Euro NCAP Euro NCAP

Zeekr X é o BEV mais seguro de 2024 para a Euro-NCAP

O Zeekr X foi o automóvel elétrico mais seguro nos testes realizados pelo Euro NCAP em 2024, informou o organismo europeu.

O SUV compacto do construtor chinês venceu o Best in Class para automóvel puramente elétrico mais seguro de 2024. O Zeekr X também ganhou na categoria dos SUV compactos.

Mercedes Classe E com melhor pontuação global

Os Best in Class de 2024 foram agora anunciados pelo Euro NCAP. O Mercedes-Benz Classe E obteve a melhor pontuação global nos testes de segurança realizados pelo Euro NCAP em 2024.

Mercedes Classe E
O novo mercedes Classe E foi o automóvel mais seguro testado pela EuroNCAP @Mercedes-Benz Group

O Classe E, um automóvel executivo, obteve a melhor pontuação global, uma média ponderada das quatro categorias de segurança que os especialistas do Euro NCAP avaliam: Proteção dos ocupantes adultos, Proteção dos ocupantes crianças, Proteção dos utentes vulneráveis da estrada e Tecnologias de assistência à segurança.

Best in Class premeia 3 categorias

O ano passado, cinco carros de construtores da China, Alemanha e Japão estabeleceram o padrão de segurança em veículos, de acordo com o organismo europeu

Para a EuroNCAP, os vencedores do Best in Class incluíram o Škoda Superb e o Volkswagen Passat (vencendo em conjunto), o Mazda CX-80 e o Zeekr X.

Subscreva a Newsletter

“A indústria automóvel teve um ano desafiante em 2024, marcado pela fraca confiança dos consumidores e por condições económicas difíceis. Dadas estas dificuldades, o Euro NCAP considera especialmente encorajador o facto de os fabricantes de automóveis continuarem a colocar uma ênfase significativa na inovação da segurança e a equipar os automóveis com os mais recentes sistemas de segurança. Isto coloca firmemente a segurança do consumidor na vanguarda do design automóvel, como deve ser”, afirmou Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCAP.

Zeekr X vence em duas categorias

Num ano dominado pelos SUV compactos, 20 dos 44 veículos testados pelo Euro NCAP pertenceram a esta classe, pelo que o Best in Class teve de bater muita concorrência.

Euro NCAP
O carro elétrico mais seguro de 2024 é o Zeekr X @Euro NCAP

O líder da classe dos SUV pequenos foi o chinês Zeekr X, que teve um desempenho superior ao dos veículos concorrentes de fabricantes europeus. Logo a seguir, surgiram o S07 da Deepal, o Porsche Macan, o Cupra Tavascan, o MG HS, o Toyota C-HR, o Volvo EX30 e o XPENG G6.

A Zeekr é um construtor chinês de veículos elétricos que aposta em modelos pensados para o mercado europeu e que já vende nos Países Baixos, Noruega, Suécia, França e Alemanha, estimando-se que os seus três modelos, entre os quais o Zeekr X, cheguem a Portugal em 2026.

Vitória apertada nos SUV grandes

Outra classe importante de 2024 foi a dos SUV de grandes dimensões e o Euro NCAP testou seis veículos de sete lugares na categoria de SUV de grandes dimensões. O Mazda CX-80 foi nomeado o Melhor da Classe para 2024, alcançando uma vitória apertada sobre o Audi Q6 e-tron.

Euro NCAP
O Mazda CX-80 teve vitória apertada @Mazda

Na classe de Carro Familiar Grande, o Best in Class foi alcançado pelo Volkswagen Passat e pelo Škoda Superb, ex-aequo. Os dois veículos, construídos sobre a mesma plataforma e que fazem parte do Grupo Volkswagen, apresentaram o mesmo desempenho de segurança líder na sua classe.

Construtores chineses com “desempenho impressionante”

A Maxus eTERRON 9, a primeira pick-up elétrica testada na Europa, de cinco lugares e quatro portas, obteve uma pontuação elevada em todas as quatro categorias de segurança.

Em nota de imprensa, a Euro NCAP destaca o “desempenho impressionante” dos fabricantes de automóveis chineses, que venceram o Best in Class elétrico e na categoria dos SUV compactos com o Zeekr X, viram o Deepal S07 ficar em segundo nos SUV compactos, e tiveram boa performance em termos de segurança com a pick-up elétrica.

De notar que nenhum dos concorrentes a automóvel familiar pequeno mais seguro foi elegível para o Best in Class, por os melhor pontuados terem obtido pontuação “vermelha” de parte da carroçaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *