A Volkswagen vai investir 5.000 milhões de dólares na norte-americana Rivian. As duas empresas criam uma joint venture Volkswagen/Rivian para criar uma arquitetura eléctrica da próxima geração e a melhor tecnologia de software da sua classe.
Neste artigo:
Volksvagen/Rivian: uma parceria mutuamente vantajosa
Com este investimento, a Volkwagen ganha acesso à conceção de hardware zonar e à plataforma tecnológica da Rivian, enquanto a construtora norte-americana consegue uma injeção de capital que lhe permite continuar a desenvolver os seus automóveis.
De acordo com nota de imprensa, “prevê-se que a parceria acelere o desenvolvimento de software para a Rivian e para o Grupo Volkswagen” e que permita a ambas as empresas “combinar os seus pontos fortes complementares e reduzir o custo por veículo, aumentando a escala e acelerando a inovação a nível global”.
5.000 milhões é “pechincha”
O grupo alemão investe já mil milhões de dólares na joint venture Volkswagen/Rivian, injetando os restantes 4 mil milhões até 2026.
São no total 5.000 milhões que a Volkswagen põe no construtor norte-americano, valor que o analista Pedro Pacheco considera “uma verdadeira pechincha”.
Numa publicação no Linkedin, o vice-presidente da Gartner afirma: “Considerando o quanto a VW investiu para desenvolver a plataforma MEB (que, convenhamos, nunca foi verdadeiramente de vanguarda), 5 mil milhões de dólares pela arquitetura zonal avançada da Rivian é uma verdadeira pechincha”.
Uma “solução viável”
Também Peter Fintl, da Capgemini, lembra que “os construtores tradicionais enfrentam desafios significativos na transformação das suas organizações de engenharia e na integração de tecnologias novas e complexas nas plataformas existentes”.
Subscreva a Newsletter
Para o analista, “esta colaboração proporciona uma solução viável, dando à Volkswagen acesso a tecnologia de ponta e acelerando simultaneamente os prazos de desenvolvimento”.
Tecnologia da Rivian como base para futuros automóveis
No comunicado, as empresas afirmam que se espera “que a conceção de hardware zonal e a plataforma tecnológica integrada da Rivian, com provas dadas no mercado, sirvam de base para o futuro desenvolvimento de SDV (veículos definidos por software) na joint venture Volkswagen/Rivian, que será aplicado aos veículos de ambas as empresas”.
A Rivian planeia contribuir com a sua experiência em arquitetura eléctrica e espera-se que licencie os direitos de propriedade intelectual existentes para a joint venture Volkswagen/Rivian.
Fazer transição para arquitetura zonal
Tanto alemães como norte-americanos estão convistos de que podem lançar veículos que beneficiem da tecnologia criada no âmbito da associação Volkswagen/Rivian na segunda metade desta década.
“A curto prazo, espera-se que a empresa comum permita ao Grupo Volkswagen utilizar a arquitetura eléctrica e a plataforma de software existentes da Rivian. A ambição da parceria é acelerar os planos SDV do Grupo Volkswagen e a transição para uma arquitetura puramente zonal. Cada empresa continuará a operar separadamente os seus respectivos negócios de veículos”, afirma-se no comunicado em que se anuncia a parceria Volkswagen/Rivian.
Criar tecnologia líder
Oliver Blume, Diretor Executivo do Grupo Volkswagen, afirmou que a parceria tem por objetivo “criar uma arquitetura tecnológica líder”.
“A parceria enquadra-se perfeitamente na nossa atual estratégia de software, nos nossos produtos e nas nossas parcerias. Estamos a reforçar o nosso perfil tecnológico e a nossa competitividade”
Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen
“Através da nossa cooperação, iremos trazer as melhores soluções para os nossos veículos, mais rapidamente e a custos mais baixos. Estamos também a agir no melhor interesse das nossas marcas fortes, que irão inspirar com os seus produtos icónicos”, sublinhou o CEO da Volkswagen.
Rivian focada no desenvolvimento de “tecnologia inovadora”
Já RJ Scaringe, fundador e CEO da Rivian, disse que “estamos muito entusiasmados com a parceria com o Grupo Volkswagen. Desde os primeiros dias da Rivian, temos estado focados no desenvolvimento de tecnologia altamente diferenciada, e é emocionante que uma das maiores e mais respeitadas empresas automotivas do mundo tenha reconhecido isso”.
“A Rivian foi criada para ajudar o mundo a fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis através de produtos e serviços atraentes, e esta parceria está muito bem alinhada com essa missão”, garante ainda RJ Scaringe.
RJ Scaringe, CEO e fundador da Rivian
“Não só se espera que esta parceria leve o nosso software e a arquitetura zonal associada a um mercado ainda mais vasto através do alcance global do Grupo Volkswagen, como também se espera que esta parceria ajude a assegurar as nossas necessidades de capital para um crescimento substancial”, reconhece.
Leia também:
Nos últimos meses, foi realizado um trabalho significativo para validar a compatibilidade da arquitetura eléctrica e do software da Rivian com os veículos do Grupo Volkswagen. As partes esperam atualmente a conclusão da formação da joint venture Volkswagen/Rivian no quarto trimestre de 2024.