Portugal no Top 10 Portugal no Top 10

Portugal no top 10 da adoção de veículos elétricos

Portugal está no top 10 dos países com maior implantação de veículos elétricos a nível mundial, de acordo com especialistas, segundo os quais 31 países já ultrapassaram um ponto de viragem na adoção dos 100% elétricos.

Portugal no Top 10
O mercado BEV continua a crescer em Portugal@Jenny Ueberberg/Unsplash

BEV no início da adoção em massa

A Bloomberg analisou os dados e chegou à conclusão de que 31 países já ultrapassaram o marco de 5% de automóveis exclusivamente elétricos nas vendas de automóveis novos.

Esta conquista marca o início da adoção em massa, impulsionada pela queda dos preços das baterias, a expansão da infraestrutura de carregamento e o aumento da oferta de modelos.

Como a TV a cores

Os analistas fazem o paralelismo entre os veículos elétricos e a TV a cores, lembrando que nos anos 50 do século passado, quando a televisão a cores surgiu nos Estados Unidos, parecia votada ao fracasso.

O jornalista Tom Randall lembra que “os aparelhos eram caros, a programação era escassa e, após uma década no mercado, poucas casas tinham um. Depois, subitamente, os preços baixaram, seguiu-se uma guerra de audiências e, em poucos anos, a maioria dos lares americanos estava a ver Os Jetsons na sua paleta futurista”.

Um aumento exponencial

A análise da Bloomberg Green revela que o ritmo de adoção dos EV está a aumentar exponencialmente.

Em 2022, apenas 19 países tinham atingido o ponto de viragem de 5% de quota de mercado. No ano passado, esse número disparou para 31, com a Europa de Leste e o Sudeste Asiático a emergirem como novos mercados em crescimento.

Portugal no Top 10
Uma boa infraestrutura de carregamento é fundamental @Michael Fousert/Unsplash

A trajetória desses países demonstra que a transição para os EV pode ocorrer rapidamente, com alguns a passarem de 5% para 25% de penetração em menos de quatro anos.

“Quando se registam vendas suficientes, tem-se uma espécie de círculo virtuoso”, afirmou Corey Cantor.

Para o analista de veículos elétricos da BloombergNEF, “o aparecimento de mais veículos elétricos significa que mais pessoas os veem como um produto de referência, que os fabricantes de automóveis estão mais dispostos a investir no mercado e que a infraestrutura de carregamento está a expandir-se numa boa trajetória.”

Top 10 é europeu

Os dados recolhidos pelos analistas da Bloomberg revelam que o Top 10 em termos de quota de mercado de veículos 100% elétricos (BEV) é totalmente europeu.

Sem surpresa, a lista é encabeçada pela Noruega, onde a taxa de penetração dos BEV é francamente maioritária. Há muito que os noruegueses se renderam aos veículos elétricos e os elegeram como meio de transporte pessoal primordial. Com 79,6% de quota de mercado, a Noruega ocupa destacada o primeiro lugar do Top 10.

As três primeiras posições vão para países nórdicos mercê, eventualmente, de uma grande consciência ambiental das suas populações. A Islândia ocupa o segundo lugar e, juntamente com a Noruega, é o único país em que a taxa de penetração dos BEV é superior a 50%, mais concretamente 58,4%.

Portugal no Top 10
A posição de Portugal no Top 10 @Bloomberg

O pódio do Top 10 conlui-se com a Dinamarca, que com 44,9% de quota de mercado ocupa a terceira posição.

Os dados recolhidos pelos analistas permitem identificar um Top 10 totalmente europeu, em que Portugal ocupa a 9ª posição, à frente da Suíça. O Top 10 completa-se ainda com Suécia, Finlândia, Países Baixos, Irlanda e Bélgica.

Então, e o frio?

Curiosamente, na maioria dos países que ocupam o Top 10 da taxa de penetração dos veículos 100% elétricas, o clima é agreste, com temperaturas negativas no inverno.

O que os dados parecem demonstrar é que os construtores conseguiram efetivamente resolver o problema do bom funcionamento das baterias com temperaturas baixas, o que permitiu a adoção dos BEV por uma grande parte dos proprietários de novos veículos.

Tailândia e Turquia: pioneiros emergentes

A Tailândia destaca-se como pioneira dos VE no Sudeste Asiático, ultrapassando o limiar de 5% no primeiro trimestre de 2023 e atingindo quase 13% das vendas de automóveis novos no último trimestre. A abertura da primeira fábrica de VE da Tailândia, propriedade da Great Wall Motor Co., impulsionou esta rápida transição.

A Turquia também teve um crescimento fulgurante, passando de um mercado incipiente de VE para o quarto maior da Europa em apenas um ano. A Togg, empresa automobilística turca, lançou o seu primeiro SUV elétrico, o T10X, competindo diretamente com o Model Y da Tesla, impulsionando a adoção em massa.

A China é um dos países onde é maior a taxa de penetração dos automóveis elétricos, ocupando a 11ª posição no que aos BEV diz respeito. Recorde-se que o CEO da BYD prevê que dentro de 3 meses metade dos automóveis novos comprados na China seja NEV (veículos a novas energias).

Os EUA atrasados na adoção

Em contraste com este crescimento global, os EUA ficam para trás na adoção de EV. O ponto de viragem de 5% só foi atingido no final de 2021, e dois anos depois, os automóveis elétricos representam apenas 8,1% das vendas de automóveis no país, abaixo da média global de 18,1%.

BEV passaram ponto crucial
Os EUA resistem aos BEV @Obi – @pixel8propix/Unsplash

Este atraso deve-se à exigência dos consumidores americanos por maior autonomia e à preferência por camionetas e SUV de grandes dimensões, que exigem baterias maiores e com preços mais elevados.

Híbridos Plug-in: uma ponte para a eletrificação

Embora a análise da Bloomberg se concentre em veículos que funcionam apenas com baterias, alguns países, principalmente na Europa, foram mais rápidos a adotar híbridos plug-in. Os PHEV podem ser a porta de entrada para a eletrificação.

Incluindo os híbridos plug-in, 27 países ultrapassaram o limiar de 10% de penetração de EV. Os EUA estão perto de atingir este ponto de viragem, com 9,9% de quota de mercado no segundo semestre de 2023.

Ponto de viragem global à vista

Os países que já ultrapassaram o ponto de viragem dos EV representam dois terços das vendas de automóveis a nível global.

Com a Índia, Indonésia, Polónia e Brasil a aproximarem-se deste marco, um ponto de viragem global para a adoção de EV pode estar próximo. As tendências globais indicam que os veículos elétricos estão a tornar-se cada vez mais competitivos em termos de preço, desempenho e infraestrutura, impulsionando a sua rápida adoção em todo o mundo.

A adoção de veículos elétricos está a acelerar a um ritmo impressionante, com 31 países a ultrapassarem o ponto de viragem crucial de 5% de penetração, com um Top 10 totalmente europeu.

O crescimento exponencial, impulsionado pela queda dos preços das baterias, a expansão da infraestrutura de carregamento e o aumento da oferta de modelos, indica que a transição para a eletrificação dos transportes está a entrar numa fase de adoção em massa.

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