Bateria de alta tensão Bateria de alta tensão

Bateria de alta tensão da BMW é “salto quântico” e chega no Neue Klasse

O primeiro BMW Neue Klasse entrará em produção no final do ano e vai ser o primeiro da marca com bateria de alta tensão. A marca diz que este novo modelo de bateria representa um “salto quântico” tecnológico.

Bateria de alta tensão com grandes ganhos de eficiência

A BMW afirma que a sua bateria de alta tensão permitirá uma densidade energética 20% superior, que levará os automóveis a carregarem 30% mais rápido e a conseguirem autonomias 30% maiores.

Bateria de alta tensão
A nova bateria de alta tensão com o controlador BMW Energy Master @BMW Group

As novidades surgiram durante o Tech Days, que a marca realizou em Landshut. Neste evento, foi revelado que um novo conceito de bateria de alta tensão, que utiliza a sexta geração da tecnologia BMW iDrive, tem um controlo central inteligente Energy Master na bateria de alta tensão, que foi desenvolvida internamente pela marca.

Mobilidade elétrica “é futuro”

“Para o BMW Group, a mobilidade elétrica é o futuro e uma área chave de crescimento. Estamos a liderar o caminho com esta tecnologia de transmissão. Ao mesmo tempo, estamos a adotar deliberadamente uma abordagem aberta à tecnologia, reconhecendo que as necessidades de mobilidade variam entre as diferentes regiões do mundo”, explica Joachim Post, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Rede de Compras e Fornecedores.

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Joachim Post: “a mobilidade elétrica é o futuro ” @BMW Group

“Queremos oferecer aos nossos clientes o melhor conceito de condução para cada necessidade. É possível fazer as duas coisas: oferecer a melhor tecnologia de condução para cada necessidade e estar na vanguarda da mobilidade elétrica”, sublinha.

Um “salto quântico” tecnológico

Com a nova tecnologia BMW eDrive de sexta geração (Gen6), o “BMW Group está a dar um salto quântico tecnológico”, afirma a marca em comunicado, com “s melhorias no lado do produto incluem uma velocidade de carregamento 30% mais rápida e um aumento de 30% na autonomia, com alguns modelos a atingirem valores ainda mais elevados.

O conceito de bateria de alta tensão Gen6 beneficia da nova tecnologia de 800V.

Gen6 estreia-se com o Neue Klasse

O Gen6 vai fazer a sua estreia no final deste ano, quando entrar em produção o Neue Klasse. Mas, a partir daí, será utilizado em modelos de toda a gama de produtos totalmente elétricos do BMW Goup.

Bateria de alta tensão
O Neue Klasse vai ser o primeiro com a nova bateria de alta tensão @BMW Group

Em nota de impensa, a BMW diz que “o conceito para as baterias de alta tensão Gen6 é fundamentalmente novo e encontrará aplicações em todos os segmentos de veículos – até aos modelos de alta performance da BMW M GmbH. O seu novo design, ainda mais fino, permite que a bateria de alta tensão seja integrada numa grande variedade de modelos diferentes, independentemente da altura do veículo.”

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Concretamente, a bateria de alta tensão assume o papel de um componente estrutural nas carroçarias dos modelos Neue Klasse (“pack-to-open-body”), e as novas células cilíndricas serão integradas diretamente na bateria de alta tensão (“cell-to-pack”).

Unidade de controlo Energy Master

A nova célula cilíndrica da BMW tem uma densidade energética 20% superior à da sua antecessora, a célula prismática Gen5. E o carregamento em ambas as direções será possível: o BMW Group confirmou o carregamento bidirecional como padrão para o Gen6.

Motor elétrico BMW
O motor elétrico traseiro de 6ª geração da BMW @BMW Group

É dentro da unidade de controlo BMW Energy Master que estão reunidos todos os elementos que permitem o salto tecnológico anunciado pela marca baviera.

Esta unidade de controlo central está posicionada na bateria de alta tensão e fornece a interface para a alimentação de alta e baixa tensão e para os dados da bateria de alta tensão. Também controla a alimentação de energia para o motor elétrico e o sistema elétrico do veículo e assegura o funcionamento seguro e inteligente da bateria de alta tensão.

O BMW Group apresentou uma série de novos pedidos de patente para o sistema elétrico do veículo, incluindo os seus fusíveis eletrónicos. Tanto o hardware como o software do Energy Master foram totalmente desenvolvidos internamente no BMW Group.

“Isto garante que os desenvolvimentos tecnológicos e as atualizações dos veículos possam ser implementados de forma independente e em tempo real através de atualizações remotas de software”.

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