Os automóveis elétricos representaram 13,6% do mercado automóvel em 2024 na Europa, de acordo com a ACEA.
Neste artigo:
Quebra na Alemanha arrasta BEV
A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) apontam para uma queda de 10,2% dos registos de automóveis 100% elétricos na Europa, muito devido às quebras nos mercados alemão e francês.
Na Alemanha, em dezembro venderam-se -38% automóveis elétricos do que no mesmo ano de 2023. Esta diminuição reflete a grande procura que houve em dezembro de 2023, o último mês em que houve incentivos à compra de automóveis 100% elétricos.
Mercado estagna em 2024 na Europa
Os números de vendas de dezembro resultaram numa diminuição de 5,9% no volume de mercado para 2024 na Europa em comparação com 2023. Como resultado, a quota de mercado total dos automóveis elétricos a bateria situou-se em 13,6% para 2024.
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No global, o mercado automóvel estagnou na União Europeia em 2024, tendo sido registados 10,6 milhões de automóveis, o que apenas representa um incremento de 0,8% relativamente a 2023.
Espanha é o que mais cresce
A Espanha é o país europeu com uma maior taxa de crescimento, alcançando os 7,1%. Em contrapartida, houve retração nos principais mercados europeus, nomeadamente em França (-3,1%), na Alemanha (-1%) e em Itália (0,5%).
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Os automóveis com motor a gasolina representam 33,3% do total dos veículos vendidos na União Europeia, enquanto os híbridos simples (HEV) reforçaram a sua segunda posição, com uma quota de mercado de 30,9% em 2024 na Europa. Os 100% elétricos (BEV) representam 13,6% do mercado. Os automóveis a diesel já só representam 11,9% dos registos de 2024 e os híbridos plug-in (PHEV) têm uma quota de mercado de 7,1%.