automóveis vendidos automóveis vendidos

1 em cada 5 automóveis vendidos em Portugal é 100% elétrico

Um em cada 5 novos automóveis vendidos em março em Portugal é 100% elétrico. Em Março, os automóveis elétricos totalizaram 20,2% do registo de ligeiros de passageiros novos.

Um trimestre consistente

De acordo com dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, o mercado registou uma diminuição de 1,1% face a igual período do ano anterior, mas as matrículas de automóveis ligeiros de passageiros registaram um aumento de 7,8%.

automóveis vendidos
Os automóveis elétricos representam 20,2% do total dos automóveis vendidos em Portugal @FreePick, imagem gerada por IA

No primeiro trimestre deste ano, 20,8 por cento dos registos de ligeiros de passageiros novos eram 100% elétricos (BEV), sendo que em março essa percentagem se cifrou nos 20,2%.

12.175 automóveis vendidos eram BEV

Nos primeiros três meses do ano, foram matriculados 58,545 ligeiros de passageiros, dos quais 24.578 só no mês de março. No último mês analisado pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, as matrículas de BEV totalizaram as 4 964 unidades, enquanto no trimestre o número de BEV novos vendidos em Portugal ascendeu a 12.175.

Subscreva a Newsletter

Do total dos ligeiros de passageiros matriculados no primeiro trimestre de 2025, 65,1 por cento eram movidos a outras energias.

Registo de matrículas por tipo de energia

Os automóveis a gasolina continuam ainda a ser os mais procurados, com 29,3% das matrículas, seguindo-se dos híbridos simples (HEV), com 24,5% do total dos automóveis vendidos em Portugal.

Os automóveis 100% elétricos representam 20,8% das matrículas de ligeiros no trimestre e os híbridos plug-in (PHEV) continuam perto dos 10%, nomeadamente 11,5% das matrículas.

Registe-se que o mercado automóvel em Portugal não registou uma subida em março devido aos ligeiros de mercadorias, que viram uma quebra no número de matrículas da ordem dos 8,5%. Tanto os pesados (1,3%) como os ligeiros de passageiros (7,8%), tiveram uma evolução positiva neste terceiro mês do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *