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Longbow recupera tradição desportiva britânica com 2 EV

A Longbow é o primeiro fabricante britânico de automóveis desportivos elétricos, recuperando assim uma longa tradição de construtores de automóveis leves e velozes.

Speedster e Roadster são os primeiros desportivos elétricos a sair das oficinas da Lonbow e já podem ser encomendados. Os dois veículos são feitos à mão, com o descapotável Speedster a ter os primeiros automóveis a serem entregues aos clientes em 2026.

150 exemplares para “público entusiasta”

Tanto o Speedster como o Roadster terão a sua produção limitada a 150 exemplares, mas nem por isso são automóveis excessivamente caros, nenhum ultrapassando as 100.000 libras, já com os impostos incluídos.

Os desportivos da Longbow destinam-se a um público purista e entusiasta. O lema do fabricante britânico é Celeritas Levitas” – “a velocidade da leveza” – e constitui-se como “um grito de guerra para os entusiastas”, diz a marca em comunicado.

Trio fundador mete respeito

A Longbow é o último projeto dos engenheiros que deram corpo ao Tesla Roadster, um veículo que ajudou a redefinir a indústria automóvel.

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O trio fundador da Longbow

Depois da Tesla, Daniel Davy e Mark Tapscott ocuparam cargos sénior na Lucid Motors e na BYD. Agora, juntaram-se a Jenny Keisu, com uma vasta experiência comercial e de investimento, para lançar a Longbow.

Sucessores “espirituais”

Os primeiros dois automóveis da marca britânica de automóveis elétricos desportivos já podem ser encomendados. A Longbow afirma estar a criar uma categoria de automóveis desportivos: os Featherweght Electric Vehicle (FEV) ou automóveis elétricos leves, que retomam a tradição britânica e se centram no desempenho em estrada real com uma experiência de condução “sem paralelo”.

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Os dois veículos elétricos da Longbow afirmam-se sucessores espirituais de automóveis míticos @Longbow

A marca sublinha que o Speedster e o Roadster são os “sucessores espirituais” de ícones britânicos como o Lotus Elise e o Jaguar E-Type. São automóveis com um “enfoque na beleza, construção leve, engenharia impecável e acabamentos manuais meticulosos”.

Os dois automóveis partilham uma nova plataforma personalizada e um sistema de tração totalmente elétrico, pesando menos de 995 kg.

Speedster descapotável é mais caro

O Speedster é um automóvel descapotável que já pode ser encomendado, tendo a Longbow já anunciado que vai apenas construir 150 exemplares à mão.

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o descapotável Speedster é o primeiro a sair das oficinas @Longbow

O Speedster atinge os 100 km/h em 3,5 segundos. Tem uma autonomia de 506 km (WLTP) e um preço inicial de ₤84.995 (109.000 euros), com IVA incluído. Os clientes podem também reservar os modelos Luminary 1st Edition e Autograph Edition, limitados a 10 e 25 exemplares, respetivamente.

Roadster é o segundo da Longbow

Depois de fabricado o Speedster e entregues as 150 unidades do modelo, a oficina da Longbow dedicar-se-á então ao Roadster, para o qual as reservas também já estão disponíveis. O Roadster, de cockpit fechado, terá apenas 995 kg e atingirá os 100 km/h em 3,6 segundos.

O preço inicial para o Roadster é de 64.995$00 (77.580 euros) com IVA incluído. A e as reservas estão já disponíveis, tanto para um dos 50 modelos Luminary 1st Edition ou para os 100 exemplares Autograph Edition.

Longbow com filosofia “singular”

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“UMA FLECHA DISPARADA ATRAVÉS DAS COLINAS VERDES E ONDULANTES

Não há nada como a Inglaterra – uma terra que inspira, desafia e aperfeiçoa.

Concebidos, aperfeiçoados e fabricados à mão nestas paragens, os Speedster & Roadster são dedicados ao puro prazer de conduzir e não apenas à tirania do cronómetro.

