Mercado automóvel está em alta Mercado automóvel está em alta

Mercado automóvel: elétricos e híbridos já são 51%

Os veículos elétricos (BEV) e híbridos representam já 51% do mercado automóvel em Portugal, de acordo com dados da associação do setor.

Mercado automóvel está em alta
Elétricos e híbridos ultrapassam automóveis movidos a combustão @Michael Fousert/Unsplash

Venda de elétricos continua a aumentar

Mais da metade (51,5%) dos ligeiros matriculados no primeiro trimestre do ano eram movidos a outros tipos de energia que não combustão, com os elétricos a representarem 16% do total. Este valor subiu ligeiramente para 16,4% em março.

Os híbridos plug-in (PHEV) representam 12% das vendas de veículos a novas energias (NEV) e os híbridos (HEV) ainda são 15% do total.

gráfico ACAP
O gráfico mostra as vendas de ligeiros entre janeiro e março por tipo de energia @ACAP

Mercado automóvel cresce

O mercado automóvel português teve um crescimento de 13,1% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado

Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados 68.520 novos veículos entre janeiro e março, um aumento significativo em relação aos 60.563 registados no mesmo período de 2023.

Tesla lidera destacada nos BEV

De janeiro a março de 2024, a Tesla continua a liderar destacada na matrícula de novos automóveis 100% elétricos, com um total de 2.888 veículos vendidos, uma tendência que se mantêm quando analisamos apenas março, com 1.184.

A marca americana continua a crescer, com a variação homóloga no trimestre a ser de 37,7% e no mês de março a ater-se aos 19,6%.

O crescimento do interesse dos consumidores pelo mercado automóvel dos veículos elétricos é visível nos dados da ACAP. No top 10 das marcas que mais BEV venderam, apenas a Volkswagen teve uma variação negativa, resultado da chegada de novos modelos da concorrência ao mercado.

Tesla mercado automóvel
Tesla lidera nos elétricos @cortesia Tesla Inc

A seguir à Tesla, as marcas que mais venderam veículos 100% elétricos foram a BMW, Mercedes, Citröen, Volvo e Peugeot, logo seguidas pela BYD e Audi. O top 10 fecha com a Volkswagen e com a MG.

Março positivo para ligeiros de passageiros

O mês de março foi positivo para o mercado automóvel dos ligeiros de passageiros, com um total de 26.240 unidades matriculadas, o que representa um crescimento de 6,7% em relação a março de 2023.

Deste total, 22.796 foram automóveis ligeiros de passageiros, um aumento de 6,2%. No acumulado do trimestre, este tipo de veículo registou 59.044 matrículas, equivalentes a um crescimento de 13% face ao mesmo período do ano passado.

Peugeot lidera no trimestre

Em termos de marcas, e considerando todos os tipos de combustão, a Peugeot liderou as vendas no mercado automóvel durante o primeiro trimestre, com 6.854 matrículas, seguida da Renault com 4.863 unidades e da Dacia (marca do mesmo grupo) com 4.494.

Apesar de ter registado uma queda de 15,4% em março, a Peugeot conseguiu um aumento de 12,2% no trimestre em comparação com 2023. A Renault, por sua vez, teve um crescimento de 26,4% e a Dacia um aumento de 43,2%.

Ligeiros de Mercadorias também crescem

Os veículos ligeiros de mercadorias também registaram um crescimento de 17% em março, com um total de 2.843 unidades matriculadas.

No acumulado do trimestre, o total atingiu 7.591 viaturas, o que representa um aumento de 14,1% face ao mesmo período do ano passado.

Pesados em contramão

Em contraste com os ligeiros, os veículos pesados de mercadorias e passageiros verificaram uma queda de 12,8% em março, com 601 unidades comercializadas.

No primeiro trimestre, o total de matrículas nesta categoria foi de 1.885 unidades, o que representa um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *