A ultrapassagem automática passa a estar disponível para 15 modelos da Mercedes, através de uma atualização over-the-air (OTA).
Neste artigo:
Atualização disponível em setembro
Os 15 modelos da Mercedes que ganham a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem (ALC na sigla em inglês) começarão a ter instalada a nova atualização a partir de setembro.
A atualização over-the-air estará disponível em 33 países europeus, entre os quais Portugal.
Os 15 modelos da Mercedes que recebem a atualização
Entre os 15 modelos da Mercedes que irão receber a atualização estão o Classe C, Classe E, Classe S, GLC, CLE, EQE, EQS, os modelos EQS SUV e EQE SUV.
Para receberem a atualização com a Mudança Automática de Faixa de Rodagem, os modelos têm de ter o pacote de Assistência à Condução Plus. A marca estima que a função venha a ser disponibilizada a cerca de 200.000 veículos já entregues a clientes na Europa.
Entre os 15 modelos da Mercedes que irão receber a nova função estão “todos os modelos da atual série de modelos do Classe E (214), bem como o CLE Coupé e o CLE Cabriolet, podem ser atualizados desta forma. Isto também é possível para o Classe C e Classe S, bem como para o GLC, EQE e EQS (na variante limousine e SUV) a partir do ano de modificação de 2023”.
Clientes serão notificados
A marca informa que, a partir de setembro, os clientes serão notificados da disponibilidade na sua região. “A atualização pode então ser iniciada através do assistente de atualização no ecrã do sistema de informação e entretenimento MBUX ou através da aplicação Mercedes me”, avança em nota de imprensa.
O ALC “permite que o veículo inicie automaticamente uma mudança de faixa em autoestradas e vias rápidas adequadas quando o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC é ativado, para ultrapassar veículos mais lentos ou seguir o itinerário para a próxima saída”.
ALC primeiro nos EUA e China
O ALC chega agora a 15 modelos da mercedes em 33 países europeus, mas a marca já introduziu esta função na América do Norte em 2023. Na China, também existe uma versão do ALC para os clientes deste país, desenvolvida pela Mercedes‑Benz China.
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As versões específicas do mercado são adaptadas às condições regionais do trânsito e aos respetivos requisitos legais; portanto, diferem em determinados pormenores.
Condutor sempre responsável
A função “Mudança Automática de Faixa de Rodagem” é fácil e intuitiva de utilizar: o condutor define a velocidade pretendida no controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo (Assistente Ativo de Distância DISTRONIC). O Assistente Ativo da Direção, que também é ligado automaticamente de série, encarrega-se da mudança automática de faixa de rodagem na autoestrada ou via rápida. Uma vez que se trata de um sistema de Nível 2, o condutor continua a ser responsável pela condução do automóvel em qualquer momento.
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Os sensores de radar e as câmaras monitorizam constantemente as imediações do veículo, de modo a ultrapassar os veículos mais lentos na autoestrada ou via rápida e, em seguida, regressar à faixa de rodagem original. Além disso, a função também pode iniciar uma mudança automática de faixa de rodagem para manobrar o veículo para as saídas relevantes de autoestrada ou via rápida quando a orientação de itinerário está ativa.
Função ativa entre os 80 e os 140 km/h
Na Europa, a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem está ativa numa gama de velocidade de 80 a 140 km/h. Aplicam-se as seguintes condições: o sistema de navegação deve reconhecer que está a viajar numa autoestrada ou via rápida adequada – a via deve ter pelo menos duas faixas separadas, por exemplo.
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Além disso, as marcas da faixa de rodagem têm de ser detetadas pelas câmaras do veículo e deverá haver espaço livre suficiente. A função Mudança Automática de Faixa de Rodagem é um sistema de Nível 2, o que significa que o condutor continua a ser responsável pela condução do veículo em qualquer momento.