A Toyota lançou o coupé-SUV 100% elétrico Toyota C-HR+ construído a pensar no mercado europeu e com garantia de bateria de um milhão de quilómetros ou 10 anos.
Neste artigo:
Toyota C HR+ de “classe superior
O novo C-HR+ inspira-se no Toyota C-HR de motor a combustão, mas o + no nome significam, segundo a marca, conforto, comodidade e praticidade “de classe superior”.
O Toyota C-HR+ baseia-se na plataforma e-TNGA específica para veículos elétricos e o veículo tem uma afinação da suspensão e da direção que lhe dão uma dinâmica de condução superior.
Bateria com 1 milhão de km garantidos
O novo C-HR+ ainda não tem preços para Europa, onde começará a chegar já no final deste ano. Terá baterias de 57,7kWh e 77 kWh e versões de tração dianteira e integral, sendo que a versão integral será um dos modelos mais potentes da gama europeia da Toyota, com 343 cv DIN / 252 kW e 0-100 km/h em 5,2 segundos.
A exemplo do que já acontece nos anteriores modelos 100% elétricos, o Urban Cruiser e o bZ4X, a garantia das baterias com o Battery Care Program é de 1 milhão de quilómetros ou 10 anos.
Autonomia até 600 km
O automóvel 100% elétrico que tem como destino primordial a Europa, chega com uma autonomia de até 600 km. O Toyota C-HR+ tem um comprimento total de 4.520 mm e uma distância entre eixos que se estende até 2.750 mm, o que ajuda a garantir um alojamento espaçoso com uma altura livre generosa e uma distância de 900 mm entre a frente e a traseira. O resultado é “um maior espaço no habitáculo do que o normalmente esperado de um SUV do segmento C”.
O espaço e a visibilidade a toda a volta fazem do Toyota C-HR+ uma proposta a ter em conta em termos de conforto e versatilidade, com praticidade e conveniência suportadas por 416 litros de espaço de carga.
Em conferência de imprensa, a Toyota estima um volume de vendas de cerca de 55 000 por ano no perímetro da Toyota Europa, que inclui a Turquia, Israel e vários outros países. Não há planos para construir o modelo na Europa, sendo a montagem feita em Takaoka, no Japão. O C-HR, de motor a combustão é, recorde-se, construído na Turquia.
Toyota quer novos clientes porque os seus “não estão prontos”
A Toyota espera que a maior parte das compras seja feita por clientes novos, porque – afirma – os seus clientes ainda não estão prontos para produtos 100% elétricos.
“Acreditamos que uma grande parte das vendas do C-HR+ será de conquistas e menos de nossos atuais clientes, que até agora não estão ainda mostrando um interesse significativo na transição para o BEV ainda”, afirmou Matthew Harrison, Diretor-Geral da Toyota Europa.
Uma gama elétrica e uma estratégia múltipla
Sendo um Coupé-SUV, o Toyota C-HR+ juntar-se-á ao novo Urban Cruiser e ao bZ4X para dar à Toyota uma linha atraente de produtos nos segmentos B, C e D-SUV 100% elétricos.
Em nota de imprensa, a marca sublinha que a introdução do C-HR+ “reforçará ainda mais a estratégia multi-pathway da Toyota, que junta veículos híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos com pilha de combustível de hidrogénio, para proporcionar reduções sustentadas nas emissões dos veículos, com vista a alcançar a neutralidade carbónica na Europa em 2035.”
O visual do novo Toyota C-HR+
O Toyota C-HR+ apresenta uma aparência limpa e fundamentalmente simples, mas tem “uma forte qualidade emocional para apelar tanto ao coração como à mente”. Os designs do para-choques dianteiro, da grelha e dos faróis são todos exclusivos do modelo, enquanto a silhueta elegante do coupé-crossover é simultaneamente distinta e aerodinâmica. Em particular, a linha do tejadilho do coupé é conseguida sem comprometer o espaço para os passageiros dos bancos traseiros.
Subscreva a Newsletter
O visual é igualmente distinto na traseira, mais uma vez com uma postura ampla e luzes traseiras combinadas full-LED. O ângulo acentuado do óculo traseiro e o spoiler integrado dão ainda mais ênfase ao aspeto dinâmico.
Bomba de calor
O Toyota H-CR+ tem a funcionalidade de pré-condicionamento da bateria, que permite melhorar o desempenho do carregamento na maioria das condições. Esta função pode ser acionada automática ou manualmente. Para além disso, o sistema de ar condicionado é dotado de uma bomba de calor economizadora de energia que também atua nos bancos, volante e para-brisas aquecidos.
Um carregador de bordo de 11 kW é fornecido de série, com uma unidade de 22 kW fornecida a partir da gama High. O carregamento rápido em CC pode atingir velocidades até 150 kW.
Segurança ativa
Todas as versões beneficiam das extensas caraterísticas do Toyota T-Mate, incluindo os sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor Toyota Safety Sense. A condução, diz a marca, “torna-se mais segura e fácil, com deteção precoce de uma vasta gama de perigos de acidente e ativação automática, quando necessário, da travagem, direção e controlo de potência para ajudar o condutor a evitar um impacto”.
O Toyota C-HR+ traz, de série em todas as versões, monitor de ângulo morto, faróis com Sistema adaptativo de máximos e travão de apoio ao estacionamento. O Park Assist e o Monitor de Visão Panorâmica estão incluídos na especificação High.
Sistema de navegação
Um ecrã multimédia de 14 polegadas será uma caraterística de série em todos os modelos Toyota C-HR+, constituindo um ponto focal no design do habitáculo dianteiro.
Leia também:
O sistema de navegação inclui uma função dedicada de encaminhamento de veículos elétricos que calcula rotas com opções de estações de carregamento convenientes, de acordo com o estado de carga da bateria do veículo e a autonomia disponível.