotaxis autónomos, que o dono da Tesla acredita serem o futuro da mobilidade e um negócio mais lucrativo do que os carros particulares. Musk havia declarado anteriormente que os robotaxis podem tornar os carros irrelevantes.
Impacto do cancelamento nas ações da Tesla
A confirmar-se, a decisão da Tesla de abandonar o carro económico pode ter um impacto significativo nas vendas futuras da Tesla. As expectativas dos analistas para as vendas da Tesla estavam em parte baseadas no lançamento do carro económico, o Model 2, que deveria chegar ao mercado na segunda metade de 2025.
O cancelamento do projeto pode levar a uma revisão das previsões de vendas da empresa. As ações da Tesla caíram mais de 6% após a notícia do cancelamento, mas recuperaram parte da perda posteriormente.
A capitalização bolsista da Tesla ainda é superior ao valor combinado dos três fabricantes de automóveis mais valiosos, Toyota, Porsche e Mercedes-Benz.
Robotaxis como alternativa
A Tesla está a redirecionar os seus esforços para o desenvolvimento de robotaxis autónomos baseados na mesma plataforma de veículos compactos que o modelo cancelado.
De acordo com Musk, o lançamento destes robotáxis será feito a 8 de agosto. Um anúncio feito pouco depois de desmentir a notícia, num seco post em que apenas diz que “a Reuters mente (outra vez)”
Leia também:
O desenvolvimento de robotaxis autónomos é um desafio técnico e regulatório significativo, e pode levar muitos anos até que se tornem uma realidade comercialmente viável. Atualmente, a condução autónoma ainda só está regulada em dois países, Estados Unidos e China, e apenas numa base experimental.
Mas, a fazer fé nos analistas, pode apenas ter havido uma inversão de prioridades dentro da Tesla e o Model 2 continuar nos planos, mas apenas depois do robotaxi ser lançado no verão.