A Alpine prepara-se para revelar o seu primeiro veículo 100% elétrico no palco mundial das 24 Horas de Le Mans, a maior corrida de resistência do mundo.
A apresentação oficial do Alpine A290, um desportivo de 5 lugares, está agendada para 13 de junho de 2024. Para abrir o apetite, a marca deixou um vislumbre das linhas do automóvel.
Neste artigo:
Espera-se que o automóvel que será desvendado esteja perto do protótipo que a marca mostrou o ano passado. O A290_β (A290 beta), um show car ultradesportivo que o construtor diz combinar “a adrenalina das pistas com a praticidade do uso diário”.
Alpine A290 é primeiro de três modelos elétricos
O Alpine A290 será o primeiro dos três modelos da “Dream Garage”, “uma gama de veículos elétricos concebidos para despertar o espírito desportivo em todos os condutores” e que a marca francesa está a preparar
O novo modelo do segmento B é anunciado como representado “uma nova abordagem para os automóveis elétricos, tanto no design, como nos materiais e na tecnologia incorporada.
O legado da marca
Quando foi revelado o protótipo pré-produção, Laurent Rossi, o CEO da Alpine afirmou que ” A290_β é a primeira etapa da nova era da Alpine e o primeiro passo para a nossa “Dream Garage” totalmente elétrica em 2024. Este show car urbano redefine os padrões para os automóveis desportivos elétricos”.
“O A290_β utiliza o rico legado da marca para projetar a Alpine para o futuro, proporcionando uma experiência diária do espírito do desporto motorizado que inspirou a marca desde a sua criação,” garantiu.
As razões de um nome
A designação A290_β segue a estratégia global de nomenclatura da Alpine. A letra A no início representa a marca, enquanto os três números subsequentes identificam o segmento, que no caso é o B (2) e a futura gama Lifestyle (90).
A letra grega beta indica que este modelo se encontra numa fase pré-produção, com o lançamento oficial do modelo de produção agendado para 13 de junho de 2024.
Leia também:
A produção do Alpine A290 estará a cargo da ElectriCity, em Douai, sendo o automóvel construído sobre a plataforma CMF-B EV da Aliança para veículos elétricos do segmento B. O motor elétrico do A290 também será fabricado em França, na Megafactory de Cléon.