A venda de automóveis 100% elétricos na Europa sofreu uma redução em março, a acompanhar a quebra do mercado automóvel em toda a União Europeia e a reboque da quebra alemã.
Neste artigo:
Aumento em relação ao ano passado
Contudo, apesar desta quebra, a venda de automóveis 100% elétricos na Europa continua a crescer.
Subscreva a Newsletter
O primeiro trimestre de 2024 “terminou com um total de 332 999 novos automóveis eléctricos a bateria registados, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior”, afirma a associação do setor.
De acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês), em março o mercado automóvel sofreu o primeiro declínio do ano, muito devido à altura das férias da Páscoa.
No que à venda de automóveis 100% elétricos concerne, a associação europeia do setor sublinha que diminuiu 11,3%, para 134 397 unidades. Em março, os BEV representaram 13% do total das vendas, quando no mesmo mês do ano passado a sua quota de mercado era de 13,9%.
Venda de automóveis 100% elétricos diminuiu na Alemanha.
A Alemanha foi a grande responsável por esta quebra de vendas, comuma diminuição significativa da venda de automóveis 100% elétricos.
O mercado alemão continua a sofrer com a decisão governamental de deixar de subsidiar a compra de veículos elétricos desde dezembro de 2023, o que levou a uma antecipação de compras e a um forte retrocesso no primeiro trimestre.
Mas entre os três maiores mercados europeus, a Alemanha foi o único em que se registou uma contração da venda de veículos 100% elétricos. Os outros dois registaram aumentos na ordem dos dois dígitos.
A França registou um aumento da venda de automóveis 100% elétricos na ordem dos 10,9% e na Bélgica esse aumento foi mesmo exponencial, tendo alcançado mais 23,8%
Os números por motorização
O primeiro trimestre de 2024″ terminou com um total de 332 999 novos automóveis eléctricos a bateria registados, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior”, de acordo com a nota da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Os veículos híbridos (HEV) destacaram-se, registando um aumento de 12,6% nas matrículas em março, apesar da queda geral do mercado. Este segmento atingiu vendas de 299.426 unidades, capturando 29% do mercado, contra 24,4% em março de 2023.
Por outro lado, os registos de híbridos plug-in (PHEV) caíram 6,5% no mês passado. Em março, os híbridos plug-in representaram 73 029 unidades vendidas, o que corresponde a 7,1% do mercado automóvel global.
Leia também:
Em março de 2024, de todos os segmentos de grupos motopropulsores, a gasolina e o gasóleo foram os mais afectados pela recessão global do mercado. As vendas de gasolina diminuíram 10,2%. Assim, a quota de mercado baixou de 37,4% para 35,4% em relação a março do ano anterior.
A quebra no mercado do gasóleo foi ainda mais acentuada, com uma redução de 18,5% em março. As vendas de automóveis a gasóleo totalizaram 128 227 unidades, representando uma quota de mercado de 12,4%, uma diminuição em relação aos 14,4% do ano passado.