Kia PV5 Cargo Kia PV5 Cargo

Kia PV5 Cargo entra no Guiness: 693 quilómetros com carga máxima

O Kia PV5 Cargo alcançou o recorde em condições reais de utilização, num circuito urbano e extraurbano.

O Kia PV5 Cargo entrou para o Guiness como o primeiro veículo comercial ligeiro elétrico a percorrer 693,38 quilómetros com um único carregamento, transportando a carga útil máxima autorizada.

Kia PV5 Cargo com recorde homologado

O teste decorreu a 30 de setembro de 2025, em estradas públicas no norte da Alemanha, sob condições reais de utilização, tendo sido homologado pelo Guinness World Records.

O veículo utilizado para a certificação foi uma versão de quatro portas e grande autonomia, equipada com bateria de 71,2 kWh e carga útil de 665 kg.

Para fazer esta tentativa de recorde, a bateria do Kia PV5 Cargo foi carregada a 100%, e tanto a porta de carregamento como o compartimento de carga foram selados até ao final do percurso. A prova durou 22 horas e 30 minutos, sem interrupções nem recarregamentos.

Kia PV5 Cargo
O Kia PV5 Cargo fez quase 700 quilómetros carregado com o peso máximo @Kia

O percurso total foi supervisionado por técnicos que confirmaram o cumprimento das normas e procedimentos exigidos para validação do recorde. Toda a viagem, desde o carregamento inicial até à paragem final, foi monitorizado através de GPS e câmaras instaladas no habitáculo.

Um percurso realista para um teste autêntico

O itinerário escolhido teve como objetivo reproduzir o tipo de utilização diária de um veículo comercial urbano. O Kia PV5 Cargo completou 12 voltas a um circuito de 58,2 quilómetros composto por zonas urbanas e extraurbanas, enfrentando o trânsito, cruzamentos, semáforos, rotundas e subidas acumuladas de cerca de 370 metros.

Estas condições simuladas aproximam-se das rotinas de entrega e logística em grandes cidades europeias. A Kia quis demonstrar que o seu primeiro modelo elétrico de carga pode responder a estas exigências com consistência operacional e autonomia alargada, sem comprometer o transporte de mercadorias.

Declarações oficiais

O presidente e CEO da Kia Europe, Marc Hedrich, destacou o significado da conquista para a marca:

“Embora a presença da Kia no mercado dos veículos comerciais ligeiros seja recente, esta conquista demonstra a versatilidade e a inovação do nosso primeiro modelo PBV. O facto de o PV5 poder ser utilizado quase dois dias de trabalho com um único carregamento mostra bem a sua capacidade real.”

Hedrich acrescentou que o PV5 representa “uma combinação de eficiência, flexibilidade e conectividade inteligente”, valores centrais no conceito Platform Beyond Vehicle (PBV), sob o qual o modelo foi desenvolvido.

Ao volante: experiência técnica e jornalística

O percurso foi conduzido por George Barrow, jornalista britânico especializado em veículos comerciais e jurado do International Van of the Year (IVOTY), e por Christopher Nigemeier, engenheiro sénior do Centro Técnico da Hyundai Motor Europe (HMETC) e membro da equipa de desenvolvimento do PV5.

Barrow sublinhou a exigência do desafio:

“Foi uma jornada intensa e uma experiência única. Percorrer mais de 690 quilómetros com carga máxima e um único carregamento é uma marca que não será fácil de superar.”

Já Nigemeier referiu o equilíbrio entre engenharia e condução como fator determinante:

“Foi um desafio técnico e pessoal. Conheço o sistema motriz do PV5 em detalhe, e o George tem uma vasta experiência prática com outros modelos. No final, o veículo superou as nossas próprias expectativas.”

Um recorde com supervisão rigorosa

Durante o ensaio, todos os parâmetros foram monitorizados e registados de forma contínua. A Kia garantiu a presença de auditores independentes e técnicos especializados para assegurar a transparência do processo.

O resultado foi oficialmente reconhecido pela organização GUINNESS WORLD RECORDS, confirmando a distância exata de 693,38 km percorrida com um único carregamento.

O primeiro modelo da gama PBV

O Kia PV5 é o primeiro modelo da nova linha Platform Beyond Vehicle (PBV), uma estratégia que combina arquitetura modular, conectividade e adaptabilidade a diferentes tipos de uso, e já está em comercialização em Portugal.

Assente na plataforma E-GMP.S, o PV5 foi concebido com uma estrutura de componentes intercambiáveis que permite várias configurações: Cargo, Passageiros, Chassis Cabina e Veículo Acessível a Cadeiras de Rodas.

Subscreva a Newsletter

Na versão Cargo, o modelo oferece até 4,4 metros cúbicos de capacidade de carga e peso útil até 790 kg. Em Portugal, está disponível com duas opções de bateria, de 51,5 kWh e 71,2 kWh, a partir de 40.650 euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *