Tecnologia de inteligência artificial generativa será integrada no sistema NOA dos próximos BMW Neue Klasse destinados ao mercado chinês. A marca reforça estratégia “In China, for China”.
Neste artigo:
Parceria estratégia
A BMW Group China anunciou uma parceria estratégica com a tecnológica Momenta para o desenvolvimento conjunto de uma nova solução de condução assistida inteligente destinada aos futuros modelos da gama Neue Klasse a produzir na China.
A colaboração irá integrar o sistema Navigation-on-Autopilot (NOA), capaz de operar em ambientes urbanos e em autoestrada, com recurso à tecnologia End-to-End Flywheel Big Model desenvolvida pela Momenta.
Neue Klasse com inteligência chinesa
“A filosofia única da BMW para produto e condução inteligente é agora reforçada pela tecnologia digital pioneira da China. Esta fusão criará uma experiência de condução verdadeiramente inteligente com ADN BMW e inteligência chinesa, para clientes chineses,” afirmou Sean Green, Presidente e CEO da BMW Group Region China.
A parceria insere-se na estratégia do grupo para acelerar o desenvolvimento de soluções locais e representa mais uma etapa no plano “In China, for China”, focado em co-criação tecnológica em velocidade chinesa (China Speed), segundo a marca.
Inteligência artificial aplicada à condução assistida
O sistema NOA será alimentado pela plataforma End-to-End Flywheel Big Model da Momenta, uma arquitetura de inteligência artificial que unifica os módulos de perceção e planeamento numa estrutura de modelo generativo único. Esta tecnologia foi desenhada para lidar com milhões de cenários de condução reais e long-tail, reduzindo significativamente os custos de treino de dados e aumentando a fiabilidade.
O modelo integra um framework que simula os processos cognitivos humanos, com memória de curto e longo prazo, permitindo à viatura tomar decisões complexas com base em raciocínio lógico e aprendizagem intuitiva. A Momenta foi uma das primeiras empresas a atingir produção em série com esta abordagem end-to-end para sistemas ADAS.
“A BMW é um símbolo do prazer de condução e da inovação automóvel. Vamos trazer a nossa experiência em condução inteligente para desenvolver um sistema assistido de elevada sofisticação, combinando a dinâmica alemã com tecnologia de IA de última geração,” destacou Xudong Cao, CEO da Momenta.
Gama Neue Klasse e chegada ao mercado chinês
A tecnologia será estreada nos modelos BMW Neue Klasse fabricados localmente na China, incluindo os futuros BMW iX3 de nova geração, com produção prevista em 2025, BMW i3, que deverá estrear em 2026 e BMW iX3 Long Wheelbase, versão com distância entre eixos ampliada.
A marca confirma que estes modelos irão incluir o sistema NOA desde fábrica, com funcionalidades como assistência à navegação em estrada e cidade, reconhecimento de ambiente, apoio à tomada de decisão e atualizações remotas contínuas.
Subscreva a Newsletter
O mercado chinês assume-se como prioritário na estratégia de condução inteligente da BMW, dada a elevada digitalização urbana, o dinamismo regulatório e a rápida adoção tecnológica por parte dos consumidores.