Não existimos para prescrever ou restringir. Existimos para criar algo infinitamente melhor – a expressão mais pura da liberdade de condução.”

Do site da Longbow motors

A marca diz que “o desenvolvimento do Speedster e do Roadster seguiu uma filosofia singular: simplificar, concentrar-se na beleza e no envolvimento e, em seguida, adicionar incansavelmente leveza, até que tudo o que resta é a pura intoxicação automóvel”.

Para a Longbow, e “contrariando as noções convencionais do que pode ser um veículo elétrico a bateria (BEV), o Speedster e o Roadster são impressionantes, leves, ágeis, equilibrados e concebidos para uma experiência de condução sem paralelo”.

A condução como ela é

A Longbow afirma que o design exterior dos seus automóveis “reflete uma mistura de nostalgia e fascínio intemporal, enquanto o interior celebra elementos artesanais”.

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A empresa quer que os clientes sintam “a condução como ela é” @Longbow

Não se espere aqui grande tecnologia de apoio ao condutor. A Longbow representa a condução “como se costumava sentir”, com um trabalho artesanal que não distrai nem prejudica a experiência imediata. “Inspirados por uma rica história automóvel, o Speedster e o Roadster apresentam um cockpit tátil que desafia o tempo para se tornar intemporal.”

Chassis feito à medida

Os dois carros utilizam um chassis de alumínio Longbow feito à medida, “concebido para um peso mínimo e uma rigidez máxima”. A sua proporção é objetiva, moldada para a velocidade e aperfeiçoada para proporcionar uma experiência de condução que se sente viva nas suas mãos.

Um veículo leve também significa motores e baterias mais leves e compactos, permitindo o primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico “adequado” do mundo para o entusiasta moderno. “Com uma excitante relação peso-potência e fundindo na perfeição uma arquitetura de peso pluma com um coração elétrico moderno, o Speedster e o Roadster são ágeis por natureza”, sublinha em comunicado a marca.

Construídos à mão no UK

Todos os modelos Longbow são concebidos, projetados e serão construídos à mão no Reino Unido. Como tal, a Longbow terá acesso a capacidades de engenharia de classe mundial para o desenvolvimento do grupo motopropulsor, integração de sistemas, NVH e dinâmica do chassis.

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Daniel Davey: “perdemos algo”

Daniel Davey, cofundador e diretor executivo da Longbow, afirma que, “no meio da revolução da mobilidade elétrica, perdemos algo importante. Muitos “carros desportivos” modernos pesam 1.500 kg e os BEV podem atingir quase o dobro. Há necessidade de um carro desportivo elétrico mais orientado para o condutor e mais leve – um que seja atingível e acessível, para aqueles que gostam de conduzir e dos locais onde isso os leva”.

“Foi por isso que criámos o Longbow. Os nossos dois primeiros automóveis, o Speedster e o Roadster, incorporam tudo o que um automóvel de condutor moderno deve ser: ágil, equilibrado, elétrico e emocionante. Estamos a reavivar um ícone, o carro desportivo britânico leve”, salienta.

Equipa de engenharia de ponta

O Longbow é a concretização de anos de planeamento e preparação para os seus fundadores Daniel Davey, Jenny Keisu e Mark Tapscott. Desde que iniciaram esta viagem, o trio expandiu a equipa e fez progressos significativos. A empresa beneficia dos conhecimentos de alto desempenho da sua equipa de engenharia, que recorre a décadas de experiência na estrada e nos desportos motorizados, incluindo a Fórmula E, Lotus, Aston Martin, Ariel e Tesla, para citar apenas alguns.

Mark Tapscott, cofundador, explica: “há poucos lugares no mundo onde se pode construir um carro desportivo à mão. Aqui no Reino Unido, a engenharia e o artesanato automóvel britânicos têm uma longa história de desenvolvimento de carros desportivos leves com grande sucesso comercial e competitivo. O Longbow é o próximo capítulo dessa história, aproveitando essas mesmas ideias para criar os melhores carros de condução da era moderna”.

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